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Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1S

Código: EDB30020    Sigla: LPTIC
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 65 Plano de Estudos 2015_16 5,0 70 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
João Vitor TorresResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 14,00
Ana Machado   4,00
João Vítor Torres   2,67
Miguel Figueiredo   2,67

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Reflectir sobre a importância e a especificidade do fenómeno comunicativo, das linguagens, das línguas e, em particular, da Língua Portuguesa;
- Identificar as potencialidades das tecnologias de comunicação e informação nos processos de produção escrita e de comunicação;
- Identificar as potencialidades pedagógicas da Internet na aprendizagem da Língua Portuguesa;
- Utilizar ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, explorando as suas potencialidades para o desenvolvimento de competências comunicativas, de escrita e de leitura;
- Desenvolver competências comunicativas com recurso a suportes diversificados.
No final desta UC, espera-se que os estudantes adquiram competências de literacia digital que lhes permitam autonomia enquanto utilizadores e, ao mesmo tempo, experimentem as potencialidades das TIC no desenvolvimento de competências

Conteúdos programáticos

a. Literacia(s) e Cidadania
a.1. Língua Portuguesa e pluralidade textual contemporânea
a.2. Língua Portuguesa e TIC: algumas implicações na comunicação e aprendizagem
a.3. Análise, selecção, organização e tratamento da informação: critérios
a.4. Dispositivos tecnológicos: plataformas de ensino a distância, fóruns, chats, blogues, e-portefólios

b. Competências de leitura e TIC
b.1. A leitura de textos escritos
b.2. A leitura electrónica: os hipertextos
b.3. Actividades de manipulação, apropriação e interpretação
b.4. A televisão na Internet: actividades de leitura
b.5. Leitura: exploração de software

c. Competências de escrita e TIC
c.1. O computador como instrumento de escrita, comunicação e partilha
c.2. Escrita: exploração de software
c.3. Produção digital de histórias


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A Unidade Curricular inicia-se com o tema Literacia(s) e Cidadania onde se pretende que os alunos reflitam sobre fenómenos comunicativos com utilização de meios digitais, em particular os disponíveis na Internet. O desenvolvimento de competências de leitura e escrita será promovido pela construção de pequenos projectos onde são utilizados os meios tecnológicos de comunicação e as oportunidades proporcionadas pela Web 2.0.

Metodologias de ensino

- Trabalho de pesquisa individual e em pequeno grupo: actividades de organização, análise e interpretação de informação;
- Leitura, compreensão e elaboração de textos e documentos variados em diversos suportes;
- Concepção e realização de projectos e trabalhos práticos com recursos às TIC;
- Realização, apresentação e discussão de projectos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC será avaliada através da construção, em grupos de 4 estudantes, de um projecto apresentado em página Web. Dele constarão obrigatoriamente os seguintes elementos:
- Problematização do papel das TIC no desenvolvimento de competências comunicativas e de cidadania;
- Construção de actividades de carácter educativo;
- Reflexão individual sobre as aprendizagens realizadas na UC.

Metodologia e provas de avaliação

Elementos, critérios de avaliação e prazos
Os estudantes serão avaliados pelo portefólio digital de aprendizagem que construirão ao longo da UC. O portefólio será desenvolvido por grupos de 4 estudantes.

55% da classificação final será atribuída pelos trabalhos desenvolvidos pelo grupo e os restantes 45% pelos trabalhos individuais

Trabalhos a desenvolver em grupo:
Atividades em sala (5%); Vídeo (40%); Comentário aos vídeos e Jogos de Língua (10%)


Trabalhos individuais (45%)
Jogos de Língua (30%); Reflexão individual sobre o percurso (15%)

Critérios de avaliação
Atividades em sala (5%)
- Todos os trabalhos da UC devem ser publicados no portefólio do grupo de trabalho, acompanhados de pequenas reflexões.
- Organização temática dos trabalhos publicados por separadores:
• Separador “Quem somos”?
• Separador “Reflexões individuais”
• Separador “Comentários das professoras”.
• Outros separadores, de acordo com os trabalhos desenvolvidos

Reflexão individual sobre o percurso (15%)
- Texto sobre o percurso de aprendizagem refletido no portefólio (cerca 500 palavras), no separador “Reflexões individuais sobre o percurso”.

Vídeo (40%)
Processo
- Pesquisa de apps e sites de interesse para crianças do pré-escolar ou para alunos do 1.º ou do 2.º ciclo.
- Gravação de vídeo, gravação e montagem do som.
Produto
- Qualidade do vídeo de 2 a 3 minutos de apresentação da app ou site de escolhido.
- Explicação do funcionamento da app e propostas para a sua utilização educativa.

Jogos de Língua (30%)
Processo em aula
- Exploração de apps de construção de jogos de língua (Learning Apps, …).
- Exploração de conceitos como “gamificação”, “literacia digital”, “leitura crítica”.
Produto
- Plano de atividade (público-alvo, aprendizagens essenciais, feedback e sequência de três tarefas).
- Qualidade de uma tarefa digital – jogo de língua para 1.º ou 2.º ciclo.

Comentários aos vídeos e jogos de língua (10%)
- Comentário escrito sobre os trabalhos de três grupos colegas. O comentário (cerca de 500 palavras) deve incluir aspetos positivos e sugestões de melhoria.





Opções
Página gerada em: 2024-04-27 às 22:56:11 Última actualização: 2010-07-19