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Formação de Formadores

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: LAIS20030    Sigla: FF
Áreas Científicas: Pedagogia
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 14 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa Rebelo de Oliveira PiresResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Perloiro   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A UC Formação de Formadores segue uma matriz curricular estruturada em torno de 3
eixos — área de intervenção, macro competências e unidades de competência — que,
partindo da identificação das principais áreas de intervenção (preparação e planeamento,
concepção, desenvolvimento e avaliação da formação), visa a aquisição das seguintes
competências nucleares que estruturam a actividade do formador *:
. preparar e planear processos de aprendizagem;
. facilitar processos de aprendizagem orientados para a especificidade dos formandos e
dos contextos;
. acompanhar e avaliar as aprendizagens;
. gerir a dinâmica da aprendizagem ao longo da vida;
. explorar recursos multimédia e plataformas colaborativas;
. gerir a diversidade (pedagogia diferenciada e pedagogia inclusiva);
. desenvolver atitudes de inovação e criatividade.
Pretende-se desta forma promover a aquisição, a actualização e o aperfeiçoamento de
competências mobilizáveis para as actividades da animação da formação, num sentido
alargado: na concepção e elaboração de programas de formação e de materiais
pedagógicos; na gestão e coordenação da formação; no campo da investigação e da
experimentação de novas abordagens formativas com públicos diferenciados*.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos encontram-se organizados em grandes blocos temáticos
(módulos e sub-módulos), seguindo de perto as orientações preconizadas para a
formação pedagógica inicial de formadores:
1. Formador: sistema, contextos e perfil
Formador: contextos de intervenção
Aprendizagem e criatividade
2. Simulação pedagógica inicial
Preparação e concretização das simulações
Análise e projecto de melhoria
3. Comunicação e dinamização de grupos em formação
Comunicação e comportamento relacional
Diversidade no contexto de formação
4. Metodologias e estratégias pedagógicas
Métodos e Técnicas pedagógicas
Pedagogia e aprendizagem inclusiva e diferenciada
5. Operacionalização da formação: do plano à acção
Competências e objectivos operacionais
Desenho do processo de formação-aprendizagem
6. Recursos didácticos e multimédia
Exploração de recursos didácticos
Construção de apresentações multimédia
7. Plataformas colaborativas de aprendizagem
Plataformas: finalidades e funcionalidades
Comunidades virtuais de aprendizagem
8. Avaliação da formação e das aprendizagens
Avaliação quantitativa e qualitativa
Avaliação: da formação ao contexto de trabalho
9. Simulação pedagógica final
Preparação e concretização das simulações
Análise e prospectiva técnico-pedagógica


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos estão intrínsecamente articulados com os objectivos estabelecidos para a UC, encontrando-se organizados por blocos temáticos (módulos e sub-módulos) que traduzem as dimensões Pedagógica, Organizacional, Prática, e Deontológica e Ética da actividade de formador*.

Metodologias de ensino

A metodologia de trabalho a desenvolver será principalmente centrada no trabalho do
estudante, através do desenvolvimento de sessões teórico-práticas, simulações
pedagógicas e trabalho de projecto com vista à construção de um projecto de intervenção
pedagógica, e da criação de grupos de discussão.
O recurso a metodologias activas de formação tem como finalidade facilitar a aquisição e
mobilização de competências técnicas e pedagógicas pelos estudantes.
Será dada uma particular atenção aos produtos construídos no processo de formação,
bem como à sua partilha com o grupo e divulgação dos mesmos. As sessões serão
organizadas de forma a articular actividades de natureza teórica, teórico-prática e de
simulação. O processo compreenderá a: (a) Pesquisa de informação, exposições e
apresentações, exercícios práticos (b) Leitura, discussão e análise de textos e outros
materiais de apoio; (c) Elaboração de um projecto de intervenção pedagógica, adequado
a um contexto e público específicos; (e) Concepção de materiais pedagógicos (f)
Simulações pedagógicas (inicial e final).
Acompanhamento tutorial :
O acompanhamento tutorial desenvolvido, individual / grupo, tem como finalidade apoiar
e orientar os alunos ao longo da UC na realização dos trabalhos individuais / grupo,
esclarecer questões e dúvidas, prestar aconselhamento e informações; monitorizar o
percurso formativo do estudante e propor melhorias. O acompanhamento é feito quer de
uma forma presencial, quer a distância.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de trabalho pedagógico, activas na sua essência, encontram-se intrinsecamente articuladas com os objectivos de aprendizagem estabelecidos para a UC. O trabalho de projecto, os exercícios práticos e as simulações pedagógicas (autoscopias) assumem uma grande centralidade nesta U.C. Pretende-se desenvolver conhecimentos e competências necessários ao exercício da actividade de formador, particularmente no domínio da concepção, desenvolvimento e avaliação de um projecto de intervenção pedagógica, para um público e contexto específico.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua. O acompanhamento e a avaliação do estudante fazem parte integrante do seu percurso formativo.

A avaliação contínua pressupõe assiduidade de frequência e participação qualificada nas sessões. O estudante terá que ter obrigatoriamente aproveitamento positivo em cada um dos blocos temáticos que compõe o programa da UC: para a obtenção do CCP é necessário que os estudantes realizem todo o percurso formativo com aproveitamento, cumprindo a assiduidade mínima de 95%.

A avaliação ocorre em três momentos: no início da formação (diagnóstica), durante a formação (contínua, tanto formativa como sumativa) e no final da formação (sumativa).
Serão utilizadas grelhas e escalas de avaliação.
A classificação final (100%) é obtida a partir das classificações obtidas em:

. simulação inicial (10%)
. objectivos pedagógicos (30%)
. competências pedagógicas (30%)
. projecto de intervenção (30%)

A classificação final é expressa numa escala quantitativa de 0 a 20.
A realização das simulações pedagógicas (inicial e final) e do projecto de intervenção é obrigatória.
Caso não tenham aproveitamento na avaliação contínua da UC ou pretendam realizar melhoria de nota, os estudantes poderão ser avaliados em época de exame mediante reformulação do projecto de intervenção.

Regime de assiduidade

Os estudantes deverão: (a) estar presentes em 95% das sessões e participar
na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos individuais e de grupo
propostos; (b) realizar a pesquisa de informação necessária à realização dos trabalhos
propostos (c) participar activamente nas sessões, realizando as actividades programadas.

Bibliografia

Bibliografia geral
BARBIER, Jean-Marie (1985). L´ évaluation en formation. Paris: Puf
Canário, Rui (2008) Educação de Adultos. Um campo e uma problemática. Educa, Lisboa
CANÁRIO, R. e Cabrito, B., orgs, (2005) Educação e Formação de Adultos. Mutações e convergências. Educa, Lisboa
CARDIM, José (1999) O Sistema de Formação Profissional em Portugal, Cedefop
COLON, A. (1987) Pedagogia Social e intervención socioeducativa. In: A. COLOM,. Pub. Cruz, Jorge Valadas (1998) Formação Profissional em Portugal. Do levantamento de CRUZ à avaliação. APAF, Lisboa
FIGARI, Gerard (1996) Avaliar: Que referencial? Col. Ciências da Educação, Porto Editora, Porto
D´HAINAULT, L. e VASAMILLET, C. (1996), A formação integrada centrada no formando e organizada de forma sistémica. Col. Módulos de Concepção da Formação, Módulo 1, Centro Internacional da Formação OIT – Turim, Ed. IEFP, Lisboa
D´HAINAULT, L. e VASAMILLET, (1996), Introdução à Avaliação – A problemática. Col. Módulos de Concepção da Formação, Módulo 50, Centro Internacional da Formação OIT – Turim, Ed. IEFP, Lisboa
ESTRELA, A. e NÓVOA, A. (1993). (Orgs.), Avaliações em educação: Novas perspectivas. Porto: Porto Editora.
COIMBRA, J; GONÇALVES, C. e CRESPO, C (2001). A formação no mundo global: um dispositivo na promoção de competências transversais. Disponível em http://www.psicologia .com.pt/artigos. (Acesso: 22 de Agosto de 2005).
Hadji, C. (1989). Évaluation, règles du jeu. Paris: ESF.
PÉREZ SERRANO , G. (2003): Pedagogía Social- Educación Social. Construcción científica e intervención práctica. Madrid: Narcea.
PERRETI, André (1991) Organiser dés formations. Paris ; Hachette
Pinto, Jorge (1990) Psicologia da aprendizagem, hoje. Formar, l, 6-15
Pinto, Jorge (1992) A avaliação como um instrumento de gestão do provável. Formar, 5, 4-13
PINTO, Jorge (1990) O Trabalho de Grupo. Setúbal: ESE de Setúbal e Projecto Petra
PINTO, Jorge (1999) Psicologia da aprendizagem, concepções, teorias e processos. Lisboa: I.E.F.P., Colecção aprender. (3º edição)
PIRES, Ana Luísa (2005) Educação e Formação ao Longo da Vida: análise critica dos sistemas e dispositivos de reconhecimento e validação de aprendizagens e de competências, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Rodrigues, A. e Esteves, M. (1993) A análise de necessidades na formação de professores. Porto
SIMÕES, Maria Francisca (2007) A dimensão territorial no âmbito da intervenção do RVCC, in Revista Formar nº 58, Jan/Mar. 2007, IEFP, Lisboa

A Bibliografia recomendada pelo IEFP é facultada para cada módulo (excede o limite de caracteres deste quadro) e os links estão disponíveis no moodle.







Observações

Para a obtenção do CCP, é necessário um total de 90 horas de formação presencial para um grupo de 12 formandos. Considerando que a UC Formação de Formadores tem 60h horas presenciais, as 30h em falta serão desenvolvidas em duas UC — PELV (MF1) e TIC em Contextos Profissionais (MF6 e MF7). Caso seja necessário afectar mais horas presenciais (se o grupo de formandos for superior a 12, terão que ser acrescentadas mais 2h por formando para as autoscopias), que poderão ser contabilizadas com base na UC de PELV (MF4) .

Opções
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