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Língua e Prática Textual

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 1S

Código: LAS03    Sigla: LPT
Áreas Científicas: Línguas e Literaturas
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LAS 47 Plano de estudos_2021 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Crespo Pires SequeiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carolina Silva   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

• Mobilizar estratégias de adequação enunciativa.
• Adquirir ferramentas de responsabilização enunciativa.
• Manipular corretamente instrumentos de recolha e de sistematização de informação.
• Produzir textos orais e escritos de géneros diferenciados, respeitando as suas propriedades configuradoras.

Conteúdos programáticos

1. Usos orais e escritos da língua
a. Adequação dos discursos a contextos diversificados
b. Princípios de textualidade

2. Literacia da informação
a. Princípios éticos em contexto académico
b. Estratégias de pesquisa, seleção, tratamento e divulgação da informação
c. Normas para a elaboração de trabalhos académicos

3. Produção de textos orais e escritos
a. Géneros textuais para expor e para argumentar
i. Resumo
ii. Exposição Oral
iii. Artigo de Opinião


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A unidade curricular pretende ser um espaço de aprendizagem, relativamente à compreensão e produção de textos. Uma vez que a prática textual implica situações de uso da língua oral e escrita, as oportunidades educativas a criar, através da compreensão e produção de diferentes géneros de textos, são potenciadoras do desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes.

Metodologias de ensino

• Aulas de natureza expositiva.
• Práticas de leitura e análise de textos modelares.
• Planificação, produção, revisão e edição de textos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As necessidades comunicativas verificadas nos estudantes e/ ou por eles identificadas são o ponto de partida para o desenvolvimento de competências de análise e de síntese, promotoras do seu sucesso académico e profissional.

Metodologia e provas de avaliação

Os elementos da avaliação contínua têm os pesos que se indicam a seguir:
• Participação nas aulas e nas atividades propostas – 10%
• Prova escrita individual – 40%
• Trabalho de pesquisa escrito em grupo - 25%
• Apresentação oral do trabalho de pesquisa – 25%

Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes podem fazer um exame final (100%). Durante a primeira semana de aulas, deverão contactar a docente da UC, a fim de indicarem por qual das modalidades optam. Caso escolham o exame final podem, tal como os restantes estudantes, acompanhar as atividades realizadas pela página da UC na plataforma Moodle.
Os estudantes com estatuto especial devem contactar a docente da UC, até ao final da primeira quinzena do semestre, para definir as formas de avaliação.

Regime de assiduidade

Presencial. Os estudantes devem comparecer a 75% das aulas, sendo que os estudantes trabalhadores devem informar a docente no início do semestre para combinar como organizar o trabalho a desenvolver.

Bibliografia

Adragão, J.V. (1998). Língua Portuguesa – Gramática de Uso. Setúbal: ESE-IPS.
Aguiar e Silva, V. & Costa, J. (2008).Dicionário Terminológico. Lisboa: Ministério da Educação.
Cardeira, E. (2006). História do Português. Lisboa:Caminho.
Coulmas, F. (ed) (1997).The Handbook of Sociolinguistics. Oxford: Blackwell.
Cunha, C. & Cintra, L. (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa.
Duarte, I.(2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: U. Aberta.
Faria, I.H. & outros (org.) (1996).Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Gordon Jr., R.G. (ed) (2005).Ethnologue. Languages of the World. 15th Ed. Dallas, TX: SIL.
Lomas, C. (2003). O valor das palavras (I) Falar, ler e escrever nas aulas. Porto: Edições ASA.
Lomas, C. (2006). O valor das palavras (II) Gramática, literatura e cultura de massas na aula. Porto: Edições ASA.
Mateus, M.H.M. & Villalva, A. (2006).O Essencial sobre Linguística. Lisboa:Caminho.
Mateus, M.H.M. & Cardeira, E. (2007). Norma e Variação. Lisboa:Caminho.
Neves, D. P. & Oliveira, V. M. (2001). Sobre o texto: Contribuições teóricas para práticas textuais. Porto: Edições ASA.
Saussure, F.(1992).Curso de Linguística Geral. Lisboa: D.Quixote.
Sousa, O.& Cardoso, A. (Eds). ( 2008). Desenvolver competências em Língua Portuguesa. Lisboa: Centro Interdisciplinar de estudos Educacionais da ESE de Lisboa.

https://www.infopedia.pt/
https://dicionario.priberam.org/
http://www.portaldalinguaportuguesa.org/

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Página gerada em: 2024-03-29 às 05:32:33 Última actualização: 2010-07-19