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Metodologias e Projectos de Animação Sócio-educativa
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2010/2011 - 2S
Código: |
EDB20023 |
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Sigla: |
MPASE |
Áreas Científicas: |
Formação Educacional Geral |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
No final da unidade curricular espera-se que os estudanes manifestem as seguintes competências:
- Identificar necessidades de animação sócio-educativa
- Identificar as problemáticas associadas à Adolescência e à Juventude que condicionam os seus comportamentos sociais
- Identificar transtornos de conduta nas aulas e na escola
- Desenvolver metodologias de intervenção nas escolas com alunos com comportamentos desadequados
- Conhecer e jogar dinâmicas e jogos educativos apropriados às actividades a desenvolver
- Conhecer e implementar (nas escolas envolvidas) metodologias de gestão de conflitos
- Desenvolver sistemas / processos de avaliação de “processo e de progresso”
Programa
Temas e conteúdos:
- Conceitos de Animação Sócio-educativa
- Problemáticas da Infância/Adolescência e Juventude
- Detecção dos transtornos de conduta na aula e na sociedade
- Conceitos de irrequietude, agressividade, agressão e violência.
- Níveis e cenários de violência. Violências simbólica e real. Maus tratos e negligência parental.
- Como lidar com a violência. O conflito como recurso de redução e controlo da violência
- Gestão de conflitos. O perfil do animador gestor de conflitos
- Investigação Qualitativa: fundamentos e práticas
- O Método Biográfico, a Etnometodologia e a Investigação-Acção
- Metodologia de Animação ou propostas metodológicas de intervenção sócio-educativas?
- Dinâmica de grupos e intervenção sócio-educativa
Métodos de Ensino
- Análise bibliográfica de textos distribuídos.
- Apresentação de Dinâmicas de Grupo adequadas aos problemas identificados.
- Aplicação das dinâmicas seleccionadas e respectiva reflexão e avaliação de desempenho.
- Aplicação das dinâmicas de grupo na(s) escola(s) parceiras. Reflexão e avaliação das dinâmicas com os alunos das escolas parceiras.
- Avaliação das acções práticas de terreno (fichas de acompanhamento e avaliação de desempenho e de comportamentos observados).
- Reuniões periódicas com os professores das escolas parceiras.
- Elaboração de relatórios referentes à aplicação das metodologias e das acções desenvolvidas.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Avaliação Contínua, através da:
- Participação activa nas aulas (dinâmicas de grupo, trabalhos individuais e de grupo, reflexões individuais e de grupo);
- Dinamização do placard da sala 11
- Preparação, realização e avaliação das sessões de intervenção nas escolas.
- Intervenção em contextos específicos
- Reflexão individual, escrita, de avaliação incidindo sobre os objectivos, metodologias, recursos e funcionamento da disciplina.
Provas e Trabalhos Especiais
Exame final
Nesta UC os exames terão duas componentes: uma prova escrita ou projecto de intervenção e, caso o (a) estudante obtenha avaliação positiva nesta, uma prova prática, com a aplicação de dinâmicas de grupo, com a correspondente reflexão.
Observações
AMBRÓSIO, Teresa; ESTEVÃO, Lucas; FRANÇA, Luís de; PINTO, Conceição Alves (1985) Inserção Social dos Jovens/Situação, Problemas e Perspectivas da Juventude em Portugal. Cadernos Juventude, IED, Lisboa.
BEJA, Francisco (coord) (1993) - Drama pois. Porto Editora. Porto
BOAL, Augusto (1976 ) 200 jogos para actores e não actores. Barraca. Lisboa
BRANDES, Donna; PHILLIPS, Howard (1977) Manual de Jogos Educativos. Moraes Editores. Colec. Psicologia e Pedagogia. Lisboa.
HABER, Joel com Jenna Glatzer(2007)Bullying , Manual anti. agressão,Ed, Casa das Letras, Lisboa
MAISONNEUVE, Jean (1967) A Dinâmica dos Grupos. Colec. Vida e Cultura. Edição Livros do Brasil. Lisboa.
PEREIRA,Beatriz e Adelina Paula Pinto,(2001) A Escola e a criança em risco, intervir para prevenir, Ed, Asa,Porto
SALGUEIRO, Emílio (1990) Crianças Irrequietas. Dissertação de Doutoramento, Faculdade de Medicina de Lisboa. Pp.665, 668, 669, 663.
SAMPAIO, Daniel (1993) Vozes e Ruídos: Diálogos com Adolescentes. 2ª Ed. Col. Nosso Mundo, Editorial Caminho. Lisboa. P.214.
TRILLA (coord) Jaume,(2004), Animação SocioCultural,
Ed. Instituto Piaget,Lisboa
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