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Desenvolvimento Gráfico e Motor

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: EDB10037    Sigla: DGM
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 85 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Pedro Miguel Rebelo FelícioResponsável
Ana Cristina Ferreira Santos Correa FigueiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Joana Matos   4,00
Ricardo Robalo   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

• Compreender os diferentes modos de encarar o desenho infantil ao longo da história da educação.
• Conhecer as caraterísticas gerais e individuais da expressão gráfica e plástica da criança, conseguindo relacioná-las com o quadro geral do seu desenvolvimento.
• Conhecer diferentes perspetivas nos quadros de desenvolvimento da expressão gráfico-plástica.
• Observar e analisar o processo de desenvolvimento motor, de acordo com os diferentes paradigmas teóricos;
• Identificar as mudanças que ocorrem nos indicadores de crescimento e de maturação ao longo do ciclo vital;
• Identificar características associadas às exigências da tarefa, características do indivíduo, do envolvimento físico e sociocultural e sua relação com o desenvolvimento motor;
• Dominar as técnicas e instrumentos de observação e avaliação do desenvolvimento motor.

Conteúdos programáticos

A criança e o desenho
O desenho infantil: caraterísticas cognitivas, afetivas e artísticas.
Estádios de desenvolvimento da expressão gráfico - plástica.
A evolução dos conceitos representativos.
Meios e materiais expressivos.

Introdução ao estudo do desenvolvimento motor
Indicadores de crescimento e de maturação
Alterações nos indicadores de crescimento e de maturação ao longo do ciclo vital.
Desenvolvimento das habilidades motoras.
Desenvolvimento perceptivo-motor
Influência biológica e sociocultural na prestação motora
Avaliação do desenvolvimento motor


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

As temáticas relacionam-se com um referencial concetual e aplicado que pretendem dar resposta às necessidades de todos os que entendem e valorizam o papel da Educação Motora e da Educação Plástica, como áreas de intervenção fundamental para o desenvolvimento global da criança. Assim, os conteúdos propostos permitirão que os/as estudantes conheçam as principais teorias sobre o desenvolvimento gráfico e o desenvolvimento motor. Este conhecimento, que constitui uma primeira abordagem a esta problemática, permitirá alargar e aprofundar o conhecimento, ao longo do curso, nestas áreas.

Metodologias de ensino

Os conteúdos programáticos são transmitidos de forma síncrona e assíncrona (Alterado devido à COVID-19).
O recurso ao questionamento visa criar hábitos de uma reflexão permanente sobre os conteúdos que vão sendo transmitidos procurando criar momentos de debate (fórum moodle).
Assim, as sessões são dinamizadas com:
• leitura, discussão e análise de textos;
• elaboração de trabalhos escritos;
• exposição de determinadas temáticas;
• elaboração e apresentação de trabalhos pelos/as estudantes

No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios: (a) capacidade de organização e de gestão da informação, evidenciando a apropriação e a utilização de conceitos diferenciados; (b) capacidade de fundamentação e de inter-relação dos diferentes conceitos; (c) aplicação dos conhecimentos adquiridos à análise de situações concretas de natureza comportamental; (d) capacidade de pesquisa bibliográfica na realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino centram-se na atividade do estudante, tendo em consideração a sua formação para as áreas curriculares de expressão e educação físico-motora e expressão plástica, vista não só como a apropriação de conceitos básicos mas também a aquisição de instrumentos de análise crítica sobre a realidade. Privilegia-se a abordagem e a discussão de temas que evidenciem a construção do conhecimento nas áreas do desenvolvimento gráfico e do desenvolvimento motor. A diversidade de fontes e processos de pesquisa documentais, bem como a discussão de temas (em sessões síncronas e assíncronas), constituem ferramentas metodológicas para atingir os objetivos enunciados.

Metodologia e provas de avaliação

A classificação é expressa em valores numa escala de 0 a 20 e é resultado da avaliação nas 2 componentes (EG e EM) que farão média aritmética.
O estudante só será aprovado na UC se obtiver, em cada uma das componentes, uma classificação final igual ou superior a 10 valores. Classificação = (EG + EM) / 2

Avaliação elearning:
PROCESSO (40%)
• Atitude participativa e empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas em casa e na plataforma - 10%; (Alterado devido à COVID-19)
• Capacidade de compreensão, análise e reflexão dos conteúdos programáticos. Realização de pequenos produtos individuais. - 30%
PRODUTO (60%)
• Teste - 40% (Gráfico) / 60% - Motor
• Trabalho de grupo/apresentação Oral - 20% (Gráfico)

Regime de assiduidade

Os alunos que possuírem estatutos especiais deverão negociar a avaliação com o docente da disciplina, de acordo com o estipulado no regulamento de frequência e avaliação, durante os primeiros 15 dias de aulas. O incumprimento desta negociação neste prazo remete de imediato o aluno para a realização de exame final.

Bibliografia

COTTINELI TELMO, I. (1992). A Representação da Terceira Dimensão nos Desenhos de Casas. Lisboa: Faculdade de Arquitectura. Tese de Doutoramento não publicada.
COTTINELI TELMO, I. (1992). Linguagem Gráfica Infantil. Setúbal: ESE.
DILEO, J. (1985). A Interpretação do Desenho Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas.
ECKERT, H.M. (1993). Desenvolvimento motor (3ª edição). São Paulo: Manole LTDA.
GABBARD, C. (1996). Lifelong Motor Development. (2ª edição). Usa: Brown & Benchmark
GALLAHUE, D.; OZMUN, J. (1995). Uderstanding Motor Development. (3ª edição). USA: Brown & Benchmark.
HAYWOOD, K.M. (1986). Life span motor development. Champaign: Human Kinetics.
LARK, B.; LEWIS, H.; LUCA, M. (1967). Understanding Children’art for Better Teaching. Ohio: Charles Merrill Books.
LOWENFELD, V.; BRITTAIN, L. (1982). Creative and Mental Growth. New York: Macmillan.
PEREZ, L. (1987). Desarrollo motor y actividades fisicas. Madrid: Gymnos S.A.
MARÍN, R. V. (2008). Didáctica de La Educación Artística. Madrid: Pearson Educación.
MARTINEZ, L, GUTIÉRREZ, R. (2008). Las Artes Plásticas y su función em la escuela. Málaga: Ediciones Aljibe.
SOUSA, R., BATISTA, H. (s.d). Para uma didáctica introdutória às Artes Plásticas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Observações

Esta ficha foi alterada devido à pandemia COVID-19.

Opções
Página gerada em: 2024-04-20 às 09:53:05 Última actualização: 2010-07-19