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Estudos Ambientais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: EDB20046    Sigla: EA
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 22 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Helena Maria Espada SimõesResponsável
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da CruzResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Helena Simões   2,00
Carlos Cruz   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

. Reconhece e utiliza os discursos específicos das ciências do ambiente.
. Distingue os discursos do senso comum e da ciência sobre problemas ambientais e compreende as suas relações.
. Equaciona a intervenção do ser humano no ambiente face ao conhecimento científico disponível
. Discute os dilemas ambientais da atualidade e problematiza as perspetivas em confronto
. Identifica, recolhe e seleciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
. Integra os valores ecológicos, éticos e estéticos no seu discurso e nas suas práticas.
. Identifica problemas ponderando riscos e benefícios na tomada de decisões.
. Planea e implementa intervenções na ótica da educação para a sustentabilidade.

Conteúdos programáticos

1. Os problemas ambientais na atualidade e suas relações com os processos de desenvolvimento económico e social
- Qualidade do ambiente e fatores de degradação ambiental
- O ambiente em Portugal – património natural e construído
- A globalização e os problemas ambientais
- Políticas ambientais globais e nacionais
2. Educação para o desenvolvimento sustentável
- Sustentabilidade ambiental e cidadania responsável
- Estratégias e atividades de educação ambiental

Outros conteúdos programáticos: em resposta ao tema do projeto de intervenção da turma poderão ser abordados conteúdos específicos.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os temas e os conceitos abordados permitem o desenvolvimento de uma visão ampla do ambiente e dos problemas ambientais a diferentes escalas e de acordo com diferentes perspectivas. A exploração dos conteúdos programáticos permite a compreensão contextualizada de diversas problemáticas ambientais, a utilização de terminologia científica e a discussão em torno de dilemas ambientais, , bem como o conhecimento de diferentes estratégias e atividades que podem fundamentar projectos de intervenção para a sustentabilidade ambiental.

Metodologias de ensino

Nas sessões teóricas e teórico práticas serão privilegiadas as referências a temas da atualidade e do quotidiano, mobilizando os saberes e as experiências dos estudantes. Muitos temas relacionados com a ambiente estão na ordem do dia, existindo por vezes um discurso superficial e de senso comum, que se pretende alterar, contribuindo para a formação de cidadãos informados e críticos.
Nos seminários previstos pretende-se proporcionar a ocasião de os alunos aprofundarem e refletirem sobre temas ambientais, nomeadamente, e quando possível, com o apoio de especialistas nas matérias.
O processo de aprendizagem incluirá: a) Leitura e discussão de textos e documentos vários; b) Análise de casos a partir das interações CTSA; c) Debate sobre dilemas e controvérsias ambientais; d) Participação em seminários; e) Realização de atividades práticas diversificadas, incluindo visitas de estudo e saídas de campo; f) Realização de uma ação de intervenção em grupo (elaboração de uma proposta; planificação e desenvolvimento de uma atividade; implementação; avaliação).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino centram-se na actividade do estudante, privilegiando-se a discussão de temas da actualidade, o conhecimento da realidade que o rodeia, o contacto com fontes credíveis de informação, o equacionar de formas de participação e intervenção e o conhecimento de estratégias e atividades no âmbito da educação para a sustentabilidade. Apesar da natureza introdutória desta unidade curricular pretende-se que ela permita a identificação e compreensão de problemas/áreas de intervenção na perspetiva da proteção ambiental e um primeiro contacto com a conceção e implementação de atividades adequadas a um público infantil.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de:
- avaliação contínua
- avaliação sumativa

O trabalho autónomo realizado pelos alunos reverterá para a qualidade e pertinência da sua participação nas sessões.
A avaliação sumativa incidirá sobre um teste individual escrito, sobre trabalhos resultantes de atividades desenvolvidas ao longo do semestre e sobre a participação efetiva e de qualidade nas sessões de contacto.
A classificação será obtida pelos seguintes pesos relativos:
- Teste (30%),
- Trabalho, em pequeno grupo, de conceção e implementação de uma ação de intervenção de educação para a sustentabilidade adequada a um contexto específico (50%)
- Participação nas aulas e atividades desenvolvidas ao longo do semestre (20%).

Regime de assiduidade

Em todas as sessões presenciais teóricas e teórico-práticas a assiduidade obrigatória é de 75%. Nas sessões de orientação tutória a assiduidade obrigatória é de 90

Bibliografia

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Comissão Europeia – Ambiente (s.d.). Obtido em setembro de 2020, de
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Giordan, A. & Souchon, C. (2006). Uma educação para o ambiente. Lisboa: Instituto de
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Gonçalves, F., Pereira, R., Azeiteiro, U., & Pereira, M. (2007). Atividades práticas em
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2017, de http://www.icnf.pt/portal/icnf.
Nogueira, V. (2009). Introdução ao pensamento ecológico - Educação ambiental. Lisboa:
Plátano Editora.
Revista Captar: Ciência e Ambiente para todos (Universidade de Aveiro) (s.d.). Obtido
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Santos, F. (2007). Que futuro? Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Ambiente.
Lisboa: Gradiva.
Schmidt, L.; Guerra, J. e Nave, J. (2010). Educação ambiental. Balanço e perspetivas
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Soromenho-Marques, V. (Coord.) (2010). O ambiente na encruzilhada por um futuro
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UNESCO – Teaching and learning for a sustainable future. (s.d.). Obtido em setembro de
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UNRIC – Centro Regional das Nações Unidas (s.d.). Obtido em setembro de 2020, de
http://www.unric.org/pt/.
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Vaz, S. (2016). O ambiente em Portugal. Lisboa: Fundação Manuel dos Santos.

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