|
Psicologia Social
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2020/2021 - 1S
Código: |
LAIS103 |
|
Sigla: |
PS |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
43 |
Plano de Estudos - 2014 |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Caracterizar os contributos da Psicologia Social e Psicologia do Desenvolvimento na compreensão do
homem;
Caracterizar o homem como sujeito que constrói activamente a realidade em que vive.
Caracterizar os modelos clássicos de desenvolvimento humano;
Identificar os principais processos e factores psicossociais envolvidos na interacção entre indivíduos, dentro dos grupos e entre os grupos;
Utilizar os conceitos e modelos teóricos da psicologia social para analisar a realidade social.
Conteúdos programáticos
Breve abordagem aos conceitos base em Psicologia Social numa perspectiva de compreensão do desenvolvimento humano.
Ponto 1 - O Desenvolvimento Humano. O estudo do desenvolvimento humano.
Ponto 2 - A formação de uma nova vida. Nascimento e desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial nos três primeiros anos
Ponto 3 - A segunda Infância. Desenvolvimento físico e cognitivo e psicossocial.
Ponto 4 - A terceira Infância. Desenvolvimento físico e cognitivo e psicossocial.
Ponto 5 - A adolescência. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
Ponto 6 - Início da Vida Adulta e Adulto Jovem. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial no início da vida adulta e no adulto jovem.
Ponto 7 - Vida Adulta Intermedia e tardia. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na vida adulta
Ponto 8 - O Fim da Vida. Lidando com a morte e o sentimento de perda.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos teóricos permitem a abordagem dos objectivos da UC numa perspectiva de ciclo de vida integrando diferentes perspectivas teóricas e abordando temas chave do crescimento e desenvolvimento da pessoa na sociedade actual.
Metodologias de ensino
As metodologias de ensino baseiam-se no modelo de "Pratice Based Research" com exploração dos objectivos de aprendizagem por parte dos estudantes, com análise e reflexão de textos, da promoção de debates, partilha oral de conhecimentos e produção de materiais diversificados,
centradas sempre na ideia do estudante como autónomo e agente da sua própria aprendizagem.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias de aprendizagem promovem um funcionamento em sala de participação de todos no qual os estudantes reflitam e discutam acerca do processo de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento dos seres humanos e do seu próprio, desafiando à partilha de observações e leitura crítica de situações e casos práticos do seu dia-a-dia.
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho de avaliação é fundamentalmente realizado em sala de aula, com produção de textos (uma folha por aula) de 11 a 31 de outubro, relativos ao programa, apresentações orais, em grupo, de 7 de novembro a 6 de dezembro, resumos dos 4 debates realizados em aula entre 12 e 20 de dezembro e entre 9 e 23 de janeiro produção de um texto sobre o desenvolvimento humano.
Ponderação:
Tarefas de outubro: 25% (individual)
Apresentação oral em grupo ou resumos das apresentações dos colegas: 25%
Resumos dos 4 debates:25% (individual)
Texto aprofundado: 25% (individual)
Regime de assiduidade
Avaliação contínua
|
|