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Diversidade Cultural e Comunicação Linguística

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 2S

Código: EDB20036    Sigla: DCCL
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 81 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Crespo Pires SequeiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Ana Cristina Sequeira   8,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Valorizar a interculturalidade como forma de promover uma cidadania crítica, e ativa.
Desenvolver um agir pessoal e profissional não discriminatório e antirracista.
Interagir adequadamente com diferentes interlocutores em situações de diversidade cultural e linguística.
Contribuir para práticas de reflexão e intervenção adequadas, no quadro da legislação portuguesa e das orientações internacionais.
Conhecer instituições e organizações nacionais e internacionais que trabalham em Educação Intercultural.
Conhecer contribuições da investigação nacional e internacional neste domínio.

Conteúdos programáticos

1. Diversidade cultural e linguística hoje
Contextos, desafios e respostas.
2. Línguas e culturas na escola
Diferentes funções das línguas na escola.
O ensino numa língua que não é a língua materna da criança: o que está em
causa.
3. Educação inter/multicultural
Interculturalidade e multiculturalidade: perspetivas e fundamentos.
História do multiculturalismo: caracterização das principais etapas.
Educação intercultural e antirracista.
Estratégias para o desenvolvimento de competências interculturais e antirracistas: o
papel das histórias para crianças.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A situação de diversidade cultural que se vive nas escolas portuguesas exige das instituições de formação um espaço curricular que proporcione conhecimento e estimule a reflexão e o debate, proporcionando aos futuros profissionais de educação a aquisição e o desenvolvimento de competências no âmbito da comunicação linguística e intercultural. Pretende-se contribuir para um currículo de formação que prepare os(as) estudantes para intervenções adequadas a contextos educativos exigentes e heterogéneos do ponto de vista linguístico e cultural.

Metodologias de ensino

Metodologia que privilegia a participação e a reflexão dos (as) estudantes através de: a) leitura, discussão e análise de textos; b) elaboração de pequenos comentários escritos; c) apresentação e discussão de textos e trabalhos escritos; d) pesquisa e exposição de temáticas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que os(as) estudantes evidenciem aprendizagens, nomeadamente: a) a apropriação e a utilização de conceitos diferenciados; b) a problematização de situações conhecidas e/ ou estudadas; c) a apresentação de propostas de intervenção adequadas a contextos escolares plurilingues e pluriculturais. O apoio individual aos(às) estudantes decorre através de tutorias e na disponibilização de diversos materiais na plataforma Moddle. Estes incluem não só material de apoio às atividades a desenvolver em aula como de apoio ao trabalho a desenvolver autonomamente pelos(as) estudantes.

Metodologia e provas de avaliação

Para poderem usufruir do regime de avaliação contínua, o trabalho desenvolvido na UC será:
- Assiduidade e participação (20%)
- Teste (30%)
- Proposta de atividades (Consultar Moodle - “Orientações para o trabalho”) a partir de uma história para crianças que proporcione o desenvolvimento de uma competência plurilingue e pluricultural (50%). Este trabalho será realizado em grupo (20%), e apresentado à turma em Seminário com os materiais elaborados (30%).

Regime de assiduidade

Presencial. Os estudantes trabalhadores devem informar a docente no início do semestre para combinar como organizar o trabalho a desenvolver.

Bibliografia

BIZARRO, Rosa (2006) Como abordar… A escola e a diversidade cultural – multiculturalismo, interculturalismo e educação Porto: Areal Editores.
CALDEIRA, Elsa et al (2004) Aprender com a Diversidade. Um guia para o desenvolvimento da escola ACIME/ ME-DEB.
CARDOSO, Carlos (coord.) et al. (1998-2000) Gestão Intercultural do Currículo – 1º, 2º e 3º ciclos Lisboa: ME – Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural/ Intercultural, nº 10, 11 e 12.
DÍAZ-AGUADO, María José (2000) Educação Intercultural e Aprendizagem Cooperativa Porto: Porto Editora.
GOUVEIA, A.; SOLLA, L. (2004) Português- Língua do País de Acolhimento Lisboa: ACIME.
ILTEC (2008) Diversidade Linguística na Escola Portuguesa Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. OUELLET, Fernand (1991) L`Education Interculturelle – Essai sur le contenu de la formation des maîtres Paris: Editions L`Harmattan

Opções
Página gerada em: 2024-04-28 às 08:28:39 Última actualização: 2010-07-19