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Diversidade Cultural e Comunicação Linguística

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: EDB20036    Sigla: DCCL
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 70 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Crespo Pires SequeiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Ana Cristina Sequeira   8,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Valorizar a interculturalidade como forma de promover uma cidadania crítica, e ativa.
Desenvolver um agir pessoal e profissional não discriminatório e antirracista.
Interagir adequadamente com diferentes interlocutores em situações de diversidade cultural e linguística.
Contribuir para práticas de reflexão e intervenção adequadas, no quadro da legislação portuguesa e das orientações internacionais.
Conhecer instituições e organizações nacionais e internacionais que trabalham em Educação Intercultural.
Conhecer contribuições da investigação nacional e internacional neste domínio.

Conteúdos programáticos


1. Diversidade cultural e linguística hoje
Contextos, desafios e respostas.
2. Línguas e culturas na escola
Diferentes funções das línguas na escola.
O ensino numa língua que não é a língua materna da criança: o que está em
causa.
3. Educação inter/multicultural
Interculturalidade e multiculturalidade: perspetivas e fundamentos.
História do multiculturalismo: caracterização das principais etapas.
Educação intercultural e antirracista.
Estratégias para o desenvolvimento de competências interculturais e antirracistas: o
papel das histórias para crianças.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A situação de diversidade cultural que se vive nas escolas portuguesas exige das instituições de formação um espaço curricular que proporcione conhecimento e estimule a reflexão e o debate, proporcionando aos futuros profissionais de educação a aquisição e o desenvolvimento de competências no âmbito da comunicação linguística e intercultural. Pretende-se contribuir para um currículo de formação que prepare os(as) estudantes para intervenções adequadas a contextos educativos exigentes e heterogéneos do ponto de vista linguístico e cultural.

Metodologias de ensino

Metodologia que privilegia a participação e a reflexão dos (as) estudantes através de: a) leitura, discussão e análise de textos; b) elaboração de pequenos comentários escritos; c) apresentação e discussão de textos e trabalhos escritos; d) pesquisa e exposição de temáticas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que os(as) estudantes evidenciem aprendizagens, nomeadamente: a) a apropriação e a utilização de conceitos diferenciados; b) a problematização de situações conhecidas e/ ou estudadas; c) a apresentação de propostas de intervenção adequadas a contextos escolares plurilingues e pluriculturais. O apoio individual aos(às) estudantes decorre através de tutorias e na disponibilização de diversos materiais na plataforma Moddle. Estes incluem não só material de apoio às atividades a desenvolver em aula como de apoio ao trabalho a desenvolver autonomamente pelos(as) estudantes.

Metodologia e provas de avaliação

Para poderem usufruir do regime de avaliação contínua, o trabalho desenvolvido na UC será:
- Assiduidade e participação (20%)
- Dois comentários individuais (30%)
- Proposta de atividades (Consultar Moodle - “Orientações para o trabalho”) a partir de uma história para crianças que proporcione o desenvolvimento de uma competência plurilingue e pluricultural (50%). Este trabalho será realizado em grupo (30%), e apresentado à turma em Seminário (20%).

Regime de assiduidade

Presencial. Os estudantes trabalhadores devem informar a docente no início do semestre para combinar como organizar o trabalho a desenvolver.

Bibliografia

Arends, R. (1995). Aprender a Ensinar. Lisboa: MacGraw Hill. (Cap. IV Salas de aula multiculturais e de ensino integrado).
Banks, J. & Banks, C. (Eds.). (1989). Multicultural Education: issues and perspectives. Boston: Allyn & Bacon.
Banks, J. (2002). A educação multicultural das crianças em idade pré-escolar:atitudes raciais e étnicas e sua alteração. In, Bernard Spodek (Org.) Manual de Investigação em Educação de Infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Bizarro, R. (2006). Como abordar… A escola e a diversidade cultura- multiculturalismo, interculturalismo e educação. Porto: Areal Editores.
Caldeira, E. et al (2004). Aprender com a Diversidade. Um guia para o desenvolvimento da escola. ACIME/ME-DEB.
Cardoso, C. (1996). Educação Multicultural. Percursos para Práticas Reflexivas. Lisboa: Texto Editora.
Cardoso, C. (Coord.), Sequeira, A. P. et al (1998-2000). Gestão Intercultural do Currículo. 1º, 2º e 3º Ciclos. Lisboa: ME – Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural/Intercultural, nº 10, 11 e 12.
Carneiro, R. (2001). Fundamentos da Educação e da Aprendizagem. 21 ensaios para o século 21. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
Díaz-Aguado, M. J. (2000). Educação Intercultural e Aprendizagem Cooperativa. Porto: Porto Editora.
Duque, B. (2005). Um Livro…uma História… multiculturais: Lisboa: ACIME.
Ferreira, M. (2003). Educação Intercultural. Lisboa: Universidade Aberta.
Gouveia, A., Solla, L. (2004). Português Língua do País de Acolhimento. Lisboa: ACIME.
ILTEC (2008). Diversidade Linguística na Escola Portuguesa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
ILTEC (2013). Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Mateus, M.H., Solla, L. (Coords) (2012). Estratégias e materiais de ensino-aprendizagem para Português Língua Não Materna (PLNM). Lisboa: Instituto de Linguística teórica e Computacional. CD-ROM [disponível em http://www.iltec.pt/site-PLNM/index.html]
Nieto, S. & Bode, P. (2008). Affirming Diversity – The Sociopolitical Context of Multicutural Education. Boston: Pearson Edication, Inc.
Ouellet, F. (1991). L`Education Interculturelle – Essai sur le contenu de la formation des maîtres Paris: Editions L`Harmattan.
Paraskeva, J. (Org) (2006). Currículo e Multiculturalismo. Mangualde: Edições Pedago, Lda.
Peres, A. (2000). Educação Intercultural. Utopia ou realidade? Processos de Pensamento dos Professores Face à Diversidade Cultural: integração de minorias na escola. Porto: Profedições, Lda.
Perotti, A. (1997). Apologia do Intercultural. Lisboa: ME/ Entreculturas.
Santomé, J. T. (2008). Multiculturalismo Anti-Racista Porto: Profedições, Lda.
Silva, Mª do C. (2008). Diversidade Cultural na Escola – Encontros e Desencontros. Lisboa: Edições Colibri.
Sequeira, A. P. (2000). Perspectivas de professores do 1º ciclo do Ensino Básico, sobre o processo de ensino-aprendizagem em classes etnicamente heterogéneas (Tese de Mestrado). Lisboa: Universidade Católica Portuguesa. (não publicada)
Sequeira, A. P. (2004). Manuais Escolares... por onde paira a multiculturalidade? Disponível em: http://www.setubalnarede.pt
Sequeira, A. P. (2006). O Português língua não materna e o Despacho Normativo nº7/ 2006. Disponível em: http://www.setubalnarede.pt
Sequeira, A.P. (2017). Formação Inicial de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: Vários Olhares sobre a Diversidade Cultural (Tese de Doutoramento). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Disponível em: https://repositorio.ul.pt
Souta, L. (1997). Multiculturalidade & Educação. Porto: Profedições, Lda.
Vieira, R. (2011). Educação e Diversidade Cultural – Notas da Antropologia da Educação. Porto: Edições Afrontamento, Lda.


Observações




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Página gerada em: 2024-04-19 às 00:12:04 Última actualização: 2010-07-19