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História Contemporânea e Cidadania
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2022/2023 - 2S
Código: |
LAS07 |
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Sigla: |
HCC |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LAS |
47 |
Plano de estudos_2021 |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A nível de objetivos pretende-se: desenvolver o conhecimento e compreensão do mundo atual de forma
problematizadora, numa perspetiva de reconhecimento da realidade contemporânea nacional; promover a compreensão, apreciação e avaliação crítica da História Contemporânea portuguesa, da sua integração
regional e mundial e dos seus valores; contribuir para a formação de cidadãos(ãs) crítico(a)s e capazes de reconhecerem e usarem dos seus direitos cívicos de intervenção.
A nível de competências pretende-se: Conhecer a História Contemporânea de Portugal tendo em conta a sua complexidade e correlação; saber relacionar as diferentes dimensões espácio-temporais e compreendê-las numa perspetiva sincrónica e diacrónica; mobilizar conhecimentos numa perspetiva crítica; mobilizar literacias. múltiplas na abordagem dos temas históricos bem como dos fenómenos do mundo atual e desenvolver capacidades para utilizar os conhecimentos da História Contemporânea na intervenção cívica e social.
Usar as fontes mais atualizadas que, na área, têm vindo a ser disponibilizadas, sobretudo no que à "história a partir de baixo" (Hobsbawm, 2002) diz respeito.
Conteúdos programáticos
I PARTE O LIBERALISMO 1. A revolução liberal.
II PARTE A REPÚBLICA 1. O novo regime político republicano 1.1 Estado laico e a questão religiosa. 2. A República e os movimentos sociais. 3. O sidonismo 3.1. Elementos de modernidade do sidonismo
III PARTE O ESTADO NOVO 1. A crise do regime republicano e o contexto internacional 1.1.Uma nova geografia europeia no pós-guerra. 1.2. As principais fontes ideológicas do Estado Novo. 2. A consolidação do regime 3. A estrutura social portuguesa dos anos 30 aos anos 50. 4. Estruturas de controle político e ideológico do Estado Novo. 5 . As relações entre a Igreja Católica e o Estado Novo. 6. Da consolidação do salazarismo ao marcelismo 7. A política educativa do Estado Novo
IV PARTE GOLPE MILITAR, REVOLUÇÃO E LEGITIMIDADE CONSTITUCIONAL
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A compreensão, apreciação e avaliação crítica da História Contemporânea portuguesa, da sua integração regional e mundial, dos seus valores e do seu devir, constituem aspetos fundamentais da construção e afirmação de identidade, para o que a História, enquanto disciplina, pode e deve contribuir.
A formação de cidadãos(ãs) crítico(a)s e capazes de reconhecerem e usarem dos seus direitos cívicos de intervenção é reforçada pela forma como se encara aqui o contributo da História Contemporânea.
Com estes conteúdos programáticos pretende-se ainda que o/a estudante se aproprie de “referências fundamentais” que lhe permitam uma leitura diacrónica e sincrónica dos principais momentos da História Contemporânea de Portugal.
reforça-se que se usam as fontes mais atualizadas que, na área, têm vindo a ser disponibilizadas, sobretudo no que à "história a partir de baixo" (Hobsbawm, 2002) diz respeito.
Metodologias de ensino
Os processos de trabalho apoiam-se em:
-Sessões de enquadramento teórico com recurso a metodologias diversificadas.
-Discussão orientada sobre temas, baseada na análise de bibliografia e documentos originais em suportes variados.
-Análise e interpretação coletiva de informações de carácter teórico e empírico.
Elaboração de trabalhos em grupo escritos, que poderão ter a forma do comentário de um texto, de um artigo ou um pequeno trabalho monográfico.
- Apresentação e comunicação oral dos resultados destes trabalhos.
- Realização de um trabalho de investigação em grupo a partir de fontes primárias/secundárias.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias de ensino pretendem confrontar os estudantes com o saber histórico pela leitura e análise de trabalhos de investigação histórica produzidas por investigadores da História Contemporânea no sentido de se apropriarem de aspetos teóricos fundamentais desta área do saber.
O incentivo para a realização de um projeto de investigação em grupo a partir de fontes primárias, preferencialmente relacionadas com a história local, assume grande relevância no conjunto dos trabalhos produzidos pelos estudantes. A apropriação dos métodos próprios da investigação histórica constitui um momento de grande relevância vivenciado no percurso deste processo de trabalho.
As sessões de tutoria desempenham um papel fundamental na preparação e acompanhamento destes projetos de investigação.
Metodologia e provas de avaliação
Avaliação: Avaliação:
1) Participação, através de reflexões individuais nas aulas práticas e teórico/práticas – 20%
2) Trabalho de investigação - filmografia – 45%;
3) Preparação, concretização e relatório de visita de estudo, neste ano ao Museu Aljube e/ou Lisboa imperial e/ou O Outro em Lisboa- 35%
Regime de assiduidade
Respeito pelo previsto no regulamento Frequência e Avaliação da ESE
Observações
Neste ano académico as/os estudantes que não possam frequentar assiduamente a UC terão de, até 15 dias antes do exame, ter realizado uma tutoria de apoio com RUC da UC.
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