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Matemática, Cultura e Realidade

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: EDB10043    Sigla: MCR
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 86 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria de Fátima Pista Calado MendesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 16,00
Célia Mestre   1,33
Joana Filipa Oliveira Cabral   6,60

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No âmbito desta Unidade Curricular (UC) os estudantes deverão desenvolver competências que incluem os seguintes aspetos:
– Compreender a história e a natureza da Matemática e reconhece o impacto desta ciência na sociedade
– Mobilizar conhecimentos sobre a origem, evolução e natureza da Matemática e a capacidade de os comunicar de forma clara e coerente
– Usar instrumentos concetuais e metodológicos na análise de situações que envolvem informação de carácter matemático
– Identificar, formular e resolver problemas, ponderando riscos e benefícios na tomada de decisões
– Analisar criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões apropriadas
– Mobilizar conhecimento matemático adequado à problematização e interpretação de questões emergentes do mundo contemporâneo

Conteúdos programáticos

Matemática, Cultura e Realidade
Sistemas de deteção de erros
Grafos e aplicações
Teorema das quatro cores
Crescimento exponencial e linear
Potências de base 10 e notação científica

Geometria, Cultura e Realidade
Geometria euclidiana
Geometrias não euclidianas
Geometria esférica
Geometria do motorista de táxi

Número como linguagem
Sistemas de numeração
Desenvolvimento de sistemas de numeração
Organização e potencialidades dos sistemas de numeração posicionais
Números e regularidades


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC visa a compreensão de alguns aspetos da história e da natureza da Matemática, para além do reconhecimento do impacto desta ciência na sociedade. Por isso são abordados temas tais como os sistemas de numeração e as geometrias não euclidianas, que revelam aspetos da história da Matemática, bem como sistemas de deteção de erros e teoria dos grafos que evidenciam o impacto desta ciência na sociedade.
O aprofundamento da compreensão sobre aspetos da Matemática, tanto em termos da sua evolução histórica como da sua aplicação à sociedade visa permitir a mobilização por parte dos estudantes de conhecimento matemático adequado à problematização e interpretação de questões emergentes do mundo contemporâneo.

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos estudantes, individualmente ou em grupo, procurando promover a construção de conhecimentos sustentada na reflexão sobre a natureza e o desenvolvimento do conhecimento matemático. Neste sentido serão valorizadas as aplicações da Matemática e o seu papel no mundo contemporâneo.
As sessões serão organizadas tendo em conta a leitura e discussão de textos, apresentação pelo professor ou pelos estudantes de temas do programa, resolução de problemas e de investigações matemáticas. As sessões são organizadas
O acompanhamento tutorial consistirá na orientação e organização do estudo sobre as várias temáticas e no esclarecimento de dúvidas decorrentes do estudo. Pode ser feito presencialmente ou a distância.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aprendizagens esperadas situam-se a quatro níveis: (a) conhecer alguns aspetos da história da Matemática que ilustrem a forma como esta ciência tem evoluído; (b) identificar aspetos fundamentais da atividade matemática; (c) mobilizar conhecimento matemático adequado à interpretação de questões emergentes do mundo contemporâneo; (d) resolver problemas e desenvolver pequenas investigações, identificando e explicitando estratégias e raciocínios utilizados. Assim, as atividades a desenvolver incluem(i) leitura e discussão de textos científicos e técnicos de natureza variada, (ii) elaboração de resumos e comentários, (iii) exploração e discussão de problemas, (iv) pesquisa de informação relevante para o aprofundamento dos temas desta unidade, e (v) discussão orientada destes temas.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incide sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. São tidos em conta (i) a participação, (ii) a realização de dois testes escritos (2x35%), (iii) a realização de um trabalho de grupo sobre um dos temas da UC, a apresentar em aula (30%). Os estudantes que não optem por avaliação contínua ou não obtenham aí classificação positiva, podem realizar um exame final.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante participe em pelo menos 75% das aulas.

As/os estudantes com estatuto especial só precisam de estar presentes em 50% das aulas, desde que acompanhem as atividades. Estas/es estudantes deverão negociar com o docente a concretização da avaliação conforme o estipulado no Regulamento de Frequência e Avaliação (nº 2 do art. 11º).

Bibliografia

Benarroch, M. (1993). Grafos y Redes. Colección: Matemáticas: Cultura y Aprendizaje.
Buescu, J. (2001) O Mistério do bilhete de identidade e outras histórias – crónicas das fronteiras da Ciência. Lisboa: Gradiva.
Buescu, J. (2003). Da falsificação de Euros aos pequenos mundos – novas crónicas das fronteiras da Ciência. Lisboa: Gradiva.
Buescu, J. (2007) O fim do mundo está próximo? Lisboa: Gradiva.
Crato, N. (2007). Passeio aleatório. Pela ciência do dia-a-dia. Lisboa: Gradiva.
Crato, N. (2008). A Matemática das coisas. Lisboa: Gradiva.
Crato, N., Santos, C. & Tirapicos, L. (2006). A espiral dourada. Lisboa: Gradiva.
Devlin, K. (2002). Matemática. A ciência dos padrões. Porto: Porto Editora.
Farmer, D. & Stanford, T. (2003). Nós e superfícies. Lisboa: Gradiva.
Gardner, M. (2002). As Últimas recreações. Lisboa: Gradiva.
Guillen, M. (1983). Pontes para o infinito. Lisboa: Gradiva.
Haylock, D. (2010). Mathematics explained for primary teachers. London: Paul Chapman Publishing.
Jacobs, H. (1974). Geometry. San Francisco: Freeman.
Jacobs, H. Mathematics: a human endeavour. San Francisco: Freeman.
Morrison & Morrison (2002). Potências de Dez. O Mundo às várias escalas. Porto: Porto Editora.
Palhares, P. (coord.). (2004). Elementos de Matemática. Lisboa: Lidel.
Palhares, P.; Gomes, A. & Amaral, E. (coord.) (2011). Complementos de Matemática para professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel.
Sites
http://www.atractor.pt/
http://micro.magnet.fsu.edu/primer/java/scienceopticsu/powersof10/
http://www.powersof10.com/

Opções
Página gerada em: 2024-04-26 às 10:11:24 Última actualização: 2010-07-19