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Geografia
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2020/2021 - 1S
Código: |
EDB10039 |
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Sigla: |
G |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LEB |
84 |
Plano de Estudos 2015_16 |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhece os fundamentos do raciocínio geográfico e contextualiza-o no espaço e no tempo
Conhece e relaciona os fundamentos epistemológicos da Geografia e relaciona-os com outras ciências no contexto da história da ciência e da tecnologia
Identifica e compreende a localização de diferentes fenómenos físicos e humanos
Identifica padrões de distribuição dos fenómenos físicos e humanos e a sua interrelação
Identifica dinâmicas territoriais quer do ponto de vista humano quer físico
Relaciona os padrões de distribuição dos fenómenos e as dinâmicas espaciais a várias escalas
Conhece algumas das principais teorias de distribuição dos fenómenos e processos físicos e humanos
Reconhece e aplica os conhecimentos teóricos na identificação das características geográficas do espaço a várias escalas
Conhece as principais técnicas de representação do espaço e as suas limitações e potencialidades
Realiza cartografias simples e análises de distribuição dos fenómenos a várias escalas
Conhece e utiliza instrumentos e técnicas de localização espacial
Identifica in situ as principais características do espaço geográfico
Conhece as características dos principais instrumentos de Ordenamento do Território de âmbito local e reconhece as opções territoriais que contêm
Conteúdos programáticos
1. A Geografia: ideias e Geografias
• Os precursores da Geografia
• A Geografia Regional, a Geografia Geral e as várias Geografias
• A expressão gráfica e as representações do espaço
• As técnicas de identificação e de análise do espaço geográfico
2. A distribuição dos fenómenos no espaço
• Modelos de localização das atividades humanas e da organização do espaço em geral
• Os fenómenos e processos físicos em Geografia Física
3. O Ordenamento do Território
• A Península de Setúbal: caracterização e dinâmicas
• O Ordenamento do Território face ao desafio do sustentabilidade: das economias de aglomeração à identificação do genius locci através da paisagem
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A disciplina de Geografia introduz na formação dos alunos da ESE as competências essenciais que constituem o núcleo fundamental da Geografia enquanto disciplina científica de natureza interdisciplinar.
Neste contexto os espaços locais e regionais são privilegiados através de múltiplas abordagens que, numa perspetiva de discussão, reflexão e de descoberta, servem de aplicação às principais teorias e à compreensão das dinâmicas territoriais.
Mobiliza conceitos de outras áreas disciplinares para a discussão das problemáticas técnicas geográficas
Utiliza e analisa fontes de informação diversificadas
Evidencia o domínio do vocabulário e das técnicas essenciais da Geografia
Assegura o domínio das competências essenciais da disciplina
Metodologias de ensino
Estratégias de gestão do programa
O programa da UC coloca a tónica no trabalho de grupo, realizado em autonomia, sob supervisão docente. História da geografia, geografia física e geografia humana serão objeto de trabalhos práticos de grupo, que deverão explorar em profundidade uma temática específica previamente selecionada com o apoio do docente.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
- Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial será feito para os trabalhos de grupo e poderá ser presencial e/ou à distância.
- Participação dos estudantes
Espera-se dos estudantes que participem ativamente nas aulas, mas também que sejam capazes de desenvolver trabalho de campo, de acordo com os objetivos a alcançar em cada um dos trabalhos práticos de grupo.
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de:
- avaliação contínua
- avaliação sumativa
- avaliação formativa
Os elementos de avaliação sumativa são o trabalho de grupo e um teste presencial.
Regime de assiduidade
Nas sessões teóricas e teórico-práticas a assiduidade obrigatória é de 50% e para as saídas de campo é de 100%.
Bibliografia
BARRY, Roger G.; CHORLEY, Richard J. (2003) – Atmosphere, weather & climate. London [etc.]: Routledge. 409 p.: il.
BEAUJEU-GARNIER, Jacqueline (1997) – Geografia urbana. Lisboa : FCG. 525 p. : il.
CASTRO, Josué (2001) – Geografia da fome. Lisboa: ISPA. 229 p.
CLAVAL, Paul (1987) – Geografia do Homem – Cultura, economia, sociedade. Coimbra: Livraria Almedina. 495 p.
CRUZ, Maria Alfreda (1973) — A margem sul do estuário do Tejo. Montijo: Edição da autora
DAVEAU, Suzanne (1990) – O ambiente geográfico natural. Lisboa: Edições João Sá da Costa. 148 p.
MATTOSO, José; BELO, Duarte; DAVEAU, Suzanne (2011) – Portugal – O sabor da Terra. Lisboa: Temas e Debates. 692 p.: il.
MEDEIROS, Carlos Alberto (Coord.) (2009) – Geografia de Portugal – 4 vol. Lisboa: Círculo de Leitores.
NUNES, João Pedro (2011) – Florestas de cimento armado: os grandes conjuntos residenciais e a constituição da metrópole de Lisboa, 1995-2005. Lisboa: FCG. 375 p.: il.
RIBEIRO, Orlando (2011) – Mediterrâneo – Ambiente e tradição. 3.ª ed. Lisboa: FCG. 245 p.: il.
RIBEIRO, Orlando (1987) – Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico – Esboço de relações geográficas. Lisboa: Livraria Sá da Costa. 188 p.: il.
SALGUEIRO, Teresa Barata (2001) – Lisboa, periferia e centralidades. Oeiras: Celta. 230 p.
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