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Introdução à Didática do Português

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 2S

Código: EDB30017    Sigla: IDP
Áreas Científicas: Didáticas Específicas
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 66 Plano de Estudos 2015_16 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar CostaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 6,40
Ana Luísa Gaspar Costa   6,40

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final da UC Introdução à Didática do Português, os estudantes devem ser capazes de:
- Refletir sobre conceitos essenciais da Didática do Português.
- Conhecer os documentos orientadores do ensino do português.
- Recorrer a instrumentos de análise adequados à descrição de diferentes áreas da gramática da língua portuguesa.
- Mobilizar conhecimentos sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem para fundamentar tomadas de decisão em didática.
- Analisar criticamente instrumentos de apoio ao ensino e à aprendizagem da língua portuguesa.
- Perspetivar estratégias promotoras do desenvolvimento linguístico e da competência comunicativa de crianças em idade pré-escolar e de alunos do 1.º e do 2.º ciclo.
- Planificar tarefas para o desenvolvimento da compreensão oral, da expressão oral, da leitura, da escrita e do conhecimento explícito da língua.

Conteúdos programáticos

Serão objeto do trabalho os seguintes conteúdos, que se apresentam organizados em temas gerais:
A. Didática das línguas: alguns conceitos básicos
1. Didática do Português: fundamentos e metodologia.
2. Mobilização de conceitos básicos: linguagem; língua; conhecimento linguístico implícito, conhecimento linguístico explícito; aquisição, aprendizagem; compreensão, expressão; usos de língua; consciência linguística e conhecimento metalinguístico.
3. Documentos orientadores do ensino-aprendizagem do português (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais).
B. Desenvolvimento de competências em língua portuguesa
1. A oralidade: compreensão e expressão
1.1. Processo de compreensão: reconhecer, selecionar, interpretar, antecipar, inferir, reter.
1.2. Modelos de expressão oral: planificar, selecionar e produzir.
1.3. Construção de atividades e exercícios de oralidade.
2. A leitura: decifração e compreensão
2.1. Iniciação à leitura e à escrita.
2.2.O ato de ler: níveis e processos psicolinguísticos implicados na leitura; modelos ascendentes, descendentes e interativos.
2.3. O ensino da decifração: vias de acesso (fonológica e lexical).
2.4. O ensino da compreensão de textos: o ensino explícito de estratégias de compreensão.
2.5. Construção de atividades e exercícios (a Família Compreensão, …).
3. A escrita: dimensões gráfica e ortográfica e escrita compositiva
3.1. Emergência da literacia de leitura e escrita no jardim de infância.
3.2. A dimensão gráfica e ortográfica da escrita.
3.3. A escrita compositiva: modelos processuais de escrita; fases de aquisição da escrita.
3.5. Construção de atividades e exercícios (o Estaleiro de Escrita, …).
4. O ensino da gramática
4.1. Desenvolvimento da consciência linguística.
4.2. O ensino da gramática como explicitação do conhecimento linguístico.
4.3. Construção de atividades e exercícios (o laboratório gramatical, …).


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

De acordo com os objetivos da Unidade Curricular, os estudantes deverão dominar e mobilizar conceitos básicos da Didática do Português, assim como de outras áreas científicas, que contribuam para a sua formação em ensino da língua na educação de infância, no 1.º ciclo e no 2.º ciclo. A reflexão sobre as questões abordadas, centradas nas competências específicas do ensino da língua portuguesa (a leitura, a escrita, a oralidade e a gramática), permitirão aos estudantes tomar consciência das dimensões do ensino da língua e aprofundar os conhecimentos linguísticos e didáticos necessários ao exercício da profissão docente na área da língua portuguesa.

Metodologias de ensino

1. Estratégias de gestão do Programa
Privilegiar-se-ão metodologias que propiciem a articulação entre teoria e prática, assentes no trabalho de pesquisa e de reflexão, quer individual, quer em grupo. Ter-se-á como preocupação de fundo o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a pesquisa orientada e o debate sobre as temáticas do programa constituirão estratégias preferenciais.
As aulas desta unidade curricular assumirão, por isso, a dinâmica de seminário, havendo lugar a exposições, análise e discussão de textos e outros materiais, visando a sistematização conjunta de conclusões. A componente teórica visará a apresentação dos diferentes conteúdos e das linhas orientadoras para o aprofundamento e a estruturação das aprendizagens.
2. Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial decorrerá em presença ou a distância e consistirá no acompanhamento das aprendizagens e na orientação dos trabalhos de grupo. Recorrer-se-á, ainda, ao apoio a distância através da plataforma Moodle ou de Padlet, de forma síncrona e assíncrona.
3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada estudante assista a um mínimo de 75% das aulas (exceto estudantes com estatuto especial), participe de forma crítica e construtiva nas atividades e tarefas propostas, intervenha ativamente nas aulas e realize trabalhos de pesquisa, de análise e de reflexão sobre os temas propostos, tendo em vista a apropriação dos conteúdos e competências previstos nesta unidade curricular.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Considerando que a Unidade Curricular Introdução à Didática do Português pretende lançar as bases para o ensino da língua na educação de infância e no ensino básico, as metodologias escolhidas privilegiam a reflexão e o debate sobre desenvolvimento linguístico, ensino e aprendizagem da língua e da literatura portuguesa, consubstanciados nos conhecimentos teóricos e na sua aplicação numa prática pedagógica futura. A construção e apresentação de diferentes produtos, por parte dos estudantes, representam uma mais-valia, ao convocar a articulação entre teoria e prática, indispensável para o prosseguimento de estudos num 2.º ciclo.

Metodologia e provas de avaliação

A classificação final de Introdução à Didática do Português resultará de trabalho individual e de trabalho em grupo, na modalidade escrita e na modalidade oral.

Serão considerados os seguintes elementos e percentagens:
- Realização de tarefas de aula (texto sobre aprendizagens em Português; trabalhos de grupo; participação no fórum de leituras; qualidade da participação nas interações em aula, qualidade da expressão escrita em geral) - 5% (escrita e oralidade, individual);
- Reflexão escrita individual (escrita, presencial e individual) - 45%;
- Portefólio de materiais didáticos (versão escrita em grupo, com apresentação e explicação oral individual) - 35% (escrito, em grupo) + 15% (oral, individual).

Para mais informações sobre os critérios de avaliação e a calendarização dos trabalhos, deve consultar-se o documento disponível no Moodle ou no Padlet.

Para poder concluir a UC na modalidade de avaliação contínua, é necessário ter, na reflexão escrita individual, um mínimo de 70 pontos (num total de 200).

O portefólio de materiais didáticos deverá ser disponibilizado em suporte digital, devendo conter, no mínimo, os seguintes separadores: (i) Apresentação; (ii) Oralidade (pré-escolar / 1.º ano), (iii) Leitura (1º / 2.º ano); (iv) Escrita (3.º ano / 4.º ano); (v) Gramática (5.º ano / 6.º ano).

Os trabalhadores estudantes deverão negociar com as docentes formas individuais de participação e avaliação na primeira quinzena do semestre.

Regime de assiduidade

Frequência de pelo menos 75% das aulas para realização de avaliação contínua (exceto estudantes com estatuto especial).

Bibliografia

Álvares Pereira, L. & Azevedo, F. (2005). Como abordar… A escrita no 1.º ciclo do ensino básico. Areal Editores.
Amor, E. (1993). Didáctica do português. Fundamentos e metodologia. Texto Editora.
Amor, E. (2022). Didática do português. Sinais de um percurso de vida. Fundação Manuel Leão.
Barbeiro, L. F. & Álvares Pereira, L. (2007). O ensino da escrita: a dimensão textual. PNEP. DGIDC.ME.
Barbeiro, L. F. & Tavares, C. F. (2011). Implicações das TIC no ensino da língua. PNEP. DGIDC.ME.
Barbeiro, L.F., Álvares Pereira, L., Calil, E., & Cardoso, I. (2022). Termos metalinguísticos e operações de natureza gramatical na escrita colaborativa dos alunos do ensino básico. Tejuelo. 35(2),45-76. https://tejuelo.unex.es/article/view/4138
Batista, A., Barbeiro, L.F., & Viana, F. L. (2011). O ensino da escrita: a dimensão gráfica e ortográfica. PNEP. Cardona, M.J. (coord.) (2021). Planear e avaliar na educação pré-escolar. ME.DGE.
Cassany, D., Luna, M., & Sanz, G. (1994). Enseñar Lengua. Graó.
Camps, A. & Fontich, X. (2020). Research and teaching at the intersection: Navigating the territory of grammar and writing in the context of metalinguistic activity. Peter Lang.
Publicaciones | Misitio (maestrialinguistic3.wixsite.com)
Costa, A., Rodrigues, S. V., & Sebastião, I. (2018). Para que serve a didática? Um estudo no âmbito da didática do português. In L. G. Correia; R. Leão & S. Poças (Org.). O tempo dos professores (pp. 811-827). Porto: FPCEUP.
https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/e-books/edition/o-tempo-dos-professores
Duarte, I. (2000). Língua portuguesa. Instrumentos de análise. Universidade Aberta.
Duarte, I. (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. PNEP. DGIDC. ME.
Duarte, I. (2011). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência lexical. PNEP. DGIDC. ME.
Freitas, M. J., Alves, D., & Costa, T. (2007). O Conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. PNEP.DGIDC.ME.
Gonçalves, F., Guerreiro, P., & Freitas, M. J. (2011). Conhecimento da língua. Percursos de desenvolvimento.
Jolibert, J. (coord.) (1994). Formando crianças produtoras de textos. Vol. II. Editora Artes Médicas.
Mata, L. (2008). A Descoberta da Escrita. Textos de Apoio para Educadores de Infância. ME
Mata, L. & Pedro, I. (2021). Participação e envolvimento das famílias – construção de parcerias em contextos de educação de infância. ME.DGE.
Sim-Sim, I. (2007). O ensino da leitura. A compreensão de textos. PNEP. DGIDC. ME.
Sim-Sim, I. (2009). O ensino da leitura. A decifração. PNEP. DGIDC. ME.
Sim-Sim, I., Silva, A., & Nunes, C. (2008). Linguagem e Comunicação no Jardim-de-infância. PNEP.DGIDC.ME.
Viana, F. L. (2009). O ensino da leitura. A avaliação. PNEP. DGIDC. ME.
Viana, F. L. et al. (2010). O ensino da compreensão leitora. Da teoria à prática pedagógica. Um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Edições Almedina.
http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/11219
Documentos orientadores
DGE (2016). Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa: ME.DGE.
http://www.dge.mec.pt/orientacoes-curriculares-para-educacao-pre-escolar
DGE (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: ME.DGE.
https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
DGE (2018). Aprendizagens essenciais. Lisboa: ME.DGE. Lisboa: ME.DGE.
http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
DGIDC (2008). Dicionário terminológico para Consulta em Linha (DT).
http://dt.dge.mec.pt/

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