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Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: LAIS20020    Sigla: ABEM
Áreas Científicas: Linguas e Literaturas, Artes
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 21 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Maria Pires PessoaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Filipe Fialho   2,00
Ana Maria Pessoa   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se com esta Unidade Curricular de Opção desenvolver competências sustentadas por quatro pilares: a Leitura, a Biblioteca e o Museu e os Espaços museológicos. A Animação articula-as transversalmente e concretiza-as em cinco eixos: Ver, Ler, Pensar, Produzir e Animar.
O aprofundamento teórico atualizado destas temáticas alimenta as discussões nas aulas e o trabalho das estudantes.
Com esta UC pretende-se dar a conhecer e mobilizar conhecimentos de diferentes áreas culturais, refletir sobre conceitos inerentes aos contextos de intervenção e desenvolver a competência comunicativa oral e escrita assim como outras literárias, entre elas a literária mediática.
Também se estimula a produção de textos orais, escritos ou em outros suportes adequados aos diferentes contextos de intervenção.
Organizam-se e planeiam-se atividades de animação cultural para bibliotecas, museus e espaços museológicos e organizam-se e produzem-se materiais que estimulam e potenciam a utilização destes espaços por públicos diferenciados.
Conhecer e mobilizar conhecimentos de diferentes áreas culturais.
Refletir sobre conceitos inerentes aos contextos de intervenção do âmbito desta UC.
Organizar e planear atividades de animação cultural para bibliotecas, museus e espaços museológicos, nomeadamente através da produção de textos orais, escritos ou em outros suportes e de materiais adequados aos diferentes contextos de intervenção, que estimulem e potenciem a utilização destes espaços por públicos diferenciados.
Intervir, através da apresentação de propostas de atividades originais, na animação dos locais de estágio ou em espaços possíveis caso as estudantes não tenham atividade de intervenção em Bibliotecas, Museus e Espaços Museológicos.

Conteúdos programáticos

Conceitos fundamentais em Leitura(s), Museologia e Bibliotecas.
- Políticas culturais e programação em Bibliotecas e Museus.
-Tipologias de leitura(s), Bibliotecas, Museus e Espaços Museológicos
- Concecção e concretização de práticas de animação em diferentes contextos.
- Educação Formal e Informal – serviços educativos de Bibliotecas, Museus e espaços museológicos: organização e práticas.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Nesta Unidade Curricular (UC) pretende-se que as estudantes sejam capazes de perceber a necessidade de formação e investigação nas áreas da literacia da leitura(s), bibliotecas, museus e espaços museológicos para poderem intervir, propondo atividades de animação dirigidas a diferentes públicos, diversificados e dispersos.
Com estes conteúdos também podem refletir sobre as diversas questões que se colocam a programadores culturais e às relações que, numa comunidade, a leitura/a biblioteca, o museu e os espaços museológicos podem estabelecer com os valores culturais, a preservação de uma história ou de um conjunto de informações relevantes para a manutenção da memória cultural da região.
Leitura/Visionamento, discussão e análise de fontes de tipologias diversas.
Observação e análise de espaços museológicos e centros de recursos.
Visitas de estudo com produção de relatórios críticos finais - no presente ano tenta-se que sejam realizadas a distância e em sistema presencial.
Acompanhamento permanente e orientação de projetos de intervenção.
Reflexão sobre questões teóricas das áreas de leitura, biblioteca, museus e espaços museológicos.

Metodologias de ensino

As sessões compreendem: (i) Leitura, discussão e análise de textos; (ii) Observação e análise de espaços museológicos e de leitura; (iii) Elaboração de pequenos comentários críticos; (iv) Visitas de estudo - uma virtual e outra presencial - com produção de 2 relatórios reflexivos críticos finais (v) Conceção, planificação, apresentação e discussão de propostas de intervenção.

O trabalho desenvolvido na UC é objeto de avaliação contínua (assiduidade e intervenção nas aulas, realizando os pequenos trabalhos desenvolvidos em cada bloco) + Avaliação sumativa (global) sendo obrigatória a produção de uma proposta de intervenção original em contexto de Estágio ou outro, sobre leitura(s), bibliotecas, museus ou espaços museológicos (em grupo, até 3 elementos (se estiverem no mesmo local de estágio; a conceção, fundamentação e planificação de uma proposta de intervenção num contexto, que tem de ser apresentada em sessão de aula (Individual).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Se se pretende que as(os) estudantes sejam capazes de identificar, compreender, agir e produzir um trabalho original de animação (a ser aplicado numa biblioteca, num museu ou noutro espaço museológico) há que ler diversos textos teóricos sobre esses assuntos e ver muitas outras propostas de dinamização de coleções já existentes.
A proposta e produção de atividades para intervenção permite a verificação do desenvolvimento de capacidades que reflitam o contributo teórico e reflexivo da UC na formação dos estudantes.

Metodologia e provas de avaliação

Estão previstos diferentes produtos de avaliação:
1 Trabalho em grupo
2 relatórios de visita de estudo
5/15 Reflexão crítica sobre sessões teóricas/aulas práticas

Neste ano de 2020/2021, as condições são alteradas:

Realização de sessões síncronas via Zoom, nos horários das aulas ou fora deles, para apresentação e exploração de conteúdos, acompanhamento dos trabalhos e esclarecimento de dúvidas.
Disponibilização de documentos para consulta via correio eletrónico e Zoom.
Utilização da Plataforma Moodle e TEAMS para disponibilização de:
- documentos de consulta;
- atividades a executar;
- proposta de trabalho (para incluir nas atividades previstas para sala de aula)
- entrega de trabalhos;
- fóruns de discussão.
Acompanhamento assíncrono das atividades propostas para os grupos de trabalho e para os trabalhos individuais (além de correio eletrónico e telemóvel).
Desenvolvimento de trabalhos individuais e em grupo.
Avaliação final - auto/heteroavaliação feita pelo/a docente.
Sistematização das aprendizagens realizadas e das competências desenvolvidas.

Avaliação Contínua:
Trabalho em grupo - intervenção na área de leitura/biblioteca/museus/espaços museológicos (50%)
30% para conceção
20% para apresentação
Visitas (30%) – (15%+15%)
Reflexão crítica sobre sessões teóricas/aulas práticas (20%)

EXAME:
Estudantes que tenham cumprido sessões presenciais:
A avaliação por exame será feita, como previsto em calendário académico.
A referida prova, para evitar a atividade presencial, será feita online, na Plataforma ZOOM, sem componente escrita; será feita apenas em vertente oral.
A prova - sobre os temas/áreas sobre as quais não tenha incidido o trabalho;
Exame como forma de avaliação única - A prova recai sobre todos os temas/áreas da UC.
Estudantes podem ter apoio tutorial até 15 dias antes da referida prova de exame.



Regime de assiduidade

as/os trabalhadores-estudantes estão abrangidos pelo ponto 3 do artigo 24º do regulamento de Frequência e Avaliação da ESE/IPS.
No presente ano 2020/2021 este item não se aplica.

Bibliografia

Indicada em cada sessão, para cada área - Leitura(s), Bibliotecas, Museus e Espaços Museológicos.

Observações

Em 2020/2021, das as circunstâncias em que se desenrola a UC, as sessões posteriores a 19 ide abril de 2021 são síncronas e assíncronas.
O Programa será cumprido na íntegra. Prevê-se que o calendário académico (previsto para o ano normal) será respeitado também.
São realizadas tutorias com estudantes, via telefone, correio eletrónico e Zoom.
Os produtos de avaliação mantêm-se, com as tarefas a serem avaliadas de cada sessão para cada sessão; a visita de estudo é virtual (a um dos locais) e presencial (ao outro local); o trabalho em grupo mantém-se com grupos de 3 estudantes por tema; a apresentação está prevista também em sessão síncrona.

Opções
Página gerada em: 2024-04-24 às 18:05:32 Última actualização: 2010-07-19