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Ciências Sociais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: EDB10049    Sigla: CS
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 20 Plano de Estudos 2015_16 5,0 30 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da CruzResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Ana Alcântara   2,00
Carlos Cruz   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Sabe observar a realidade social e reflecte criticamente sobre a diversidade dos grupos sociais, suas dinâmicas e seus contextos.
- Compreende as características das sociedades actuais como contextos de regularidades e mudança.
- Utiliza adequadamente os instrumentos conceptuais básicos das ciências sociais.
- Utiliza instrumentos de recolha, análise e tratamento de informação diversificada sobre objectos de trabalho desta UC.

Conteúdos programáticos

As C. Sociais e a ruptura com o senso comum
As C. Sociais e os obstáculos ao conhecimento científico
A unidade do social e a pluralidade das C. Sociais
A diversidade das ciências sociais: formação e desenvolvimento histórico
A diferenciação das C. Sociais e Humanas
Pluri/interdisciplinaridade
As metodologias das C. Sociais
Metodologias quantitativas e qualitativas
Procedimentos científicos: métodos, instrumentos e técnicas
A investigação empírica e o problema da medida. A observação em C. Sociais
Temáticas centrais das C. Sociais
Natureza/Cultura
Indivíduos/Sociedade
Nós/Outros
Famílias e Parentesco
Genealogias
Identidade e pertença
Tradição e modernidade
Os espaços sociais
Lugares antropológicos: a comunidade
A cidade e os não-lugares
Estratificação, hierarquização e desigualdades sociais
Diferenciação geracional
Desigualdade de género
A discriminação étnico-cultural
A desigualdade perante a riqueza
Poder e contra poder no mundo contemporâneo
Globalização hegemónica e contra hegemónica
Democracia e cidadania

Software

Zoom colibri

Moodle


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Sendo as C. Sociais, por natureza, pluri/interdisciplinares, a UC procura fornecer quadros conceptuais que permitem uma melhor compreensão do indivíduo social, da sociedade e suas dinâmicas, bem como da rede de relações culturais que regulam a vida dos indivíduos e das sociedades. Uma vez que as realidades sociais, pela sua complexidade, não se podem compreender ou explicar cabalmente através de olhares disciplinarmente fragmentados, procura-se promover uma abordagem pluri/interdisciplinar dos fenómenos sociais, utilizando perspectivas teóricas e metodológicas destas diversas ciências. Os conteúdos, conceitos e metodologias desta UC estão ancorados nas diferentes disciplinas – antropologia, ciência política, economia, história, geografia, psicologia social, sociologia – e centram-se, sobretudo, nos fenómenos sociais que caracterizam as modernas sociedades, nos aspectos do comportamento humano, grupos sociais, e da organização societária na diversidade das suas culturas.

Metodologias de ensino

Devido à situação pandémica esta UC é lecionada em ensino a distância. Com recurso às Plataformas Moodle, Zoom e ao correio eletrónico.
Nas aulas, as diferentes temáticas são organizadas pelos docentes com utilização de meios multimédia. Os processos de trabalho incluirão: (a) participação nas aulas síncronas à distância, através da plataforma Zoom-colibri; (b) leitura, análise e discussão de textos; (c) elaboração de resumos escritos e/ou de comentários críticos a investigações realizadas; (d) elaboração de pequenos trabalhos de investigação empírica; (e) participação nas sessões de tutoria através do moodle e zoom-colibri para apoio à elaboração do trabalho de investigação empírica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino procuram fundamentalmente levar os estudantes a um contacto com o saber específico das diversas ciências sociais e, muito em particular, com os produtos resultantes de trabalhos de investigação empírica centrados na multifacetada realidade portuguesa. Daí os estudantes serem incentivados a procurar estudos recentes, divulgados na imprensa diária e nas revistas científicas da especialidade, e a partilharem-nos nas aulas e no moodle.
As sessões de tutoria on-line são predominantemente orientadas para a preparação dos instrumentos de recolha de dados, acompanhamento e supervisão do respetivo trabalho de investigação empírica.
Procura-se igualmente incentivar o trabalho de equipa e a partilha de conhecimentos inter-pares pelo que a componente nuclear dos trabalhos de avaliação é realizada em pequenos grupos (exceto para os trabalhadores-estudantes, se estes assim o quiserem). Tal não invalida a concretização de atividades individuais, ligadas ao trabalho autónomo e à pesquisa documental.
No sentido de uma continuidade de trabalho e de uma permuta constante e atualizada de recursos educativos, o uso da plataforma Moodle é um instrumento imprescindível nas aprendizagens e na coesão do grupo-turma.

Metodologia e provas de avaliação

Os/as estudantes são sujeitos a um processo de avaliação contínua, a decorrer ao longo do semestre. Parâmetros a ter em conta na classificação final:
- Participação pertinente nas atividades de turma - 10%
- Trabalho individual escrito: Análise crítica de um artigo científico (relatório escrito individual com um máximo de 3 páginas) - 50%
- Trabalho de grupo (3 ou 4 estudantes): Trabalho de investigação sobre um tema das Ciências Sociais, à escolha dentro dos conteúdos programáticos da unidade curricular (relatório escrito com um máximo de 10 páginas e apresentação em aula) - 60%

Bibliografia

Geral:
BARATA, Óscar Soares (1974-75) Introdução às Ciências Sociais. Venda Nova: Bertrand/ CSH-Universidade, 2 vols, 2ª edição, 1983
BARRETO, António (2000) A Situação Social em Portugal 1960-1999: indicadores sociais em Portugal e na União Europeia. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais-Eurostat
BAUMAN, Zygmunt (2007) Vida líquida. Zahar Editores: Rio de Janeiro
CANÁRIO, Rui (2005) O que é a escola? Um "olhar" sociológico. Porto: Porto Editora/ Ciências da Educação/ Século XXI, nº 22 [caps. 1 e 2]
Cardoso, J. L., Magalhães, P., Pais, J.M. (org) (2013) Portugal social de A a Z: temas em aberto; Lisboa: Expresso / ICS
COMISSÃO CALOUSTE GULBENKIAN (1996) Para abrir as Ciências Sociais: [relatório da Comissão Gulbenkian sobre a reestruturação das ciências sociais]. Mem Martins: Publicações Europa-América.
COSTA, Joaquim Torres (2002) Introdução às Ciências Sociais: caderno de apoio. Lisboa: Universidade Aberta
CUCHE, Denys (1998) A Noção de Cultura nas Ciências Sociais. Fim do Século/ Margens, 2ª edição, 2004.
DUPUY, Jean-Pierre (2001) Introdução às Ciências Sociais. Lisboa: Instituto Piaget/ Epistemologia e Sociedade, nº 165
HARVEY, David (2017) A loucura da razão econômica: Marx e o capital no século XXI. Boitempo: São Paulo
MEDEIROS, Carlos Alberto (Coord.) (2009) – Geografia de Portugal – 4 vol. Lisboa: Círculo de Leitores.
SÁ, Teresa, (2006) Lugares e Não-lugares em Marc Augé, Artitextos, Dezembro, (p. 179- 188
STOER, R. Stephen (org.) (1990) Educação, Ciências Sociais e Realidade Portuguesa. Uma Abordagem Pluridisciplinar. Porto: Afrontamento

Haverá bibliografia específica relativa a conteúdos programáticos disponibilizada na plataforma moodle.

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 15:17:08 Última actualização: 2010-07-19