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Contextos Multiculturais e Educação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: EDB10045    Sigla: CME
Áreas Científicas: Formação Educacional Geral
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 73 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Cristina Maria Gomes da SilvaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Cristina Roldão   4,00
Luzia Lima-Rodrigues   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Compreender a complexidade holística do Homem no quadro da sua diversidade cultural.
- Desenvolver uma visão fundamentada, reflexiva e crítica sobre as problemáticas da Multiculturalidade, Educação e Pedagogia, bem como sobre a sua evolução.
- Dominar uma cultura histórica na área da Educação e, em particular, da Educação em Portugal, que lhe permita situar-se criticamente na profissão docente.
- Conhecer os processos formais e informais de ensino/ aprendizagem em diferentes contextos de diversidade sócio-cultural.
- Aplicar metodologias e técnicas de investigação próprias das ciências sociais, para um entendimento da heterogeneidade da interacção social e cultural.

Conteúdos programáticos

PARTE A:
Evoluções da(s) Escola(s) e reprodução das relações de poder
Do Estudo Geral à Reforma Pombalina: Iluminismo, Multiculturalidade e Educação no Brasil colónia
Da 1ª República ao Estado Novo: Luso-tropicalismo, Educação Nacional e Colonial
PREC e Lutas de Libertação: Educação, Democracia e Descolonização
A diversidade na escola contemporânea: Minorias, Interculturalidade e Racismo Institucional

PARTE B:
Noções básicas sobre Redes e Agrupamentos de Escolas
Projeto TEIP: Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
Multiculturalidade e Currículo:
1.O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
2.Noções básicas sobre Autonomia e Flexibilidade Curricular
3.A escola tradicional, a escola integrativa e a educação inclusiva
Multiculturalidade e Inclusão: o respeito à diferença na prática pedagógica – DUA: Desenho Universal para a Aprendizagem e Abordagem Multinível
Introdução à Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Num mundo interdependente e multicultural, espera-se que os estudantes assumam uma perspectiva inter/transdisciplinar para conseguirem uma visão holística da realidade. Os novos educadores/professores têm que adquirir um conjunto de conteúdos e competências que os habilitem a enfrentar as novas realidades sociais e culturais globalizadas.
Portugal vem passando por uma transformação na sua heterogeneidade étnico-cultural, particularmente nas áreas metropolitanas marcadas pela imigração.
A escola é das instituições públicas onde essas mudanças se refletem de forma mais visível: estamos perante uma demografia da diversidade (género, classe social, etnicidade, nacionalidade, língua, religião). A multiculturalidade, e as situações que dela emergem, é uma realidade que os professores terão de enfrentar no futuro.
Um conhecimento aprofundado dos contextos históricos de ruptura educacional é condição para uma profissionalidade crítica nos modernos tempos de complexidade e de interacção inter/multicultural.

Metodologias de ensino

Espera-se uma participação ativa dos estudantes no desenrolar de todas atividades (letivas e não letivas, incluindo a avaliação da UC), designadamente através de uma presença assídua nas aulas. A Plataforma Moodle será um meio privilegiado para, em particular os trabalhadores-estudantes, acompanharem as atividades da UC.

As diferentes temáticas a abordar serão organizadas pelas docentes através de aulas teóricas e teórico-práticas com utilização de meios multimédia. As metodologias utilizadas contemplarão designadamente:
- Leitura, comentário e debate de textos de referência e da imprensa escrita.
- Realização de trabalhos práticos individuais, a pares e em pequeno grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Os estudantes devem proceder à leitura, análise e resumo crítico de artigos centrados nas problemáticas educativa e/ou inter/multicultural.
Procura-se igualmente incentivar o trabalho de equipa e a partilha de conhecimentos inter-pares.

Metodologia e provas de avaliação

Os estudantes serão sujeitos a um processo de avaliação contínua.

AVALIAÇÃO CONTÍNUA DA PARTE A
10% - Participação nas atividades de discussão
Critérios (até 5 valores para cada um):
- Domínio dos textos indicados pela docente
- Apoio à gestão do trabalho de discussão na turma
- Contribuição para o aprofundamento das temáticas abordadas em aulas
- Proatividade na participação

40% - Ensaio individual sobre a história da educação portuguesa e a multiculturalidade
Critérios (até 5 valores para cada um):
Contextualização nacional e internacional;
Discussão conceptual;
Capacidade crítica e de síntese;
Forma e criatividade


AVALIAÇÃO CONTÍNUA DA PARTE B
40% - Trabalho de grupo:
Cada grupo deverá construir um “produto” que conceptualize e exemplifique claramente um tema que lhe será sorteado (por exemplo: Multiculturalidade, Diversidade, Igualdade, Inclusão, Diferença, Deficiência, Desvantagem, Incapacidade, Flexibilidade Curricular, Cidadania, entre outros).
Poderá recorrer aos mais diversos formatos, como: uma dramatização, a edição de um vídeo, uma entrevista, uma animação, um jogo/quiz/desafio, a análise crítica de um anúncio/comercial/filme, um PowerPoint ou Prezi ou outro formato definido pelo grupo, com a supervisão da professora.
Critérios (até 5 valores para cada um):
- Contextualização e clareza com que o tema é definido e apresentado.
- Profundidade de reflexão e/ou de crítica.
- Adequação e criatividade na apresentação do produto.
- Respeito ao tempo e às normas de escrita, de formatação e de apresentação.


10% - Trabalho individual: Reflexão sobre o tema e sobre a realização do trabalho de grupo
Critérios (até 5 valores para cada um):
- Explica com clareza a importância de se conhecer este tema no âmbito da Educação Básica.
- Relaciona o tema com o "ser professor/educador"
- Analisa a forma como o grupo se organizou para realizar o trabalho e avalia a qualidade do produto final apresentado.
- Autoavaliação: avalia a sua contribuição individual para a recolha de dados,
para a elaboração/confeção e para a apresentação final do trabalho de grupo.


Considera-se aprovado na avaliação contínua o/a estudante que apresente uma classificação final igual ou superior a 10 valores e que, cumulativamente, tenha obtido em cada produto de avaliação uma classificação superior a 8 valores. 
Os/as trabalhadores-estudantes devem contactar as docentes nas duas primeiras semanas de aulas de modo a se poder identificar/negociar a avaliação.

EXAME FINAL
A opção pelo exame final poderá constituir recurso para quem não conclua com sucesso uma trajetória de avaliação contínua (não tendo obtido uma classificação igual ou superior a 8 valores), ou ainda, para quem pretenda fazer "melhoria de nota" (ver diferentes épocas de exame).

Regime de assiduidade

Aconselha-se a consulta do Regulamento das Actividades Académicas e Linhas Orientadoras de Avaliação de Desempenho Escolar dos Estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal
https://www.ips.pt/ips_si/web_base.gera_pagina?P_pagina=30328

Bibliografia

a. A.A.V.V. (1997) O que é a Raça? Um Debate entre Antropologia e Biologia. Lisboa: Espaço OIKOS.
b. ANDRÉ, João Maria (2005) Diálogo Intercultural, Utopia e Mestiçagens em Tempos de Globalização. Coimbra: Ariadne Editora.
c. BANKS, James A. & BANKS, Cherry A.McGee (1989) Multicultural Education - issues and perspectives. Boston: Allyn and Bacon.
d. BASTOS, Susana Pereira & BASTOS, José Gabriel Pereira (1999) Portugal Multicultural. Lisboa: Fim de Século.
e. CARDOSO, Carlos (2006) Os Professores em Contexto de Diversidade. Porto: Profedições.
f. CASA-NOVA, Maria José (2009) Etnografia e Produção de Conhecimento. Reflexões críticas a partir de uma investigação com ciganos portugueses. Lisboa: ACIDI.
g. DIAZ-AGUADO, Maria José (2003) Educação Intercultural e Aprendizagem Cooperativa. Porto Editora.
h. FONSECA, Teresa (2000) A televisão e a multiculturalidade: a apropriação de mensagens televisivas para crianças de diferentes etnias. IIE.
i. GUSMÃO, Neusa de (2004) Os filhos da África em Portugal. Lisboa: ICS, 2ª edição 2013.
j. HENRIQUES, Joana Gorjão (2016) Racismo em Português. O lado esquecido do colonialismo. Lisboa: Tinta da China.
k. JOHAL, Gurpreet Singh e DEI, George J. Sefa (2008) Metodologias de Investigação AntiRacistas. Questões críticas. Edições Pedago.
l. LEITE, Carlinda Mª F. (2002) O currículo e o multiculturalismo no sistema educativo português. Lisboa: Fundação C. Gulbenkian-MCT/ Textos Universitários de CSH.
m. MIRANDA, Filipa Bizarro (2004) Educação Intercultural e formação de professores. Porto: Porto Editora.
n. NÓVOA, António (1986) Do mestre escola ao professor do Ensino Primário. Subsídios para a história da profissão docente em Portugal (séculos XVI-XX). Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa.
o. PEREIRA, Anabela (2004) Educação Multicultural. Teorias e práticas. Porto: Edições Asa/ Cadernos do CRIAP, nº 42.
p. PERES, Américo Nunes (1999) Educação Intercultural - Utopia ou Realidade? Processos de Pensamento dos Professores Face à Diversidade Cultural: integração de minorias na escola. Porto: Profedições.
q. PIRES, Rui Pena (2004) Migrações e Integração: teoria e aplicações à sociedade portuguesa. Oeiras: Celta.
r. SANTOMÉ, Jurjo Torres (2008) Multiculturalismo anti-racista. Porto: Profedições.
s. SOUTA, Luís (1997) Multiculturalidade & Educação. Porto: Profedições [esg] http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/6183
t. SOUTA, Luís (2014) Fa[r]do Escolar (episódios etno-ficcionados de uma saga estudantil – 1960/74 – com contrapontos críticos sobre a contemporaneidade). Lisboa: Sítio do Livro / ExLibris
u. STOER, Stephen R. & CORTEZÃO, Luiza (1999) “Levantando a Pedra”: da pedagogia inter/multicultural às políticas educativas numa época de transnacionalização. Porto: Edições Afrontamento/ Biblioteca das Ciências do Homem, nº 12.
v. VIEIRA, Ricardo (2011) Educação e Diversidade Cultural. Notas de Antropologia da Educação. Porto: Afrontamento-CIID-IPL/ Textos /87.
w. VIEIRA, Ricardo, MARGARIDO, Cristóvão e MARQUES, José Carlos (org) (2013) Partir, Chegar e Voltar... Reconfigurações Identitárias de Brasileiros em Portugal. Porto-Leiria: Edições Afrontamento-IPL-CIID.

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