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Artes, Inclusão e Cidadania

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2022/2023 - 1S

Código: LAS102    Sigla: AIS
Áreas Científicas: Ciências Sociais, Artes
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LAS 25 Plano de estudos_2021 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
José Amilcar Capinha GilResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Luzia Lima-Rodrigues   2,00
Mário Caeiro   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular tem como principal objetivo contribuir para o conhecimento critico e analítico aprofundado de Projetos que, em termos nacionais e internacionais, têm as Artes como elemento estruturante nos processos de Inclusão Social, Cidadania e Bem-estar.
Pretende-se que os/as estudantes, ao conhecerem as possibilidades diferenciadas das Artes (visuais, literárias e performativas) nas (re)configurações individuais e coletivas, apropriem e desenvolvam competências técnicas e analíticas potenciadores da criação e de gestão de projetos de intervenção, criativos e transformadores.
Assim os principais objetivos desta UC são:
- Compreender os modos como as diferentes formas artísticas e os processos criativos podem contribuir para a inclusão social;
- Analisar o papel das Artes como instrumento de cidadania e intervenção social (Artivismo);
- Conhecer e analisar criticamente várias tipologias de projetos que inscrevem as artes como instrumentos de inclusão social e de cidadania.

Conteúdos programáticos

PARTE I
1. Artes e Experiências Artísticas
- Efeitos e efetividade das artes nas (re)configurações individuais e coletivas;
- Artes e Animação: produtos e processos criativos em contextos socioculturais;
- Formas artísticas e processos criativos inclusivos: experiências com artes visuais,
performativas e literárias na promoção da inclusão e da cidadania.
2. Artes e Cidadania
- Artes, Cidadania e Democracia, que relações?
- “Artivismo” – As artes e o Ativismo social
PARTE II
3. Artes e Inclusão
- As artes e os processos criativos
- As artes e os processos de inclusão
- As modalidades diferenciadas de participação em projetos
4. Dos projetos artísticos e da intervenção inclusiva
- Os projetos e as comunidades de práticas e de sentidos
- A arte como produto e processo

Software

Plataforma Moodle


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos apresentados no ponto 1, consignam o primeiro objetivo; os conteúdos
apresentados em 2 e 3 dão corpo ao segundo objetivo e o ponto 4 dá corpo ao terceiro
objetivo.

Metodologias de ensino

Na Parte I, a UC tem início com o resgate da experiência artística individual dos estudantes, seguida de
experiências coletivas, com a respetiva reflexão e análise destas experiências. Uma forte
componente prática conduzirá os estudantes a experienciar diferentes formas artísticas. As
experiências individuais e coletivas serão a base para as aulas expositivo-dialogadas, para a
análise e reflexão sobre as relações entre “artes, cidadania e democracia”.
Na Parte II, seguem-se aulas igualmente de caráter experiencial e expositivo-dialógico, com o estudo de textos que fundamentam as temáticas da UC e a apresentação de projetos artísticos e de intervenção inclusiva, seguida da análise crítica sobre os mesmos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Para que o aluno possa compreender os modos como as diferentes formas artísticas e os processos criativos podem contribuir para a inclusão social, serão utilizadas metodologias eminentemente práticas, ativas e vivenciais, seguidas de metodologias expositivas dialogadas.
Para analisar o papel das artes como instrumento de cidadania e intervenção social, as aulas expositivo-dialógicas terão como exemplo as experiências individuais e coletivas dos estudantes, vividas nas aulas anteriores, e terão como base artigos científicos e relatos de experiências nacionais e internacionais.
Para conhecer e analisar criticamente várias tipologias de projetos que inscrevem as artes como instrumentos de inclusão social e de cidadania, serão apresentados e analisados criticamente, projetos artísticos de intervenção inclusiva.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação da Parte I da UC (itens 1 e 2 dos conteúdos programáticos) será composta por um portfólio individual das aprendizagens ocorridas ao longo das aulas (30%) e um trabalho de grupo com a temática/assunto “A arte não é neutra”, com enfoque no papel das artes como instrumento de promoção de cidadania e de intervenção sociocultural” (20%).

A avaliação da Parte II da UC (itens 3 e 4 dos conteúdos programáticos) será composta por um portfólio individual das aprendizagens ocorridas ao longo das aulas (30%) e um trabalho de grupo com a temática “Dar
voz a...”, com enfoque no papel das artes e da criatividade como instrumentos de promoção
da comunidade” (20%).

Regime de assiduidade

Conforme regulamento.

Opções
Página gerada em: 2024-04-19 às 20:45:39 Última actualização: 2010-07-19