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Oficina de Animação Musical e Dramática

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: LAIS109    Sigla: OAMD
Áreas Científicas: Artes
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 43 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
José Amilcar Capinha GilResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carlos Barreto Xavier   2,00
José Gil   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Introdução
A unidade curricular Oficina de Animação Musical e Dramática inclui as áreas de trabalho de especialidade, desenvolvidas por profissionais que transportam para as suas intervenções um conhecimento profundo das suas áreas nucleares (Música e Teatro). Nesse sentido, esta, destina-se a dotar os estudantes de técnicas e vocabulário que facilitará o contacto com esses profissionais, um conhecimento intrínseco dos recursos disponíveis e, consequentemente, uma melhor integração na conceção e desenvolvimento de projetos de intervenção social que cruzem as diversas áreas culturais.

2. Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A. Desenvolver aptidões e competências nos campos da música e do teatro tendo em consideração diferentes estádios de desenvolvimento.
B. Utilizar o corpo de forma expressiva na sua relação interpessoal e na transmissão de mensagens.
C. Compreender as estruturas musicais e reconhecer géneros contextualizados nas várias correntes e épocas da música e do teatro.
D. Apropriar-se e utilizar saberes básicos relacionados com a Música e o Teatro, mobilizando-os em projetos de intervenção sociocultural.


Conteúdos programáticos

3. Conteúdos programáticos:
A. Técnicas de audição e execução vocal. Compreensão de estruturas e formas;
B. Música como banda sonora;
C. Técnicas de desbloqueamento corporal. Técnicas de expressão corporal e verbal, jogos;
D. Construção de guiões; da improvisação ao texto teatral. Escrita criativa, práticas do teatro; testemunho para a construção das personagens do roteiro, adaptação teatral de contos e fábulas tradicionais.
E. Desenvolvimento interpessoal;
F. Projetos de intervenção sociocultural.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

4. Articulação dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular
Os conteúdos (5) ligam-se com o objetivo (A); O conteúdo (1 ) com o objetivo (B); O conteúdo (2 e 3) com o objetivo (C); o conteúdo (4 e 6) com o objetivo (D).

Metodologias de ensino

5. Metodologias de ensino
As sessões incluirão a exposição de conteúdos por parte dos professores bem como a discussão em pequeno e grande grupo das temáticas envolvidas. As sessões incluirão ainda trabalhos de natureza prática e de experimentação. As tutorias serão destinadas ao acompanhamento dos projetos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Os objetivos articulam-se nos aspetos de criação, comunicação e fruição/consumo de espetáculos com as metodologias práticas de oficina artística (Teatro - Música), nomeadamente os jogos, a prática da escrita criativa aplicada ao guião, as experiências de reflexão sobre as improvisações e a linguagem do corpo total.

Metodologia e provas de avaliação

6. Articulação das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
Os objetivos (A), (B) e (C) relacionam-se diretamente com os trabalhos práticos das sessões; O objetivo (D) relaciona-se com os momentos de construção dos projetos.

7. Avaliação e classificação
Avaliação Continua 50%
A - Participação e empenho - 15%
B - Elaboração e construção (grupos de 8 elementos / 15m. cada grupo) de um guião de uma performance original de intervenção social - 35% (entregue em formato pdf. até 28 de novembro 2020).
Temas:
1) Fragilidades da terceira idade (solidão e doença mental)
2) Refugiados (migrantes e redes de emigração ilegal)
3) Pessoas em condição de sem-abrigo (pessoas e instituições)
4) Bullying (adolescência e na universidade)
5) Violência doméstica (masculina e feminina)
6) Discriminação (racial e religiosa)

Avaliação Pontual 50%
A - Apresentação na 7ª sessão (grupos de 4 elementos / 5m. cada grupo), de um powerpoint reflexivo sobre um dos subtemas descritos entre parêntesis no ponto 7B - 15% [5%: comunicação clara (voz articulada e projetada, boa dicção, empatia, atitude corporal) / 5%: qualidade de visualização e audição (imagem e som) / 5%: conteúdo (rigor, relevância, coerência e inovação).]

B – Apresentação, em grupo, de uma performance original de intervenção sociocultural (Ponto7B: Temas de 1 a 6) - 25%
C - Portefólio (guião final (pdf) com reflexão em grupo) - 10%.

Exame
Em situação de Pandemia e às alterações provocadas pela Covid19 o/a estudante em situação de exame responderá a um conjunto de questões e conceitos base sobre a intervenção sociocultural.

Em situação normal, o exame incidirá sobre uma performance individual (15m), a realizar pelo aluno, de um produto original de intervenção sociocultural (temática fornecida antecipadamente pelos professores) e um powerpoint sobre o processo de construção do mesmo (10m).

Regime de assiduidade

O regime de assiduidade é concordante com a avaliação contínua segundo o parecer do Conselho Pedagógico:

“A contabilização da assiduidade não pode ser utilizada como critério para incluir ou excluir um estudante do regime de avaliação contínua, nem ser utilizada no cálculo da classificação do estudante na UC” (nº 6 do Despacho n.º 5935/2020/Presidente/2020 - Normas Enquadradoras do Processo de Ensino a Distância);
“As tipologias de horas que decorram a distância devem cumprir os princípios do sistema de EaD definido no ano letivo 2019-2020” (nº7 do Despacho n.º 160/Presidente/2020 - Linhas orientadoras para o funcionamento das atividades no ano letivo 2020/2021)

Bibliografia

Artaud, Antoni, “O teatro e o seu duplo”, Edições Tinta da China
Barret, G. & Landlier, J. (1994). Expressão Dramática e Teatro. Lisboa: Edições ASA.
Brook , P. (2011). O espaço vazio. Tradução de Rui Lopes. Lisboa: Editora Orfeu Negro.
Bual, Augusto Teatro do Oprimido
Boal, Augusto, 200 Exercicios para atores e não atores
Cabral, C. (2004). Manual de Técnicas de Palco. Lisboa: INATEL.
Godinho, J. C. (2013). Audição Musical Participada. Revista de Educação Musical, 139, 31-39. Lisboa: APEM.
Gordon, E. E. (2000). Teoria de aprendizagem musical – competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Pedro, António, O Pequeno Tratado de Encenação, 1997, Inatel.
Strasberg, Lee, The Method, Nova Yorque
Swanwick, K. (2003). Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna.

Swanwick, K. (2014). Música, Mente e Educação. Brasil: Autêntica Editora.
Swanwick, K. (2015). Developing Discourse In Music Education: The Selected Works Of Keith Swanwick. London: Routledge.
Tecnicas de Voz-https://www.superprof.com.br/blog/treinamento-vocal-e-dicas/ (captado internet 30-9-2019)

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 10:37:19 Última actualização: 2010-07-19