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Materiais na Experiência Matemática

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 1S

Código: EDB10050    Sigla: MEM
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 19 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Catarina Raquel Santana Coutinho Alves DelgadoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Cristina Morais   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Seleciona e utiliza criteriosamente materiais diversificados na resolução de problemas matemáticos.
- Identifica vantagens e limitações da utilização de diversos materiais, incluindo materiais manipuláveis, no desenvolvimento do pensamento matemático.
- Mobiliza conceitos e procedimentos associados a temas fundamentais da Matemática para resolver problemas matemáticos e fundamentar, de forma apropriada, as conclusões a que chega.
- Evidencia a capacidade de conectar ideias, conceitos, procedimentos e processos matemáticos e de mobilizar este conhecimento para seleccionar materiais que favoreçam uma compreensão profunda de saberes matemáticos.
- Utiliza e incorpora, de uma forma adequada, uma variedade de ferramentas de comunicação e informação, incluindo as TIC, para promover a própria aprendizagem.
- Revela autonomia na formulação e resolução de problemas.

Conteúdos programáticos

- Resolução de problemas envolvendo diversos conteúdos/processos matemáticos e o recurso a diversos tipos de materiais;
- O papel e importância dos materiais na exploração de situações de carácter matemático.
- Problematização do uso de materiais no desenvolvimento do pensamento matemático.
- Produção de materiais didáticos.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os objectivos e os conteúdos da unidade curricular decorrem diretamente das ideias apresentadas na introdução deste programa. Tendo por pano de fundo a análise de questões e problemas envolvendo informação de carácter matemático, procurar-se-á proporcionar aos estudantes uma experiência matemática que lhes permita aprofundar o seru conhecimento matemático,conhecer e/ou construir vários tipos de materiais, incluindo materiais manipuláveis e recursos tecnológicos, selecionar criteriosamente os que podem ser úteis para resolver problemas e problematizar o papel e importância dos materiais na compreensão de conceitos matemáticos e na descodificação de situações variadas oriundas da Matemática, de outras áreas do saber ou da vida quotidiana

Metodologias de ensino

Será privilegiada a participação ativa dos estudantes em trabalho individual e de grupo, procurando promover uma construção de conhecimentos sustentada em actividades de exploração e discussão de problemas cuja resolução envolva, nomeadamente o recurso a diferentes tipos de materiais. Os estudantes serão, também, encorajados a refletir sobre as experiências vividas nas aulas conectando-as com a análise de textos sobre conteúdos relevantes do programa. Além disso, serão incentivados a conceber e concretizar na aula seminários focados no tema “O uso de materiais e a resolução de problemas”. Há, ainda, sessões de apoio tutorial, presenciais ou a distância, destinadas a apoiar os estudantes na organização do estudo e a esclarecer dúvidas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que os estudantes aprofundem a compreensão de ideias matemáticas essenciais e que analisem criticamente as potencialidades dos materiais enquanto recursos para apoiar esta compreensão. Daqui decorre a necessidade de lhes proporcionar o contacto com diversos tipos de materiais e de os envolver na exploração de problemas e na matematização de situações em que usem materiais. Simultaneamente, como a aprendizagem da Matemática, com compreensão, requer a análise da atividade matemática desenvolvida com os materiais, é essencial encorajar a reflexão sobre esta atividade de modo a identificar vantagens e limitações dos materiais. Além disso, pensando que os estudantes poderão ser, no futuro, educadores ou professores do ensino básico, considerou-se importante que pudessem (a) construir materiais didáticos; (b) analisar textos relacionados com a utilização educativa de materiais; e (c) realizar, realizar, na aula, seminários focados no uso e papel dos materiais no processo de resolução de problemas.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da Unidade Curricular. Será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e atividades de expressão escrita e oral. Na avaliação contínua considerar-se-á a participação nas aulas, um trabalho de grupo sobre sobre o tema “O uso de materiais e a resolução de problemas” e sua apresentação na aula (peso 60%) e, ainda, a realização de um teste escrito individual (peso 40%). Para que os estudantes possam obter aprovação na UC a média ponderada dos produtos referidos deve ser superior ou igual a 10 valores e a classificação no teste não pode ser inferior a 7 valores (em 20).
Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes poderão realizar um exame final.

Regime de assiduidade

Os estudantes que participem nas atividades realizadas em, pelo menos, 75% das aulas poderão incluir-se no sistema de avaliação contínua. Os estudantes que não puderem integrar-se no sistema de avaliação contínua, realizarão um exame final.

Os estudantes com estatuto especial, no caso de impossibilidade comprovada de frequência das aulas, deverão negociar com a docente (nos primeiros quinze dias de aulas) a forma que revestirá a sua avaliação, bem como o calendário mais conveniente, desde que se respeitem os prazos definidos para cada semestre ou ano.

Bibliografia

Livros e artigos
Boavida, A., Paiva, A., Cebola, G., Vale, I., Pimentel, T. (2008). A experiência matemática no ensino básico. Lisboa: ME/DGIDC.
Abreu, A. (2013). O ensino e a aprendizagem de geometria com recurso a materiais manipuláveis : uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridade (disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/29027)
Gardner, M. (1991). Matemática, Magia e Mistério. Lisboa: Gradiva.
Hart-Davis, A. (1999). Admiráveis Puzzles Matemáticos. Lisboa: Bertrand Editora.
Lopes, A. et al. (1990). Actividades matemáticas na sala de aula Lisboa: Texto Editora
Marshall, L., & Paul, S. (2008). Exploring the use of mathematics manipulative materials: iIs it what we think it is? Edith Cowan University – Research online (disponível em http://ro.ecu.edu.au/cgi/viewcontent.cgi?article=1032&context=ceducom)
Martins, C., & Santos, L.(2010). Utilização de materiais manipuláveis num contexto de formação contínua. Actas do Encontro ProfMat2010 (disponível em https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/4856/1/ProfMat2010_Martins%26Santos.pdf)
NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: APM.
Neto, J.& Silva, J. (2004). Jogos matemáticos, jogos abstractos. Lisboa: Gradiva.
Serrazina, L. & Matos, J. (1998). O Geoplano na sala de aula. Lisboa: APM.
Stein, M. K., & Bovalino, J. (2001). Manipulatives: One piece of the puzzle. Mathematics
teaching in the middle School, 6 (6), 356-359.


Revistas de referência
Educação & Matemática: Associação de professores de Matemática
Teaching Children Mathematics: NCTM
Mathematics teaching in the middle School: NCTM


Sites
http://nctm.org/
http://illuminations.nctm.org
http://www.atractor.pt/
http://nrich.maths.org/frontpage

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 05:21:31 Última actualização: 2010-07-19