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Artes, Inclusão e Cidadania

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1S

Código: LAS102    Sigla: AIS
Áreas Científicas: Ciências Sociais, Artes
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LAS 17 Plano de estudos_2021 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
António Ângelo de Jesus Ferreira de VasconcelosResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Mário Caeiro   2,00
Rita Assunção   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular tem como principal objetivo contribuir para o conhecimento critico e analítico aprofundado de Projetos que, em termos nacionais e internacionais, têm as Artes como elemento estruturante nos processos de Inclusão Social, Cidadania e Bem-estar.
Pretende-se que os/as estudantes, ao conhecerem as possibilidades diferenciadas das Artes (visuais, literárias e performativas) nas (re)configurações individuais e coletivas, apropriem e desenvolvam competências técnicas e analíticas potenciadores da criação e de gestão de projetos de intervenção, criativos e transformadores.
Assim os principais objetivos desta UC são:
- Compreender os modos como as diferentes formas artísticas e os processos criativos podem contribuir para a inclusão social;
- Analisar o papel das Artes como instrumento de cidadania e intervenção social (Artivismo);
- Conhecer e analisar criticamente várias tipologias de projetos que inscrevem as artes como instrumentos de inclusão social e de cidadania.

Conteúdos programáticos

PARTE I
1. Artes e Experiências Artísticas
- Efeitos e efetividade das artes nas (re)configurações individuais e coletivas;
- Artes e Animação: produtos e processos criativos em contextos socioculturais;
- Formas artísticas e processos criativos inclusivos: experiências com artes visuais,
performativas e literárias na promoção da inclusão e da cidadania.
2. Artes e Cidadania
- Artes, Cidadania e Democracia, que relações?
- “Artivismo” – As artes e o Ativismo social
PARTE II
3. Artes e Inclusão
- As artes e os processos criativos
- As artes e os processos de inclusão
- As modalidades diferenciadas de participação em projetos
4. Dos projetos artísticos e da intervenção inclusiva
- Os projetos e as comunidades de práticas e de sentidos
- A arte como produto e processo

Software

Plataforma Moodle


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos apresentados no ponto 1, consignam o primeiro objetivo; os conteúdos
apresentados em 2 e 3 dão corpo ao segundo objetivo e o ponto 4 dá corpo ao terceiro
objetivo.

Metodologias de ensino

Na Parte I, a UC tem início com o resgate da experiência artística individual dos estudantes, seguida de
experiências coletivas, com a respetiva reflexão e análise destas experiências. Uma forte
componente prática conduzirá os estudantes a experienciar diferentes formas artísticas. As
experiências individuais e coletivas serão a base para as aulas expositivo-dialogadas, para a
análise e reflexão sobre as relações entre “artes, cidadania e democracia”.
Na Parte II, seguem-se aulas igualmente de caráter experiencial e expositivo-dialógico, com o estudo de textos que fundamentam as temáticas da UC e a apresentação de projetos artísticos e de intervenção inclusiva, seguida da análise crítica sobre os mesmos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Para que o aluno possa compreender os modos como as diferentes formas artísticas e os processos criativos podem contribuir para a inclusão social, serão utilizadas metodologias eminentemente práticas, ativas e vivenciais, seguidas de metodologias expositivas dialogadas.
Para analisar o papel das artes como instrumento de cidadania e intervenção social, as aulas expositivo-dialógicas terão como exemplo as experiências individuais e coletivas dos estudantes, vividas nas aulas anteriores, e terão como base artigos científicos e relatos de experiências nacionais e internacionais.
Para conhecer e analisar criticamente várias tipologias de projetos que inscrevem as artes como instrumentos de inclusão social e de cidadania, serão apresentados e analisados criticamente, projetos artísticos de intervenção inclusiva.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação da Parte I da UC (itens 1 e 2 dos conteúdos programáticos) será composta por um portfólio individual das aprendizagens ocorridas ao longo das aulas (30%) e um trabalho de grupo com a temática/assunto “A arte não é neutra”, com enfoque no papel das artes como instrumento de promoção de cidadania e de intervenção sociocultural” (20%).

A avaliação da Parte II da UC (itens 3 e 4 dos conteúdos programáticos) será composta por um portfólio individual das aprendizagens ocorridas ao longo das aulas (30%) e um trabalho de grupo com a temática “Dar
voz a...”, com enfoque no papel das artes e da criatividade como instrumentos de promoção
da comunidade” (20%).

Regime de assiduidade

Conforme regulamento.

Bibliografia

Lima-Rodrigues, L.; Santos, G. & Trindade (2016). Pedagogias Expressivas em Educação Inclusiva. In JORSEN - Journal of Research in Special Educational Needs. 16 (1), May 2016, p. 813-817. https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1471-3802.12362
Lima-Rodrigues, L. (2021). Sociodrama and Action-Based Learning in Teacher Training: some challenges to “provoke” inclusion. In K. Galgóczi, D. Adderley, A. Blaskó, M. Belchior, J. Damjanov, M. Maciel, J. Teszáry, M. Werner & M. Westberg (Eds.). Sociodrama: the Art and the Science of Social Change. (pp. 287-301). L’Harmattan Könyvesbolt. https://sociodramanetwork.com/wp-content/uploads/2022/01/sociodrama_the_art_and_science_of_social_change_nyomdai.pdf
República Portuguesa (2017). Educação para a cidadania: domínios. https://cidadania.dge.mec.pt/dominios
República Portuguesa (2017) Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania_original.pdf
República Portuguesa (2019). Plano Nacional das Artes 2019-2024: uma estratégia – um manifesto. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos/PNA/Documentos/estrategia_do_plano_nacional_das_artes_2019-2024.pdf

Bibliografia complementar:
Lima-Rodrigues, L. (2017). Atividades expressivas: potencializando meios de ação e de expressão. In I. Oliveira, D. Rodrigues & D. Meyrelles (orgs.). Formação de professores, práticas pedagógicas e inclusão escolar: Perspectivas luso-brasileiras (pp. 261-282). EDUFES.
Lima Rodrigues, L. (2017). Há coisas que não se aprende nos livros: O lado “arte” de formar pessoas para a inclusão. In L. Lima-Rodrigues, D. Rodrigues, L. A. Pires, & M. Loureiro (Eds.). Livro de Atas do V Congresso Internacional da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial – “Educação, inclusão e inovação” – Parte 1, textos completos (pp. 763-770). Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial. https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/41057

Almeida, J. C. R. (1998). Um olhar musical pelos resíduos. Instituto dos Resíduos.
Craft, A. et al. (2004). Criatividade e educação. Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade.
Assis, M., Gomes, E. X., Pereira, J. S. & Pires, A. L. O. (eds) (2017). Ensaios entre Arte e Educação. Disponível em https://s3-eu-central-1.amazonaws.com/ .gulbenkian.pt/wp-content/ uploads/sites/16/2017/10/31124940/10x10_ Ensaios_ entre_Arte_Educacao.pdf.

Clift, S. & Camic P. M. (Ed.) (2016). Oxford Textbook of Creative Arts, Health, and Wellbeing: International Perspetives on Practice, Policies and Research. Oxford University Press

Crossick , G. & Kaszynska, P. (2016). Understanding the value of arts & culture. The AHRC Cultural Value Project. U.K.: Arts & Humanities Research Council. Disponível em https://ahrc.ukri.org/documents/publications/cultural-value-project-final-report/

Cruz, H. (coord.) (2019). Arte e Esperança - Percursos da Iniciativa PARTIS 2014–2018. Fundação Calouste Gulbenkian.

Lopes, C. A. R. (2016). Arte inclusiva: O Projeto PARTIS UNIVERSO283. Tese de Mestrado. Lopes, João Teixeira; Mota, Graça; Veloso, Ana Luísa; Rute, Teixeira, (2017), Música e inclusão social Contributos para a compreensão do fenómeno das orquestras juvenis.
Dísponível em https://repositorio-aberto.up.pt/ bitstream/ 10216/88823/2/170383.pdf.

Meireles, M. T. (2003). A arca dos Contos. Jogo de cartas para estimular a criatividade e o gosto pela leitura. Fundação Calouste Gulbenkian.

Santos, F. M. & Serra, E. (2007). Quero ser escritor. Manual de escrita criativa para todas as idades. Oficina do Livro.

Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 07:03:08 Última actualização: 2010-07-19