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Introdução à Didática do Português

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: EDB30017    Sigla: IDP
Áreas Científicas: Didáticas Específicas
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 26 Plano de Estudos 2015_16 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar CostaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 6,40
Ana Luísa Gaspar Costa   3,20

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final da UC Introdução à Didática do Português, os estudantes devem ser capazes de:
- Refletir sobre conceitos essenciais da Didática do Português.
- Recorrer a instrumentos de análise adequados à descrição de diferentes áreas da gramática da língua portuguesa.
- Mobilizar conhecimentos sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem para fundamentar tomadas de decisão em didática.
- Perspetivar estratégias promotoras do desenvolvimento linguístico e da competência comunicativa de crianças em idade pré-escolar e de alunos do 1.º e do 2.º ciclo.
- Planificar atividades para o desenvolvimento da compreensão oral, da expressão oral, da leitura, da escrita e do conhecimento explícito da língua.
- Analisar criticamente instrumentos de apoio ao ensino e à aprendizagem da língua portuguesa.
- Conhecer os documentos orientadores do ensino do português.

Conteúdos programáticos

Serão objeto do trabalho os seguintes conteúdos, que se apresentam organizados em temas gerais:
A. Didática das línguas: alguns conceitos básicos
1. Didática do Português: fundamentos e metodologia.
2. Mobilização de conceitos básicos: linguagem; língua; conhecimento linguístico implícito, conhecimento linguístico explícito; aquisição, aprendizagem; compreensão, expressão; usos de língua; consciência linguística e conhecimento metalinguístico.
3. Documentos orientadores do ensino-aprendizagem do português (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Metas Curriculares e Programas dos 1.º e 2.º ciclos, Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais).
B. Desenvolvimento de competências em língua portuguesa
1. A leitura: decifração e compreensão
1.1. Iniciação à leitura e à escrita.
1.2.O ato de ler: níveis e processos psicolinguísticos implicados na leitura; modelos ascendentes, descendentes e interativos.
1.3. O ensino da decifração: vias de acesso (fonológica e lexical).
1.4. O ensino da compreensão de textos: o ensino explícito de estratégias de compreensão.
1.5. Construção de atividades e exercícios (a Família Compreensão, …).
2. A escrita: dimensões gráfica e ortográfica e escrita compositiva
2.1. Emergência da literacia de escrita no jardim de infância.
2.2. A dimensão gráfica e ortográfica da escrita.
2.3. A escrita compositiva: modelos processuais de escrita; fases de aquisição da escrita.
2.5. Construção de atividades e exercícios (o Estaleiro de Escrita, …).
3. A oralidade: compreensão e expressão
3.1. Processo de compreensão: reconhecer, selecionar, interpretar, antecipar, inferir, reter.
3.2. Modelos de expressão oral: planificar, selecionar e produzir.
3.4. Construção de atividades e exercícios (géneros formais e públicos do oral, …).
4. O ensino da gramática
4.1. Desenvolvimento da consciência linguística.
4.2. O ensino da gramática como explicitação do conhecimento linguístico.
4.3. Construção de atividades e exercícios (o laboratório gramatical, …).


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

De acordo com os objetivos da Unidade Curricular, os estudantes deverão dominar e mobilizar conceitos básicos da Didática do Português, assim como de outras áreas científicas, que contribuam para a sua formação em ensino da língua na educação de infância, no 1.º ciclo e no 2º ciclo. A reflexão sobre as questões abordadas, centradas nas competências específicas do ensino da língua portuguesa (a leitura, a escrita, a oralidade e a gramática), permitirão aos estudantes tomar consciência das dimensões do ensino da língua e aprofundar os conhecimentos linguísticos e didáticos necessários ao exercício da profissão docente na área da língua portuguesa.

Metodologias de ensino

1. Estratégias de gestão do Programa
Privilegiar-se-ão metodologias que propiciem a articulação entre teoria e prática, assentes no trabalho de pesquisa e de reflexão, quer individual, quer em grupo. Ter-se-á como preocupação de fundo o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a pesquisa orientada e o debate sobre as temáticas do programa constituirão estratégias preferenciais.
As aulas desta unidade curricular assumirão, por isso, a dinâmica de seminário, havendo lugar a exposições, análise e discussão de textos e outros materiais, visando a sistematização conjunta de conclusões. A componente teórica visará a apresentação dos diferentes conteúdos e das linhas orientadoras para o aprofundamento e a estruturação das aprendizagens.
2. Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial decorrerá em presença e consistirá no acompanhamento das aprendizagens e na orientação dos trabalhos de grupo. Recorrer-se-á, ainda, ao apoio a distância através da plataforma Moodle.
3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada estudante assista a um mínimo de 75% das aulas, participe de forma crítica e construtiva nas atividades e tarefas propostas, intervenha ativamente nas aulas e realize trabalhos de pesquisa, de observação e de reflexão sobre os temas propostos, tendo em vista a apropriação dos conteúdos e competências previstos nesta unidade curricular.

Após o início da modalidade de EaD, iniciaram-se metodologias de ensino adequadas às circunstâncias:
- Disponibilização, na Moodle, à quarta-feira, dos materiais de apoio ao estudo autónomo durante a semana seguinte.
- Encontros síncronos, por Zoom, à hora das aulas presenciais de sexta-feira.
- Participação em fóruns da Moodle para debate dos temas do Programa de IDP, a partir de comentários e dúvidas das estudantes.
- Avaliação a distância (WebPortefólio, teste, participações nas tarefas semanais (trabalhos de grupo, participação nos fóruns, participação nas sessões síncronas, apresentação oral em vídeo).
- Tutorias individuais ou de grupos mediante solicitação das estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Considerando que a Unidade Curricular Introdução à Didática do Português pretende lançar as bases para o ensino da língua na educação de infância e no ensino básico, as metodologias escolhidas privilegiam a reflexão e o debate sobre desenvolvimento linguístico, ensino e aprendizagem da língua portuguesa, consubstanciados nos conhecimentos teóricos e na sua aplicação numa prática pedagógica futura. A construção e apresentação de diferentes produtos, por parte dos estudantes, representam uma mais-valia, ao convocar a articulação entre teoria e prática, indispensável para o prosseguimento de estudos num 2.º ciclo.

Metodologia e provas de avaliação

A classificação final de Introdução à Didática do Português resultará de trabalho individual e de trabalho em grupo, na na modalidade escrita e na modalidade oral. Serão considerados os seguintes elementos elementos e percentagens:
- Realização de tarefas de aula (texto sobre ensino da gramática; participação no fórum leituras; qualidade da participação em fóruns temáticos e nas interações em aulas, qualidade da expressão escrita em geral) - 5% (escrita e oralidade, individual);
- Duas reflexões individuais orientadas (escritas, presenciais ou síncronas, individuais) - 25% + 25%;
- Portefólio de materiais didáticos (versão escrita em grupo, com apresentação e explicação oral individual) - 30% (escrito) + 15% (oral).
Para mais informações sobre os critérios de avaliação e a calendarização dos trabalhos, deve consultar-se o documento disponível no Moodle.
Para poder concluir a UC na modalidade de avaliação contínua, é necessário ter, nas reflexões individuais, um mínimo de 60 pontos em média (num total de 200).
O portefólio de materiais didáticos deverá ser disponibilizado em suporte digital, devendo conter, no mínimo, os seguintes separadores: (i) Apresentação; (ii) Oralidade (pré-escolar / 1.º ano), (iii) Leitura (1º / 2.º ano); (iv) Escrita (3.º ano / 4.º ano); (v) Gramática (5.º ano / 6.º ano).
Os trabalhadores estudantes deverão negociar com a docente formas individuais de participação e avaliação na primeira quinzena do semestre e durante a modalidade de EaD.

Regime de assiduidade

O regime de assiduidade, em situação de EaD e de HPS, não se reflete na avaliação final.

Bibliografia

AMOR, Emília (1993). Didáctica do português. Fundamentos e metodologia. Lisboa: Texto Editora.
BARBEIRO, Luís Filipe e Maria Luísa Álvares Pereira (2007). O ensino da escrita: a dimensão textual. Lisboa: PNEP. DGIDC.ME.
BARBEIRO, Luís Filipe e Clara Ferrão Tavares (2011). Implicações das TIC no ensino da língua. Lisboa: PNEP. DGIDC.ME.
BATISTA, Adriana, Luís Filipe Barbeiro & Fernanda Leopoldina Viana (2011). O ensino da escrita: a dimensão gráfica e ortográfica. Lisboa: PNEP. DGIDC.ME.
CASSANY, Daniel, Marta Luna & Glòria Sanz (1994). Enseñar Lengua. Barcelona: Graó.
DUARTE, Inês (2000). Língua portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
________ (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
________ (2011). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência lexical. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
FREITAS, Maria João, Dina Alves e Teresa Costa (2007). O Conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: PNEP.DGIDC.ME.
GONÇALVES, Fernanda, Paula Guerreiro e Maria João Freitas (2011). Conhecimento da língua. Percursos de desenvolvimento. Lisboa: PNEP.DGIDC.ME.
JOLIBERT, Josette (coord.) (1994). Formando crianças produtoras de textos. Vol. II. Porto Alegre: Editora Artes Médicas.
LOPES, João A. (coord.). (2006) Desenvolvimento de competências linguísticas em jardins-de-infância. Manual de actividades. Col. Práticas Pedagógicas. Lisboa: Edições Asa.
MATA, Lurdes (2008). A Descoberta da Escrita. Textos de Apoio para Educadores de Infância. Lisboa: ME
PEREIRA, Maria Luísa Álvares & Azevedo, Flora (2005). Como abordar… A escrita no 1.º ciclo do ensino básico. Lisboa: Areal Editores.
SIM-SIM, Inês (2007). O ensino da leitura. A compreensão de textos. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
________ (2009). O ensino da leitura. A decifração. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
SIM-SIM, Inês, Ana Silva e Clarisse Nunes (2008). Linguagem e Comunicação no Jardim-de-infância. Lisboa: PNEP.DGIDC.ME.
VIANA, Fernanda Leopoldina (2009). O ensino da leitura. A avaliação. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
Viana, F. L. et al. (2010). O ensino da compreensão leitora. Da teoria à prática pedagógica. Um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Coimbra: Edições Almedina.

Curricular Guidelines

DGE (2015). Programa e metas curriculares de Português do ensino básico. Lisboa: DGE. ME.
http://www.dge.mec.pt/programas-e-metas-curriculares-0
DGE (2016). Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa: ME.DGE.
http://www.dge.mec.pt/orientacoes-curriculares-para-educacao-pre-escolar
DGE (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: ME.DGE.
https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
DGE (2018). Aprendizagens essenciais. Lisboa: ME.DGE. Lisboa: ME.DGE.
http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
DGIDC (2008). Dicionário terminológico para Consulta em Linha (DT).
http://dt.dge.mec.pt/

Opções
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