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Teoria e Gestão do Currículo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: EDB20045    Sigla: TGC
Áreas Científicas: Didáticas Específicas
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 57 Plano de Estudos 2015_16 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria Manuela de Sousa MatosResponsável
Sofia Gago da Silva Corrêa FigueiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 6,40
Maria Manuela de Sousa Matos   3,20
Maria Teresa Elvas de Matos   3,20

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Com esta Unidade Curricular pretende-se fornecer informação atualizada sobre currículo em educação, nomeadamente no que respeita à adoção de modelos de intervenção educativa.

Pretende-se que os estudantes consigam:

- Identificar e caracterizar as componentes de um currículo.
- Conhecer e anallisar os documentos oficiais do currículo formal: OCEPE (2016); Perfil dos Alunos à Saída da
Escolaridade Obrigatória (2017).
- Mobilizar dados da literatura científica e técnica sobre currículos e programas.
- Analisar as origens e os fundamentos teóricos dos modelos curriculares e pedagógicos desde a creche.
- Identificar diferentes modelos curriculares e pedagógicos e apreciar as suas potencialidades e limitações.
- Reconhecer o papel da/o docente de educação de infância e do ensino básico na gestão do currículo.






Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos desta UC focalizam-se na informação atualizada sobre a construção e desenvolvimento do currículo desde a creche ao 2º ciclo do ensino básico, nomeadamente no que respeita à adoção de modelos de intervenção educativa para o desenvolvimento das crianças. A UC centra-se, assim, nos seguintes conteúdos programáticos:

- Conceito(s) de currículo e desenvolvimento curricular
- Documentos oficiais de apoio ao desenvolvimento do currículo
- Currículo e flexibilidade curricular
- Educador/professor como gestor currículo
- Componentes curriculares não disciplinares transversais: o caso da educação para a cidadania.
- Modelos curriculares em educação: fundamentos teóricos e modos de organização


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos pretendem ajudar os estudantes a adquirir as competências previamente estabelecidas.
Consideram-se diferentes modelos de intervenção educativa, ajustados às realidades emergentes em cada instituição educativa.
O conceito de currículo tem componentes similares a todos os níveis de ensino, pelo que os conceitos trabalhados nesta UC permitem que os/as estudantes conheçam e aprofundem conhecimentos científicos e pedagógicos inerentes à concretização do currículo em educação.
Os modelos curriculares em educação permitem a cada docente implementar um currículo coerente com os seus princípios, ajustando-o às características das crianças e dos jovens, mas respeitando os modelos organizacionais de cada instituição. Pelo exposto se compreende que os conteúdos programáticos abordem conceitos fundamentais da ação pedagógica, nunca esquecendo que o que se pretende é que os/as estudantes conheçam e compreendam os seus fundamentos.

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC, privilegiará a participação ativa dos/das estudantes quer em trabalho individual, quer em trabalho de grupo procurando o aprofundamento de conhecimentos relacionados com o tema.
A UC é lecionada com base em sessões teórico-práticas sobre os conteúdos, trabalhos individuais e de grupo e debates em turma, nomeadamente:
- Leitura e compreensão de textos e documentos variados.
- Discussão orientada de temas.
- Análise de casos concretos a partir de experiências relatadas por profissionais dos diferentes ciclos de ensino.
Ao longo do semestre espera-se que os/as estudantes consigam: (a) mobilizar os conceitos abordados ao longo da UC; (b) apresentar uma atitude crítica na reflexão da gestão dos diferentes modelos curriculares
As atividades a desenvolver pelos/as estudantes incluirão: (a) leitura e discussão de textos científicos; (b) reflexão e análise crítica de gestão pedagógica dos diferentes modelos de organização curricular; (c) pesquisa de informação relevante para o aprofundamento dos conteúdos desta unidade.
Espera-se que cada estudante esteja presente em, pelo menos, 75% das sessões presenciais e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados; (d) se envolva no estudo/preparação para as diferentes propostas de avaliação.
Os/as trabalhadores/as - estudantes deverão negociar formas individuais de participação na primeira quinzena do semestre.
O acompanhamento tutorial em grupo consistirá na orientação e organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de dúvidas decorrentes do estudo efetuado. Poderá ser feito presencialmente ou a distância.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino propostas nesta UC evidenciam a necessidade de uma formação inicial de professores orientada para o desenvolvimento de competências que contemplem os saberes e os valores próprios da profissão docente. Pretende-se que estas metodologias de ensino conduzam a um processo de construção/reconstrução dos referenciais teóricos, partindo dos conhecimentos emergentes da investigação científica e situando-os no contexto educativo português.
A UC estrutura-se com base no trabalho individual e no trabalho de grupo e/ou a pares, sendo solicitado aos estudantes que articulem os diferentes conhecimentos teóricos e experienciais trabalhados presencialmente ao longo das sessões. Estas estratégias irão permitir ao estudante desenvolver um conhecimento reflexivo e continuado de aprofundamento das suas aprendizagens. Pretende-se fomentar a construção de saberes que lhes permitam adquirir e aprofundar as competências previamente estabelecidas e que se direccionam para uma formação académica e profissional que exige o conhecimento, integração e reflexão da educação desde a creche ao 2º ciclo do ensino básico.
A dinâmica dos trabalhos de grupo propostos possibilitará aos estudantes o ganho de atitudes das quais se destaca a reflexão crítica e o trabalho de parceria que lhes permita a compreensão e a urgência de um trabalho colaborativo em educação.
Ao longo das sessões presenciais, os/as estudantes contactam com profissionais dos diferentes níveis de ensino (desde a creche ao 2º ciclo do ensino básico) que com eles partilham as suas experiências de gestão do currículo, nomeadamente no que se refere à sua opção por determinado modelo pedagógico. Esta metodologia permite que os estudantes se formem não apenas centrados nos fundamentos teóricos, mas que se formem apoiados por uma relação com os profissionais de educação. Nas sessões em que estes profissionais participam pretende-se refletir a complexidade e singularidade do ato educativo e a sua implicação na gestão do currículo.

Metodologia e provas de avaliação

A modalidade de avaliação contínua incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. Serão tidos em conta: (a) Trabalho individual sobre um dos modelos curriculares abordados – 60%; (b) Trabalhos realizados em grupo – 40%.

Na primeira quinzena do semestre os trabalhadores estudantes deverão negociar com os docentes formas individuais de avaliação caso não consigam cumprir os requisitos anteriormente referidos.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante possa estar presente em, pelo menos, 75% das sessões de modo a analisar e discutir os textos propostos e a executar os produtos de avaliação em estreita relação com os/as docentes da UC. Excetuam-se os/as estudantes com estatuto especial, que deverão garantir a sua participação nos trabalhos de grupo.

Bibliografia

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Documentação Oficial
Despacho nº 6478/2017, 26 de julho. M.E. DGE – O perfil dos alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
Despacho nº 6944-A/218, 19 de julho, M.E. DGE – Aprendizagens Essenciais referentes ao Ensino Básico
Currículo Nacional -Decreto-Lei nº 55/2018, ME DGE – Flexibilidade e Autonomia Curricular
PORTUGAL, ME-INAFOP (2001). Perfis de desempenho Profissional do Educador de Infância e dos Professor dos Ensinos Básico e Secundário. (Decretos-Lei nº 240/2001 e 241/2001 de 30 de agosto).
Decreto-Lei nº 17/2016 de 4 de abril e Despacho Normativo nº 1-F/2016

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