This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB30020
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: EDB30020    Sigla: LPTIC
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 28 Plano de Estudos 2015_16 5,0 70 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria do Rosário da Silva RodriguesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 14,00
Ana Luísa Gaspar Costa   4,00
Maria do Rosário Rodrigues   5,33

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Reflectir sobre a importância e a especificidade do fenómeno comunicativo, das linguagens, das línguas e, em particular, da Língua Portuguesa;
- Identificar as potencialidades das tecnologias de comunicação e informação nos processos de produção escrita e de comunicação;
- Identificar as potencialidades pedagógicas da Internet na aprendizagem da Língua Portuguesa;
- Utilizar ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, explorando as suas potencialidades para o desenvolvimento de competências comunicativas, de escrita e de leitura;
- Desenvolver competências comunicativas com recurso a suportes diversificados.
No final desta UC, espera-se que os estudantes adquiram competências de literacia digital que lhes permitam autonomia enquanto utilizadores e, ao mesmo tempo, experimentem as potencialidades das TIC no desenvolvimento de competências

Conteúdos programáticos

a. Literacia(s) e Cidadania
a.1. Língua Portuguesa e pluralidade textual contemporânea
a.2. Língua Portuguesa e TIC: algumas implicações na comunicação e aprendizagem
a.3. Análise, selecção, organização e tratamento da informação: critérios
a.4. Dispositivos tecnológicos: plataformas de ensino a distância, fóruns, chats, blogues, e-portefólios

b. Competências de leitura e TIC
b.1. A leitura de textos escritos
b.2. A leitura electrónica: os hipertextos
b.3. Actividades de manipulação, apropriação e interpretação
b.4. A televisão na Internet: actividades de leitura
b.5. Leitura: exploração de software

c. Competências de escrita e TIC
c.1. O computador como instrumento de escrita, comunicação e partilha
c.2. Escrita: exploração de software
c.3. Produção digital de histórias


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A Unidade Curricular inicia-se com o tema Literacia(s) e Cidadania onde se pretende que os alunos reflitam sobre fenómenos comunicativos com utilização de meios digitais, em particular os disponíveis na Internet. O desenvolvimento de competências de leitura e escrita será promovido pela construção de pequenos projectos onde são utilizados os meios tecnológicos de comunicação e as oportunidades proporcionadas pela Web 2.0.

Metodologias de ensino

- Trabalho de pesquisa individual e em pequeno grupo: actividades de organização, análise e interpretação de informação;
- Leitura, compreensão e elaboração de textos e documentos variados em diversos suportes;
- Concepção e realização de projectos e trabalhos práticos com recursos às TIC;
- Realização, apresentação e discussão de projectos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC será avaliada através da construção, em grupos de 4 estudantes, de um projecto apresentado em página Web. Dele constarão obrigatoriamente os seguintes elementos:
- Problematização do papel das TIC no desenvolvimento de competências comunicativas e de cidadania;
- Construção de actividades de carácter educativo;
- Reflexão individual sobre as aprendizagens realizadas na UC.

Metodologia e provas de avaliação

Elementos, critérios de avaliação e prazos
Os estudantes serão avaliados pelo portefólio digital de aprendizagem que construirão ao longo da UC. O portefólio será desenvolvido por grupos de 4 estudantes e deve ter as seguintes características:

55% da classificação final será atribuída pelos trabalhos desenvolvidos pelo grupo e os restantes 45% pelos trabalhos individuais

Trabalhos a desenvolver em grupo:
Estrutura do portefólio digital (5%); Vídeo (40%); Apresentação oral (10%)


Trabalhos individuais (45%)
Jogos de Língua (30%); Reflexão individual sobre o percurso (15%)

Critérios de avaliação
Portefólio digital (5%)
- Estrutura e organização do portefólio digital WordPress.
- Organização temática dos trabalhos publicados por separadores:
• Separador “Quem somos”?
• Separador “Comentários”.
• Separador “Reflexões individuais sobre o percurso”.
• Outros separadores.

Reflexão individual sobre o percurso (15%)
- Texto sobre o percurso de aprendizagem refletido no portefólio (cerca 500 palavras), no separador “Reflexões individuais sobre o percurso”.
Vídeo (40%)
Processo
- Pesquisa de apps e sites de interesse para crianças do pré-escolar ou para alunos do 1.º ou do 2.º ciclo.
- Gravação de vídeo, gravação e montagem do som.
Produto
- Qualidade do vídeo de 2 a 3 minutos de apresentação da app ou site de escolhido.
- Explicação do funcionamento da app e propostas para a sua utilização educativa.





Bibliografia

Barbeiro, L. F. & Tavares, C. F. (2011). Implicações das TIC no ensino da língua. Lisboa: PNEP. DGIDC.ME.
Crystal, D. (2001). Language and the internet. New York: Cambridge University Press.

Costa, F. A., & Jorge, M. (2011). Aprender e inovar com TIC em Portugal: Propostas e desafios. In P. Dias & A. J. Osório, Actas da VII Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2011 (pp. 1877-1884). Braga: Centro de Conferências da Universidade do Minho. http://hdl.handle.net/10451/4389

Fernandes, R. M. (2012). O Contributo das TIC para a Leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico: Software de apresentação electrónica. [Dissertação de mestrado]. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco. Disponível em: http://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/1612/1/Vers%C3%A3o%20final%20tese.pdf

Leal, V. (2009). As TIC como Actividade de Enriquecimento curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico. Disponível em http://repositorio.esepf.pt/bitstream/handle/10000/222/PG-TIC2009VitorLeal.pdf?sequence=1

Macedo, E., & Moedas, C. (2011). Educação em Portugal, desafio europeu e o ensino e aprendizagem com TIC: um olhar a partir duma experiência de formação. Ozarfaxinars, 26 (Ensino-Aprendizagem com TIC no EB - 1º Ciclo: Cruzando Olhares), 1-4. Disponível em http://www.cfaematosinhos.eu/Ozar_26_EATIC.pdf

Pinto, M. H. M. (2011). Intervenção educativa no Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico: Reflexão sobre as práticas e estudo exploratório – o uso do computador no desenvolvimento de competências das crianças (relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em ensino Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: 68 Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/1212

Plano Nacional de Leitura: http://pnl2027.gov.pt/np4/home

Opções
Página gerada em: 2024-04-20 às 01:43:52 Última actualização: 2010-07-19