|
Pedagogia e Educação ao Longo da Vida
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2019/2020 - 1S
Código: |
LAIS204 |
|
Sigla: |
PELV |
Áreas Científicas: |
Pedagogia |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
34 |
Plano de Estudos - 2014 |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Compreender as principais características e tendências de evolução do actual contexto sócioeconómico e
profissional; compreender o papel da educação e da formação como motores de desenvolvimento pessoal,
social, profissional e económico, no âmbito do paradigma de Educação /Formação ao Longo da Vida; conhecer
o sistema de educação /formação em Portugal; compreender as razões de adequação do trabalho pedagógico de formação a públicos sociais heterogéneos, em função das necessidades e das especificidades; desenvolver estratégias de identificação de necessidades de formação, de concepção e dinamização de um projecto de
formação; compreender os processos de aprendizagem de adultos e identificar recursos e/constrangimentos
ao processo formativo; utilizar a avaliação como um processo ao serviço das aprendizagens, das acções e dos
projectos de formação.
Conteúdos programáticos
1.Educação, formação e desenvolvimento. A aprendizagem ao longo da Vida.
2. O sistema de Educação /Formação em Portugal.
3. Aprendizagem e modelos pedagógicos
4. O projecto de formação (centrado no formando e organizado de forma sistémica)
5. Concepção, organização e implementação de um projecto de acção pedagógica
6. Metodologias e estratégias pedagógicas
7. Comunicação e animação de grupos
8. A avaliação pedagógica
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A metodologia de trabalho pedagógico está centrada no trabalho do aluno e tem como objectivo a vivência e
experimentação de diferentes tipos de metodologias. O trabalho é orientado para a metodologia de projecto,
grupos de discussão, seminários e painéis. É dada uma particular atenção aos produtos construídos no
processo de formação, bem como à sua partilha com o grupo e divulgação. As sessões são organizadas de
forma a articular actividades de natureza teórica, teórico-prática e seminários.
Metodologias de ensino
A metodologia de trabalho pedagógico está centrada no trabalho do aluno e tem como objectivo a vivência e
experimentação de diferentes tipos de metodologias. O trabalho é orientado para a metodologia de projecto,
grupos de discussão, seminários e painéis. É dada uma particular atenção aos produtos construídos no
processo de formação, bem como à sua partilha com o grupo e divulgação. As sessões são organizadas de
forma a articular actividades de natureza teórica, teórico-prática e seminários.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As estratégias pedagógicas desenvolvem-se com base na articulação actividades de natureza teórica, teórico-prática e seminários. O processo compreende pesquisa de informação, exposições e apresentações; leitura, discussão e análise de textos; recensões orais de textos; elaboração de um projecto de formação, adequado a um contexto e público específicos; construção dos instrumentos de recolha e tratamento de informação com vista à elaboração do projecto; apresentação e discussão dos trabalhos realizados.
O trabalho de projecto assume uma grande centralidade nesta U.C. Pretende-se desenvolver conhecimentos na área da educação / formação de adultos e desenvolver as competências dos estudantes no domínio da concepção de um projecto de formação, em contexto real e com públicos diferenciados.
O acompanhamento tutorial desenvolvido, individual / grupo, tem como finalidade apoiar e orientar os alunos ao longo da UC na realização dos trabalhos individuais / grupo, esclarecer questões e dúvidas, prestar aconselhamento e informações; o acompanhamento é feito quer de uma forma presencial, quer a distância.
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objecto de:
I) Avaliação contínua
Ou
II) Avaliação sumativa (exame final)
I) A avaliação contínua pressupõe assiduidade de frequência às aulas (o estudante terá que participar no mínimo em 2/3 das aulas). A avaliação contínua terá como base a concepção e apresentação de um projecto de formação, realizado em grupo. A avaliação será feita através da concepção de um projecto de formação, que integra a estratégia desenvolvida e os instrumentos ou materiais produzidos; inclui ainda uma reflexão final de natureza individual sobre as aprendizagens realizadas no âmbito da unidade curricular.
A classificação final de cada estudante terá por base, para além da sua participação qualificada nas dinâmicas propostas:
- Concepção e apresentação do projecto de formação (100%)
II) A avaliação sumativa será realizada através de um exame final (100%).
Regime de assiduidade
A avaliação contínua pressupõe assiduidade de frequência às aulas (o estudante terá que participar no mínimo em 2/3 das aulas).
Observações
Os conteúdos programáticos desenvolvidos em: 1 – Educação, Formação e Desenvolvimento, 2 – O Sistema de Educação e Formação em Portugal, e 3 – Aprendizagem e Modelos Pedagógicos, correspondem, em termos de carga horária e de conteúdos, aos contemplados no módulo 1 Formador: Sistema, Contextos e Perfil do Referencial de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (IEFP), para efeitos de obtenção do CCP.
|
|