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Problemas Sociais Contemporâneos
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 1S
Código: |
EDB20048 |
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Sigla: |
PSC |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LEB |
30 |
Plano de Estudos 2015_16 |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Compreender a complexidade do mundo atual e os grandes desafios que a humanidade enfrenta num quadro de globalização hegemónica.
- Caracterizar as crises económica, demográfica/migratória e cultural, examinando os principais pontos de vista sobre os problemas sociais contemporâneos delas decorrentes.
- Analisar os processos identitários, marcados pela crescente mobilidade e interação de estilos de vida em espaços urbanos.
- Debater os problemas decorrentes da explosão demográfica, do envelhecimento e das migrações.
- Avaliar alguns problemas como o da violência sobre as crianças, o racismo, a xenofobia, os fundamentalismos e os atropelos aos direitos humanos.
- Gerir o saber das várias ciências sociais e humanas como fontes de conhecimento relevante para a sua área profissional.
Conteúdos programáticos
1. Problemas Sociais Contemporâneos
Identificação dos principais problemas sociais contemporâneos em Portugal, na Europa e no Mundo.
As perspetivas dos cientistas sociais e a participação cívica em contextos nacionais e transnacionais.
As crises económica, demográfica e cultural.
2. As Ciências Sociais face aos problemas sociais contemporâneos
Antropologia- Migrações S-N. A integração na UE das minorias étnico-culturais e os fenómenos de racismo e xenofobia.
C. Política - O terrorismo internacional. Globalização hegemónica.
Demografia - Explosão demográfica. Envelhecimento da população. Crise da família.
Economia - Crise económica e financeira. Desemprego. Consumismo e endividamento.
Geografia - Os fogos e o ordenamento do território. Os recursos naturais e a pobreza no mundo. Desertificação do mundo rural e a metropolização.
História - O choque de Civilizações.
Psicologia Social - Maus tratos infantis e crianças em risco. As identidades híbridas em sociedades multiculturais.
Sociologia - O narcotráfico. Insegurança e violência urbanas. Culturas juvenis e marginalidades. Os sem-abrigo.
Cidadania - A crise da democracia: o abstencionismo.
3. Implicações Educacionais e de Cidadania
A Juventude e ação social e cívica.
Aprendizagem e Cidadania em torno dos problemas sociais contemporâneos.
Estratégias de ensino-aprendizagem centradas no “problem solving” e nas situações-problema.
Software
Moodle
Moodle
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Renovados desafios se apresentam às sociedades contemporâneas. No mundo globalizado, os problemas sociais são cada vez menos locais. Na ótica de uma cidadania global, os problemas dos outros são também os nossos. Esses desafios têm de ser problematizados e enfrentados de diferentes perspetivas: política, cultural, económica, sociológica, antropológica, geográfica.
Enfrentar, de forma séria, os graves problemas sociais contemporâneos exige análise e reflexão, para identificar algumas das suas causas e os tentar resolver ou, pelo menos, atenuar as suas nefastas consequências. A sua (re)solução, em muitos dos casos, implica disponibilidade, empenhamento cívico e novas formas de cooperação.
Não sendo possível (nem necessário) uma abordagem (transdisciplinar) exaustiva de todos os problemas sociais, por limites temporais e por razões didáticas, foram selecionados alguns dos mais significativos (havendo abertura a outras propostas vindas dos/as estudantes).
Metodologias de ensino
Espera-se uma participação ativa dos/as estudantes no desenrolar de todas atividades (letivas e não letivas, incluindo a avaliação da UC), designadamente através de uma presença assídua nas aulas, nos encontros de orientação tutória e na moodle; esta plataforma informática será um meio privilegiado para, em particular os trabalhadores-estudantes, acompanharem as atividades da UC.
Os diferentes temas e conteúdos serão organizadas pelo docente em aulas teóricas, teórico-práticas e seminários com utilização de meios multimédia. As metodologias utilizadas contemplarão designadamente:
- Leitura comentada e reflexão crítica de textos da imprensa escrita.
- Organização e dinamização de debates na turma.
- Acompanhamento tutorial com especial enfoque nas atividades de pesquisa documental e empírica e a na dinamização das aulas-seminário.
- Prática de trabalho de investigação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Primeiramente, cada grupo de estudantes escolhe um problema social contemporâneo (PSC) para um estudo analítico aprofundado que deverá ter conta (i) as suas manifestações em Portugal e, pelo menos, num outro país; (ii) as diversas implicações (sociais, politicas, culturais, educacionais, …) decorrentes do PSC em questão; (iii) a enunciação fundamentada de hipóteses de (re)solução do PSC estudado, na área da educação.
Numa segunda etapa, o grupo apresenta o seu trabalho de pesquisa à turma através da dinamização de uma aula, onde é privilegiado o espaço para o debate/contraditório.
Procura-se assim incentivar o trabalho de equipa e a partilha de conhecimentos inter-pares ensaiando a dinamização letiva de média. Tal não invalida a concretização de atividades individuais: pesquisa, em literatura científica e imprensa nacional e internacional, de material relativo ao problema social contemporâneo selecionado para estudo e análise.
No sentido de uma continuidade de trabalho, que apenas uma aula por semana dificulta, e de uma partilha constante e atualizada de recursos educativos, o uso da plataforma informática moodle é um instrumento imprescindível na dinamização das aprendizagens e na coesão do grupo-turma.
Metodologia e provas de avaliação
Os estudantes serão sujeitos a um processo de avaliação contínua.
A classificação final terá em conta os seguintes parâmetros:
(i) Relevância da participação em aula e nas atividades da turma– 10%;
(ii) Reflexão crítica (relatório escrito individual) sobre um PSC com base em artigos científicos e/ou de periódicos pesquisados pelo/a estudante – 45% (critérios: reflexão crítica sobre as contribuições; diversidade das perspetivas/ abordagens analisadas; qualidade de escrita);
(iii) Trabalho de pesquisa e apresentação (em grupo) – 45% (critérios: conhecimentos adquiridos; capacidade de pesquisa, reflexão e análise crítica; clareza e precisão na linguagem; rigor e originalidade).
Regime de assiduidade
Aconselha-se a consulta do Regulamento das Actividades Académicas e Linhas Orientadoras de Avaliação de Desempenho Escolar dos Estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal
https://www.ips.pt/ips_si/web_base.gera_pagina?P_pagina=30328
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