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Introdução à Didática do Português

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: EDB30017    Sigla: IDP
Áreas Científicas: Didáticas Específicas
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 57 Plano de Estudos 2015_16 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar CostaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 6,40
Ana Luísa Gaspar Costa   3,20
Maria Beatriz Gil   3,20

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final da UC Introdução à Didática do Português, os estudantes devem ser capazes de:
- Refletir sobre conceitos essenciais da Didática do Português.
- Recorrer a instrumentos de análise adequados à descrição de diferentes áreas da gramática da língua portuguesa.
- Mobilizar conhecimentos sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem para fundamentar tomadas de decisão em didática.
- Perspetivar estratégias promotoras do desenvolvimento linguístico e da competência comunicativa de crianças em idade pré-escolar e de alunos do 1.º e do 2.º ciclo.
- Planificar atividades para o desenvolvimento da compreensão oral, da expressão oral, da leitura, da escrita e do conhecimento explícito da língua.
- Analisar criticamente instrumentos de apoio ao ensino e à aprendizagem da língua portuguesa.
- Conhecer os documentos orientadores do ensino do português.

Conteúdos programáticos

Serão objeto do trabalho os seguintes conteúdos, que se apresentam organizados em temas gerais:
A. Didática das línguas: alguns conceitos básicos
1. Didática do Português: fundamentos e metodologia.
2. Mobilização de conceitos básicos: linguagem; língua; conhecimento linguístico implícito, conhecimento linguístico explícito; aquisição, aprendizagem; compreensão, expressão; usos de língua; consciência linguística e conhecimento metalinguístico.
3. Documentos orientadores do ensino-aprendizagem do português (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais).
B. Desenvolvimento de competências em língua portuguesa
1. A leitura: decifração e compreensão
1.1. Iniciação à leitura e à escrita.
1.2.O ato de ler: níveis e processos psicolinguísticos implicados na leitura; modelos ascendentes, descendentes e interativos.
1.3. O ensino da decifração: vias de acesso (fonológica e lexical).
1.4. O ensino da compreensão de textos: o ensino explícito de estratégias de compreensão.
1.5. Construção de atividades e exercícios (a Família Compreensão, …).
2. A escrita: dimensões gráfica e ortográfica e escrita compositiva
2.1. Emergência da literacia de escrita no jardim de infância.
2.2. A dimensão gráfica e ortográfica da escrita.
2.3. A escrita compositiva: modelos processuais de escrita; fases de aquisição da escrita.
2.5. Construção de atividades e exercícios (o Estaleiro de Escrita, …).
3. A oralidade: compreensão e expressão
3.1. Processo de compreensão: reconhecer, selecionar, interpretar, antecipar, inferir, reter.
3.2. Modelos de expressão oral: planificar, selecionar e produzir.
3.4. Construção de atividades e exercícios (géneros formais e públicos do oral, …).
4. O ensino da gramática
4.1. Desenvolvimento da consciência linguística.
4.2. O ensino da gramática como explicitação do conhecimento linguístico.
4.3. Construção de atividades e exercícios (o laboratório gramatical, …).


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

De acordo com os objetivos da Unidade Curricular, os estudantes deverão dominar e mobilizar conceitos básicos da Didática do Português, assim como de outras áreas científicas, que contribuam para a sua formação em ensino da língua na educação de infância, no 1.º ciclo e no 2º ciclo. A reflexão sobre as questões abordadas, centradas nas competências específicas do ensino da língua portuguesa (a leitura, a escrita, a oralidade e a gramática), permitirão aos estudantes tomar consciência das dimensões do ensino da língua e aprofundar os conhecimentos linguísticos e didáticos necessários ao exercício da profissão docente na área da língua portuguesa.

Metodologias de ensino

1. Estratégias de gestão do Programa
Privilegiar-se-ão metodologias que propiciem a articulação entre teoria e prática, assentes no trabalho de pesquisa e de reflexão, quer individual, quer em grupo. Ter-se-á como preocupação de fundo o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a pesquisa orientada e o debate sobre as temáticas do programa constituirão estratégias preferenciais.
As aulas desta unidade curricular assumirão, por isso, a dinâmica de seminário, havendo lugar a exposições, análise e discussão de textos e outros materiais, visando a sistematização conjunta de conclusões. A componente teórica visará a apresentação dos diferentes conteúdos e das linhas orientadoras para o aprofundamento e a estruturação das aprendizagens.
2. Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial decorrerá em presença e consistirá no acompanhamento das aprendizagens e na orientação dos trabalhos de grupo. Recorrer-se-á, ainda, ao apoio a distância através da plataforma Moodle.
3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada estudante assista a um mínimo de 75% das aulas, participe de forma crítica e construtiva nas atividades e tarefas propostas, intervenha ativamente nas aulas e realize trabalhos de pesquisa, de observação e de reflexão sobre os temas propostos, tendo em vista a apropriação dos conteúdos e competências previstos nesta unidade curricular.

Após o início da modalidade de EaD, iniciaram-se metodologias de ensino adequadas às circunstâncias:
- Disponibilização, na Moodle, à quarta-feira, dos materiais de apoio ao estudo autónomo durante a semana seguinte.
- Encontros síncronos, por Zoom, à hora das aulas presenciais de sexta-feira.
- Participação em fóruns da Moodle para debate dos temas do Programa de IDP, a partir de comentários e dúvidas das estudantes.
- Avaliação a distância (WebPortefólio, teste, participações nas tarefas semanais (trabalhos de grupo, participação nos fóruns, participação nas sessões síncronas, apresentação oral em vídeo).
- Tutorias individuais ou de grupos mediante solicitação das estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Considerando que a Unidade Curricular Introdução à Didática do Português pretende lançar as bases para o ensino da língua na educação de infância e no ensino básico, as metodologias escolhidas privilegiam a reflexão e o debate sobre desenvolvimento linguístico, ensino e aprendizagem da língua portuguesa, consubstanciados nos conhecimentos teóricos e na sua aplicação numa prática pedagógica futura. A construção e apresentação de diferentes produtos, por parte dos estudantes, representam uma mais-valia, ao convocar a articulação entre teoria e prática, indispensável para o prosseguimento de estudos num 2.º ciclo.

Metodologia e provas de avaliação

A classificação final de Introdução à Didática do Português resultará de trabalho individual e de trabalho em grupo, na na modalidade escrita e na modalidade oral. Serão considerados os seguintes elementos elementos e percentagens:
- Realização de tarefas de aula (texto sobre aprendizagens em Português; qualidade da participação nas interações em aula, qualidade da expressão escrita em geral) - 5% (escrita e oralidade, individual);
- Uma reflexão escrita individual (escrita, presencial e individual) - 45%;
- Portefólio de materiais didáticos (versão escrita em grupo, com apresentação e explicação oral individual) - 35% (escrito, em grupo) + 15% (oral, individual).
Para mais informações sobre os critérios de avaliação e a calendarização dos trabalhos, deve consultar-se o documento disponível no Moodle.
Para poder concluir a UC na modalidade de avaliação contínua, é necessário ter, na reflexão escrita individual, um mínimo de 70 pontos em média (num total de 200).
O portefólio de materiais didáticos deverá ser disponibilizado em suporte digital, devendo conter, no mínimo, os seguintes separadores: (i) Apresentação; (ii) Oralidade (pré-escolar / 1.º ano), (iii) Leitura (1º / 2.º ano); (iv) Escrita (3.º ano / 4.º ano); (v) Gramática (5.º ano / 6.º ano).
Os trabalhadores estudantes deverão negociar com as docentes formas individuais de participação e avaliação na primeira quinzena do semestre.

Regime de assiduidade

Frequência de pelo menos 75% das aulas para realização de avaliação contínua (exceto estudantes com estatuto especial).

Bibliografia

Amor, Emília (1993). Didáctica do português. Fundamentos e metodologia. Texto Editora.
Barbeiro, Luís Filipe e Maria Luísa Álvares Pereira (2007). O ensino da escrita: a dimensão textual. PNEP. DGIDC.ME.
Barbeiro, Luís Filipe e Clara Ferrão Tavares (2011). Implicações das TIC no ensino da língua. PNEP. DGIDC.ME.
Batista, Adriana, Luís Filipe Barbeiro & Fernanda Leopoldina Viana (2011). O ensino da escrita: a dimensão gráfica e ortográfica. PNEP. DGIDC.ME.
Cardona, M.J. (coord.) (2021). Planear e avaliar na educação pré-escolar. ME.DGE.
Cassany, Daniel, Marta Luna & Glòria Sanz (1994). Enseñar Lengua. Graó.
Duarte, Inês (2000). Língua portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Duarte, Inês (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
Duarte, Inês (2011). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência lexical. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
Freitas, Maria João, Dina Alves e Teresa Costa (2007). O Conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. PNEP.DGIDC.ME.
Gonçalves, Fernanda, Paula Guerreiro e Maria João Freitas (2011). Conhecimento da língua. Percursos de desenvolvimento. PNEP.DGIDC.ME.
Jolibert, Josette (coord.) (1994). Formando crianças produtoras de textos. Vol. II. Editora Artes Médicas.
Lopes, João A. (coord.). (2006) Desenvolvimento de competências linguísticas em jardins-de-infância. Manual de actividades. Col. Práticas Pedagógicas.Edições Asa.
Mata, Lurdes (2008). A Descoberta da Escrita. Textos de Apoio para Educadores de Infância. ME
Pereira, Maria Luísa Álvares & Azevedo, Flora (2005). Como abordar… A escrita no 1.º ciclo do ensino básico. Areal Editores.
Mata, L. & Pedro, I. (2021). Participação e envolvimento das famílias – construção de parcerias em contextos de educação de infância. ME.DGE.
Sim-Sim, Inês (2007). O ensino da leitura. A compreensão de textos. PNEP. DGIDC. ME.
Sim-Sim, Inês (2009). O ensino da leitura. A decifração. PNEP. DGIDC. ME.
Sim-Sim, Inês, Ana Silva e Clarisse Nunes (2008). Linguagem e Comunicação no Jardim-de-infância. PNEP.DGIDC.ME.
Viana, Fernanda Leopoldina (2009). O ensino da leitura. A avaliação. PNEP. DGIDC. ME.
Viana, F. L. et al. (2010). O ensino da compreensão leitora. Da teoria à prática pedagógica. Um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Edições Almedina.

Documentos orientadores
DGE (2016). Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa: ME.DGE.
http://www.dge.mec.pt/orientacoes-curriculares-para-educacao-pre-escolar
DGE (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: ME.DGE.
https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
DGE (2018). Aprendizagens essenciais. Lisboa: ME.DGE. Lisboa: ME.DGE.
http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
DGIDC (2008). Dicionário terminológico para Consulta em Linha (DT).
http://dt.dge.mec.pt/

Opções
Página gerada em: 2024-04-20 às 04:57:42 Última actualização: 2010-07-19