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Comunicação Empresarial e Marketing

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: LAIS303    Sigla: CEM
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 35 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria Alcina Velho Dourado da SilvaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Alcina Dourado   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Este programa foi objeto de atualização a 14.10.2020 devido ao Plano de regresso às atividades presenciais no âmbito da covid-19 2020-2021

Objectivo geral

Compreender conceitos, disciplinas e técnicas da comunicação institucional e organizacional numa óptica de Marketing e aprender a desenvolver e a aplicar estratégias / técnicas de comunicação em organizações são os objectivos centrais da unidade curricular.

Objectivos específicos

 Compreender o papel da comunicação no desempenho das organizações, em particular de âmbito cultural e social;
 Desenvolver competências para a implementação de estratégias e técnicas de comunicação;
 Conhecer os diferentes sectores da comunicação institucional e as suas especificidades;
 Actuar nos distintos campos do trabalho de comunicação empresarial e do marketing;
 Interagir com as diversas tecnologias, ferramentas e produtos da comunicação;
 Aprender a conceber, aplicar, gerir e avaliar uma estratégia de comunicação aplicada ao setor social.

Conteúdos programáticos

1. Objetivos da disciplina, conteúdos, metodologia, sistema de avaliação, calendarização, modo de funcionamento das sessões presenciais e apresentações

2. Processo de comunicação e evolução histórica da comunicação empresarial e do marketing

3. Campos da comunicação institucional.
- Tipologia de organizações (Empresas privadas, Organizações corporativas e representativas, Organizações públicas e órgãos de governo, Organizações não-governamentais)

4. Comunicação empresarial e marketing - Conceitos básicos
- Conceito de gestão de Marketing, marketing estratégico e marketing-mix
- Meio envolvente de Marketing (o Micro ambiente e macro ambiente de marketing)

5. - Particularidades da gestão de Marketing
– O Marketing Social e o marketing nas organizações sem fins lucrativos

6. Estratégia de comunicação
- Do diagnóstico à estratégia: a Análise SWOT
- Comportamento e processo de compra, consumo e adesão
- Públicos-alvo, StakeHolders e ShareHolders
- Missão, identidade e imagem corporativa

7. Planeamento estratégico no contexto das instituições
- Funções, alvos, processo e objetivos
- Elementos básicos da imagem das organizações
- Estratégias de Comunicação e Marketing
- O Plano de Comunicação
- Os meios de comunicação social
- O Mix de Comunicação de Marketing: publicidade, relações públicas, promoção de vendas, merchandising, marketing direto e Patrocínio e mecenato – conceitos fundamentais, funções e objectivos
- Gestão da comunicação: a execução da estratégia, serviços externos, gestão dos profissionais, distribuição e disseminação, serviços e práticas, processos de avaliação, gestão de crises.

8. Especificidades das ferramentas da comunicação e do Marketing: objectivos, alvos, produtos, processos, técnicas e características particulares de cada ferramenta

9. Limites éticos e legais na comunicação empresarial
- Ética e Responsabilidade Social

Palavras Chave

Ciências sociais > Ciências da comunicação > Comunicação empresarial

Ciências sociais > Ciências da comunicação > Ciências da comunicação

Ciências sociais > Economia > Marketing > Publicidade

Ciências sociais > Ciências da comunicação > Relações públicas

Ciências sociais > Economia > Economia do consumidor > Estudos sobre o consumidor

Ciências sociais > Economia > Economia social

Ciências sociais > Economia > Marketing


Metodologias de ensino

As diferentes temáticas a abordar serão organizadas por conceitos e ferramentas num enfoque maioritariamente teórico-prático. As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos, bem como em exercícios a partir quer da informação fornecida diretamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais disponibilizados atempadamente através da plataforma de ensino a distância Moodle ou Teams.
Cada sessão presencial será composta, necessariamente, por componentes teóricos e práticos, exceto se os condicionalismos no acesso aos equipamentos necessários impliquem a divisão das horas semanais de contacto em sessões letivas teóricas e práticas. Ênfase em métodos activos, em particular prevendo-se o emprego dos métodos da descoberta com apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo, método expositivo misto, estudos de caso e simulações podendo implicar leitura, análise e discussão de textos; elaboração e apresentação de trabalhos escritos, incluindo comentários críticos; apresentação e discussão de trabalhos, com destaque para a realização de exercícios propostos pelo docente.
Inclui-se ainda a discussão orientada sobre temas relacionados, a partir de vários documentos-base, nomeadamente materiais audiovisuais e textos, podendo apresentar-se em várias línguas para além da língua portuguesa e provenientes de várias fontes.
Apresentação dos resultados das diferentes actividades (recorrendo a diferentes métodos de apresentação, incluindo comunicação oral e powerpoint.
Recurso à aprendizagem em blended learning através de plataforma de ensino a distância, o que implica o recurso às respectivas ferramentas de comunicação como os fóruns. Sugere-se que os alunos venham munidos de equipamento informático portátil que facilite o acesso e/ou a realização de atividades no âmbito da uc, caso o docente o indique explicitamente.
A plataforma de ensino a distância Moodle em http://moodle.ese.ips.pt/ servirá igualmente para ministrar conteúdos, possibilitar a realização de actividades teórico-práticas e permitir a interacção entre docente-aluno e aluno-alunos sendo, por isso, uma ferramenta incluída na avaliação do discente, em particular no caso do discente trabalhador estudante.
Excecionalmente e durante o período coincidente com Estágios ou devido a outros motivos que impossibilitem a realização de sessões letivas presenciais, as actividades correspondentes desenrolar-se-ão via plataformas de ensino a distância.
Acompanhamento tutorial: o docente estará presente em quatro modelos possíveis: i) em sessões presenciais, de acordo com o calendário letivo; ii) através de marcação de reunião de acompanhamento em modelo de orientação tutória solicitada previamente pelo aluno ou grupo de alunos em horário e local a definir; iii) através de plataforma de ensino a distância disponibilizada pela instituição de ensino, recorrendo às ferramentas mais indicadas para o efeito, nomeadamente fóruns, chats ou troca de mensagens; iv) através de contacto via correio eletrónico institucional. Os procedimentos e contatos são divulgados na própria plataforma de acordo com o tipo de atividades a realizar ao longo do ano letivo.
As sessões de apoio servirão, fundamentalmente, para auxiliar alunos e grupos de alunos (em especial trabalhadores-estudantes) aquando da realização da avaliação, entre outras atividades teórico-práticas, podendo decorrer em sessão plenária ou em reuniões individualizadas, presencialmente ou a distância. Estarão sempre sujeitas a confirmação.
Após o términus das atividades letivas quer o docente quer a plataforma de ensino a distância ficam disponíveis até ao final da época de exames de recurso.

Metodologia e provas de avaliação

a) Teste – 50% da nota, com realização em data a definir segundo calendário próprio;
b) Exercícios, individuais ou em pequenos grupos, podendo incluir apresentação escrita e oral – 50% da nota, com realização e entrega em data a definir segundo calendário próprio. Este elemento de avaliação pode ser substituído pela realização de um trabalho individual no caso de estudantes que beneficiem de estatuto e comprovadamente não possam frequentar as aulas.
Em avaliação contínua a nota final de cada aluno corresponde ao resultado do cálculo de acordo com a percentagem atribuída a cada momento de avaliação: nota final = (A*50%)+(B*50%).
Esta fórmula pode ser sujeita a alteração após o início do ano lectivo, devendo, nesse caso ser divulgada em documento próprio.
De modo geral considera-se ainda aspectos como a qualidade das intervenções e capacidades reveladas (pesquisa, método de trabalho, reflexão, análise crítica, organização, interacção de grupo, linguagem utilizada e contribuições individuais).
Espera-se que cada aluno esteja presente em cada aula e participe nas questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo, nomeadamente discussões; reúna a documentação aconselhada, leia e analise os textos de apoio de modo a estar preparado para os discutir; execute os trabalhos programados; aceda à plataforma de ensino a distância e participe de forma activa e colaborante nas actividades aí propostas.

Regime de assiduidade

A avaliação contínua dos estudantes depende da sua participação nas atividades letivas através das atividades propostas.
O estudante trabalhador-estudante ou abrangido por outros estatutos reconhecidos na ESE/IPS deve informar o docente quanto à sua situação nos primeiros 15 dias de atividade letiva em comunicação escrita. Nestes casos, a assiduidade e participação na plataforma de ensino a distância e equivalentes é fundamental. Qualquer alteração deve ser comunicada atempadamente por escrito. Só serão considerados os casos patentes no portal da ESE devidamente justificados de acordo com as normas em vigor.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

Caetano, J., & Rasquilha, L. (2005). Gestão da comunicação. Quimera.
Eiró-Gomes, M. (Ed.). (2017). Comunicação E Organizações da Sociedade Civil: conhecimento e reconhecimento. Plataforma Portuguesa das ONGD e ESCS-IPL.
Lindon, Denis, Lendrevie, Jacques, Lévy, Julien, Dionísio, Pedro, Rodrigues, J. V. (2008). Mercator XXI (11th). Lisboa: Publicações D. Quixote.
Martins, R. (2010). Comunicação de gestão da mudança: como (re)criar uma organização de confiança no terceiro sector. In J. W. Azevedo, Carlos, Franco, Raquel Franco, Meneses (Ed.), Gestão de organizações sem fins lucrativos (pp. 273–284). Porto: Imoedições.

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar e documentação de apoio: poderá ser disponibilizada ao
longo da leccionação da disciplina nas aulas, através da plataforma de ensino a distância
da ESE.
Páginas na internet
Associação Portuguesa Comunicação de Empresa
http://www.apce.pt/
Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing
http://www.apap.co.pt/
Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações
Públicas
http://www.apecom.pt/
Entidade Reguladora para a Comunicação Social
http://www.erc.pt/
6
SOPCOM
https://www.sopcom.pt/page/home

Observações

Esta UC com o código AIS30003 é de frequência obrigatória aos alunos inscritos no 3º ano de Animação e Intervenção Sociocultural.
A Língua de Ensino é o Português.
Na plataforma de ensino a distância Moodle serão disponibilizadas as informações necessárias ao cabal desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), incluindo sumários.
O Programa será apresentado na 1ª sessão lectiva presencial, para além de disponibilizado no portal institucional podendo ser sujeito a revisão durante os primeiros 15 dias de actividade lectiva do ano a que diz respeito, altura a partir da qual passa a versão definitiva para o actual ano lectivo. Até lá a versão definitiva para o ano lectivo a que diz respeito é sujeita a revisão. Posteriormente a versão final será disponibilizada no portal e área Moodle para consulta integral.
Os alunos interessados em aceder devem validar a sua inscrição nesta UC directamente na página da UC em http://moodle.ese.ips.pt/
O acesso à plataforma de ensino a distância Moodle é condição essencial para acompanhar a uc.
Dispositivos online a utilizar (Plano de regresso às atividades presenciais no âmbito da covid-19 2020-2021)
Zoom Colibri; e-mail; Moodle; Messenger; Whatsapp, sem menosprezo por outros que estão sob análise como o Skype, Teams e Stream, para além de sugestões dos estudantes e soluções que entretanto sejam disponibilizadas. O objetivo é permitir que as soluções se adaptem às condições dos estudantes ao mesmo tempo que se garante o cumprimento da planificação.

Opções
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