This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB20037
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Expressões e Tecnologias

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: EDB20037    Sigla: ET
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 47 Plano de Estudos 2015_16 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria do Rosário da Silva RodriguesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 6,40
Maria do Rosário Rodrigues   3,20

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

– Identificar potencialidades, limitações e implicações do uso das tecnologias da informação e comunicação;
– Desenvolver a capacidade de comunicar usando diferentes ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona;
– Demonstrar competência na utilização das TIC em contextos específicos;
– Desenvolver competências de comunicação, oral e escrita;
- Conceber e produzir, em pequeno grupo, um poster sobre um determinado tema;
- Conceber e produzir apresentações multimédia visando contextos específicos;
– Identificar as tecnologias emergentes na área da educação e formação;
– Planear e preparar pequenos projetos com apoio de programas específicos;

Conteúdos programáticos

– Internet: Recolha, organização, tratamento e apresentação de informação.
– A avaliação da informação.
– A comunicação escrita e oral com apoio das TIC.
– Características e funcionalidades das plataformas de gestão conteúdos.
– Ferramentas da Web 2.0: weblogs, podcasts, wikies, e outras.
– O conceito de portefólio e o portefólio digital. Ferramentas disponíveis para a sua construção.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Para alcançar os objetivos da unidade curricular e as competências previstas é fundamental que as noções teóricas explicitadas nos conteúdos sejam trabalhadas através de exemplos práticos que os estudantes vão aprofundando ao longo do semestre: Além disso os conteúdos serão aplicados num projeto individual apresentado e discutido na aula.

Metodologias de ensino

As aulas serão organizadas segundo quatro componentes;
– Leitura e discussão de documentos sobre temáticas relacionadas com as TIC e sua utilização;
– Atividades práticas que procuram envolverem os alunos na pesquisa, organização de informação e o seu tratamento com programas específicos (incluindo programas de tratamento de imagem e de vídeo);
– Trabalho em pequeno grupo que englobará: a) a conceção e elaboração de posters, apresentação multimédia e b) a elaboração de um portefólio pessoal utilizando ferramentas disponíveis na Web;
– A apresentação e respetiva discussão na aula, dos trabalhos realizados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A participação ativa dos estudantes, individualmente ou em grupo, pretende contribuir para o aprofundamento das temáticas da UC. Para alcançar os objetivos da UC, os estudantes envolver-se-ão na resolução de tarefas de curta duração (1 a 2 aulas). Estas tarefas estão relacionadas com pequenos trabalhos escritos sobre ferramentas Web 2,0. Estes documentos elaborados pelos alunos constituirão a base documental que servirá de exemplo à criação de um portfólio digital. Os estudantes são, ao longo de todo o processo, acompanhados através de sessões de tutoria e apoiados pela utilização de uma plataforma online onde são disponibilizados diferentes materiais de apoio.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação do trabalho desenvolvido na UC será efectuada através da participação do aluno nas aulas, na resolução das actividades práticas propostas e do seu envolvimento na concepção, elaboração e apresentação de um pequeno projecto de trabalho.

A classificação final terá em conta os seguintes pesos:
– Participação nas aulas e resolução das actividades práticas, em grupo – 65%
25% para as atividades sobre Word
15% para as atividades sobre PowerPoint
15% para as atividades sobre Excel
10% para o blogue
- Reflexão final individual sobre a UC - 25%
- Apresentação e discussão final do portefólio (individual)– 10%

Bibliografia

30 Dicas para sua apresentação no PowerPoint ser perfeita. (n.d.). Oficina da Net. Retrieved May 26, 2021, from https://www.oficinadanet.com.br/office/24100-30-dicas-para-sua-apresentacao-no-powerpoint-ser-perfeita
Almeida, P., (2018). Tecnologias digitais em sala de aula: o professor e a reconfiguração do processo educativo, Da Investigação às Práticas, 8(1), 4 - 21.
Como pesquisar na internet—Biblioteca Virtual. (n.d.). Consultado em maio 26, 2021, a partir de http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/temas/internet-e-tecnologia/como-pesquisar-na-internet.php
Diniz, C. (2019). Manual do utilizador—PowerPoint 2019. https://carlosdiniz.pt/manuais/Manual_PowerPoint_2019.pdf
Lagarto, J. R. (2013). Inovação, TIC e sala de aula. Em V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. Biblos Editora. http://hdl.handle.net/10400.14/10560
Pithan, L. H., & Vidal, T. R. A. (2013). O plágio acadêmico como um problema ético, jurídico e pedagógico. 39(1), 6.
Sá, S. (2013). MANUAL DE MICROSOFT WORD. Instituto Superior Técnico. https://silo.tips/download/manual-de-microsoft-word

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 06:59:37 Última actualização: 2010-07-19