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Roteiros e Percursos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: LAIS20017    Sigla: RP
Áreas Científicas: Ciências Sociais, Artes
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 16 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da CruzResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Filipe Fialho   2,33
Ana Alcântara   1,66

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A. Conhece a importância dos roteiros, percursos e audioguias, em contexto turístico, em Portugal, na Europa e no Mundo;
B. Conhece a evolução das principais características do turismo português e dos seus desafios;
C. Conhece e utiliza os documentos técnicos existentes a várias escalas, da local à nacional, que necessariamente informam a elaboração de guias e roteiros turísticos;
D. Identifica in situ as principais características patrimoniais do território;
E. Elabora roteiros turísticos locais e/ou regionais, e correspondentes propostas de audioguias de suporte, fundamentados no conhecimento do património material e imaterial local, regional e nacional;
F. Problematiza e utiliza de forma técnica e cientificamente fundamentada as características do património português a várias escalas na elaboração de roteiros, percursos e de audioguias.

Conteúdos programáticos

A. Os roteiros, percursos e audioguias no contexto turístico
A evolução e importância do turismo em Portugal
A evolução e importância do turismo no mundo
Os roteiros e percursos em Portugal: uma oferta diversificada de natureza institucional e privada
Os audioguias em Portugal: a atual oferta nacional e local

B. A elaboração de roteiros, percursos e audioguias no contexto técnico e científico
A importância do património material e imaterial
A preparação dos roteiros e audioguias com base nos recursos naturais e construídos e no património
Abordagem regional e local dos roteiros, percursos e audioguias com base no património museológico, edificado e imaterial

C. A elaboração prática de roteiros, percursos e audioguias
Tipos de roteiros e percursos
Modelos de audioguias
A importância do público-alvo
A construção informada, com base nos documentos técnicos e científicos, das propostas de roteiros, percursos e audioguias
A seleção da informação
A construção do texto informativo
Respiração, colocação, projeção, articulação vocal, expressividade e dinâmica (inflexões, entoações), agógica (andamento, silêncio, pausas) - intencionalidade comunicativa inerente ao registo áudio vocal da informação selecionada. Prática reiterada (treino) da leitura/locução…
Procedimentos basilares na gravação e produção áudio na elaboração de propostas de audioguias.

Software

Zoom-Colibri

Moodle


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Será privilegiada uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa, individual ou em grupo.
Serão realizadas visitas de estudo e saídas de campo, nomeadamente para atividades de orientação no terreno, realização de percursos temáticos citadinos, realização de percursos de natureza,etc. Aos estudantes pede-­se que tenham uma participação ativa, interveniente e crítica nas propostas detrabalho e nas atividades empreendidas; organizem, analisem e interpretem informação oral, visual e escrita; elaborem relatórios e comuniquem resultados.

Metodologias de ensino

As sessões de trabalho organizam-se em torno de atividades teórico-práticas em que se estimula a participação do grupo-turma e o trabalho de grupo.
Participação numa saída de campo/visita de estudo com recurso a um áudio-guia.
Realização de um trabalho (de grupo) escrito: proposta de roteiro/itinerário turístico focado numa temática do património cultural.
Criação e conceção de um áudio-guia.
Elaboração de uma pequena pesquisa (individual) e análise de uma tipologia de património ou um dos produtos turísticos estratégicos do PENT (Plano Estratégico nacional de Turismo).
Apresentação oral de todos os trabalhos elaborados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias utilizadas estão de acordo com a necessidade geral de compatibilizar objetivos e conteúdos da disciplina com os princípios metodológicos enunciados em 5.
Do ponto de vista da articulação com os objetivos da disciplina a metodologia utilizada assegura os mesmos, na medida em se centra em análises integradas, baseadas no conhecimento dos princípios do de elaboração de roteiros e percursos e suas fontes diversificadas, do património à geografia e história local e regional.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e de avaliação sumativa.
Os elementos de avaliação sumativa são: o trabalho de grupo (proposta de roteiro turístico e respetivo áudio-guia) e os trabalhos individuais (a análise crítica do áudio-guia utilizado na visita de estudo e apresentação do trabalho de pesquisa), assim como a participação / intervenção nas aulas e outras atividades desenvolvidas.

O trabalho de grupo terá um peso de 50% (com o trabalho escrito / conteúdo teórico a pesar 20%, o áudio-guia de suporte ao roteiro 15% e a apresentação em aula 15%); a análise crítica do áudio-guia utilizado na visita de estudo será ponderado a 20%; a pesquisa individual e respetiva apresentação oral em aula terá o peso de 20%; a participação e intervenção pertinente em aula e nas restantes atividades desenvolvidas será ponderado a 10%.

Regime de assiduidade

Os estudantes deverão frequentar pelo menos 75% das aulas

Bibliografia

AAVV (2013) – Plano estratégico nacional do turismo: Horizonte 2013-2015. Lisboa: Ministério da Economia. 89 p.
AAVV (2017) – Estratégia Turismo 2027 – Liderar o turismo do futuro. (documento para discussão pública). Lisboa: Ministério da Economia. 66 p.
ALVES, Teresa; FERREIRA, Carlos C. (2009) – O lado lunar da Animação Turística: uma estratégia de planeamento e desenvolvimento turístico e territorial. In PERES, A. N.; LOPES, Marcelino (2009) – Animação turística. Chaves: APAP. pp. 96-106.
BARROS, Vera Gouveia (2008) – Turismo em Portugal. Lisboa: Fundação Manuel dos Santos e Pedro Calafate. 112 p.
CAVACO, Carminda (2006) – O turismo e as novas dinâmicas territoriais. In MEDEIROS, Carlos Alberto (2006) (Coord.) - Geografia de Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores. p. 366-427: il.
CUNHA, Licínio, ABRANTES, António (2008) – Introdução ao turismo. 5.ª ed.. Lisboa: LIDEL. pp. 246 p.
GAIVÃO, Bernardo (2017) – Turista infiltrado. Lisboa: Fundação Manuel dos Santos e Pedro Calafate. 114 p.
http://moodle.ips.pt/1718/course/view.php?id=374
OLIVEIRA, Ernesto V. (2000) – Instrumentos musicais populares portugueses. 3.ª. ed.. Lisboa: FCG.
VIDIGAL, Luís (2000) – Museologia e animação de espaços museológicos: I. Santarém: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
ULRICHS, Michel (2003) – Atlas de música. Lisboa: Gradiva

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