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Animação, Promoção e Património Cultural

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: LAIS20018    Sigla: APPC
Áreas Científicas: Ciências Sociais, Artes
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 12 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Isaura Fernanda Graça PedroResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
José Gil   2,00
Ana Alcântara   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que o estudante possa adquirir competências ao nível de:
a) Aquisição de conhecimentos sobre o papel da animação sociocultural no âmbito da promoção do património cultural (material e imaterial).
b) Capacidade de escolha dos instrumentos de animação adequados aos objetivos pretendidos de promoção do património cultural.
c) Apropriação de técnicas de teatro, dramatização e animação lúdica, na realização de eventos de promoção do património cultural.

Conteúdos programáticos

A animação sociocultural na promoção do património cultural material e imaterial.
- O património cultural, a herança histórica, a participação da população no desenvolvimento local. A arte como facilitadora do imaginário coletivo.
- A animação sociocultural na promoção do património cultural em diferentes contextos – o seu enquadramento a nível local e nacional.
- Os serviços educativos no âmbito de museus, palácios, fundações e centros interpretativos – o seu papel na formação e educação de diferentes grupos populacionais.

A dimensão lúdica na organização de oficinas e eventos de sensibilização e divulgação do património cultural.
- Estratégias e técnicas de desenvolvimento da animação do património cultural
- O teatro na animação sociocultural e patrimonial – recriações históricas; o teatro debate, o teatro de proximidade e o teatro de rua.
- A criação performativa teatral e artística no desenvolvimento de atividades de animação patrimonial.
- A poesia, o teatro, o conto e a animação de textos de recolha oral na animação do património local.

Software

Moodle

Zoom-Colibri


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A unidade curricular de Animação, Promoção e Património Cultural procura articular o domínio da animação sociocultural com as inúmeras vertentes de que se reveste o património cultural (nas suas dimensões materiais e imateriais), de modo a conduzir a uma consolidação de conhecimentos e práticas específicas, passíveis de serem aplicadas na promoção, divulgação e preservação do mesmo.
Neste sentido, os conteúdos programáticos abordados visam dotar os estudantes de conhecimentos ao nível conceptual e a possibilidade de os operacionalizar na análise de situações concretas, estruturando-se em dois níveis complementares:

1. No primeiro bloco programático são abordados um conjunto diferenciado de conceitos-chave, opções estratégicas e enquadramentos institucionais, que intervêm na definição, compreensão, legitimação e fruição do património cultural – entendido nas suas inúmeras configurações.

2. O segundo bloco dedica-se à exploração prática de técnicas e processos de seleção de recursos humanos e materiais, que possam apoiar a animação em contextos de atuação concretos, considerados nas suas diversas modalidades.

Através da articulação entre conceitos, a produção de elementos de apoio à animação é possível a apropriação, reflexão/debate, gestão, operacionalização de conhecimentos e metodologias de atuação na realização de trabalhos dirigidos à intervenção em contextos de ação.

Pretende-se que os temas sejam articulados, de forma a demonstrarem que o profissional pode participar de forma pró-ativa na animação do património, utilizando-o como recurso de socialização e desenvolvimento da cidadania.

Metodologias de ensino

Pretende-se que os temas sejam articulados, de forma a demonstrarem que o profissional pode participar de forma pró-ativa na animação do património, utilizando-o como recurso de socialização e desenvolvimento da cidadania.
A par da sustentação teórica e discussão dos diversos temas nas sessões, serão realizados contactos com serviços, empresas, “ateliers” e criadores, que desenvolvem a sua atividade promovendo aspetos específicos do património cultural ou animando ações sobre o mesmo. Envolve também, a participação em algumas das atividades, visitando as suas instalações e contactando com os seus profissionais e organizadores. Estas sessões terão um calendário próprio, com um guião previamente definido.
A ideia subjacente a estas visitas é a análise e compreensão dos inúmeros tipos de intervenção, métodos e técnicas utilizadas nas ações promovidas.
Desenvolver entrevistas e recolhas de história oral, memórias e histórias de vida.
Realizar contactos com populações nos seus domicílios ou institucionalizados para a recolha de histórias do Teatro Porta a Porta que vão servir de base à improvisação artística através do Método do Teatro do Oprimido.
Será igualmente realizado um acompanhamento tutorial, em grupo ou individualmente, de acordo com o tema dos trabalhos a elaborar.

As aulas presenciais (HPP) acontecem na ESE.
As aulas em ensino a distância (EaD) desenvolvem-se em aulas síncronas na plataforma Zoom-Colibri.

Os processos de trabalho incluirão:
Sustentação teórica e discussão dos diversos temas nas sessões/aulas.
Aulas semanais no horário estipulado para a UC;

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A organização desta unidade curricular em torno dos seus dois eixos estruturantes, possibilita a abordagem a um leque alargado de problemáticas e uma diversidade de dinâmicas de animação em contextos patrimoniais.
O recurso a metodologias ativas possibilita a operacionalização dos conhecimentos teóricos e dos conceitos discutidos. Promove ainda, a observação e análise crítica de contextos reais de atuação, e a concretização da recolha, tratamento e apresentação pública de informação.

Metodologia e provas de avaliação

O processo de Avaliação Contínua incide sobre:
1. Participação pertinente nas aulas e nas atividades propostas (15%).
2. Trabalhos individuais
- Reflexão crítica de um texto ou documentário, a indicar pelos docentes sobre a temática em estudo, e sua apresentação em aula. (25%)
- Construção da “mochila APPC” – apresentação em aula dos instrumentos de trabalho teórico e prático e de reflexão utilizados ao longo do semestre, sendo obrigatório incluir um texto de fundamentação da performance. (10%) (Conforme a situação pandémica a apresentação realizar-se-á presencialmente ou em vídeo)
3. Trabalho de grupo (2-3 estudantes)
- Escrita / construção e apresentação de uma performance de teatro “porta a porta” baseado na recolha de memórias coletivas sobre a temática “Feiras e Bailes”. (40%) (Conforme a situação pandémica a apresentação realizar-se-á presencialmente ou em vídeo)
4. Ponderação dos dois docentes (10%)

Exame (Conforme a situação pandémica realizar-se-á à distância ou presencialmente)
1- Performance individual de 15 minutos, tendo por base memórias coletivas sobre a temática “Feiras e Bailes” (45%).
2 - Guião e Portefólio reflexivo, individual, sobre o Percurso de Criação da Performance (10 minutos)(10%).
3 - Texto de sustentação teórica sobre o papel da performance apresentada na animação patrimonial. (45%)

Bibliografia

Debord, G. (2012). A sociedade do espectáculo. Lisboa: Ed. Antígona (tradução da obra original “La Societé du Spectacle” de 1972).

Fortuna, C. e Silva, A. S. (org.) (2002). Projecto e circunstância: culturas urbanas em Portugal. Porto: Ed. Afrontamento.

Lopes, M.S. (2008). Animação Sociocultural em Portugal. Amarante: Ed. Intervenção, Associação para a Promoção e Divulgação Cultural.

Miranda, J. (2002). Teoria da Cultura. Lisboa: Ed. Século XXI.

Nabais, A. J. C. M. (1993). Nova Museologia – Novas Práticas Museológicas. Vértice, 54 (Maio-Junho).

Pereira, J., Vieites, M. & Lopes, M. (2008). A Animação Sociocultural e os Desafios do Século XXI. Amarante: Ed. Intervenção, Associação para a Promoção e Divulgação Cultural.

Silva, A. & Jorge, V. [orgs.] (1993). Existe uma cultura portuguesa? (Mesa redonda realizada na Casa das Artes - SEC, Porto em 27 de abril de 1992). Porto: Ed. Afrontamento.

Solé, G. (org.) (2015). Educação Patrimonial: Contributos para a construção de uma consciência patrimonial. Braga: Centro de Investigação em Educação (Cied), Instituto de Educação, Universidade do Minho.

Trilla, J. (2005). Animação Sociocultural – teorias, programas e âmbitos. Lisboa: Ed. Instituto Piaget.

Vidigal, L. (2000) - Museologia e animação de espaços museológicos: I. Santarém: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico. Cota: 069.61 MUS.
Bibliografia específica

Cardoso, M.M. (2016) - Centro de Memórias do Museu de Trabalho Michel Giacometti. Projecto ao “Encontro da Memória através do Património” in Mediações, Vol. 4 – n.º 2, pp. 67-81 [http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/134]

Costa, P. C. (ccord.) (2011) - KIT Recolha Património imaterial, Ministério da Cultura / Instituto dos Museus e da Conservação [http://www.matrizpci.dgpc.pt/matrizpci.web/Download/Kit/KIT%20Recolha%20Patrim%C3%B3nio%20imaterial_Integral.pdf]

Museu Municipal de Palmela (2019) – Como Construir Memória. Orientações metodológicas in Separata do boletim +museu nº 3, Museu Municipal de Palmela / Câmara Municipal de Palmela [https://www.cm-palmela.pt/cmpalmela/uploads/writer_file/document/2189/MAISMUSEU3suplem.pdf]

Sampaio, T. (2012) - Conversas de Poial: quando a memória é a várias vozes, Câmara Municipal de Palmela [https://www.cm-palmela.pt/cmpalmela/uploads/writer_file/document/2190/PUBLICACAO_poial.pdf]

Webgrafia
http://portal.unesco.org/culture/
http://www.unesco.pt/
http://icom.museum/

Observações

Para a realização do exame, os/as estudantes podem e devem solicitar tutorias com antecedência.

Opções
Página gerada em: 2024-04-16 às 19:23:02 Última actualização: 2010-07-19