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Roteiros e Percursos
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2022/2023 - 2S
Código: |
LAS111 |
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Sigla: |
RP |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais, Artes |
Secção/Departamento: |
Artes |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LAS |
21 |
Plano de estudos_2021 |
3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular (UC) tem um caráter eminentemente prático focado na possibilidade de proporcionar a todos os que a frequentam o domínio dos conceitos, das tendências e das melhores práticas existentes em Portugal e no estrangeiro na realização de roteiros e percursos em contexto turístico.
A. Conhecer a importância dos roteiros, percursos e audioguias, em contexto turístico, em Portugal, na Europa e no Mundo;
B. Conhecer a evolução das principais características do turismo português e dos seus desafios;
C. Conhecer e utilizar os documentos técnicos existentes a várias escalas, da local à nacional, que necessariamente informam a elaboração de guias e roteiros turísticos;
D. Identificar in situ as principais características patrimoniais do território;
E. Elaborar roteiros turísticos locais e/ou regionais, e correspondentes propostas de audioguias de suporte, fundamentados no conhecimento do património material e imaterial local, regional e nacional;
F. Problematizar e utilizar de forma técnica e cientificamente fundamentada as características do património português a várias escalas na elaboração de roteiros, percursos e de audioguias.
Conteúdos programáticos
A. Os roteiros, percursos e audioguias no contexto turístico
A evolução e importância do turismo em Portugal
A evolução e importância do turismo no mundo
Os roteiros e percursos em Portugal: uma oferta diversificada de natureza institucional e privada
Os audioguias em Portugal: a atual oferta nacional e local
B. A elaboração de roteiros, percursos e audioguias no contexto técnico e científico
A importância do património material e imaterial
A preparação dos roteiros e audioguias com base nos recursos naturais e construídos e no património
Abordagem regional e local dos roteiros, percursos e audioguias com base no património museológico, edificado e imaterial
C. A elaboração prática de roteiros, percursos e audioguias
Tipos de roteiros e percursos
Modelos de audioguias
A importância do público-alvo
A construção informada, com base nos documentos técnicos e científicos, das propostas de roteiros, percursos e audioguias
A seleção da informação
A construção do texto informativo
Respiração, colocação, projeção, articulação vocal, expressividade e dinâmica (inflexões, entoações), agógica (andamento, silêncio, pausas) - intencionalidade comunicativa inerente ao registo áudio vocal da informação selecionada. Prática reiterada (treino) da leitura/locução…
Procedimentos basilares na gravação e produção áudio na elaboração de propostas de audioguias.
Software
Moodle
Zoom-Colibri
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Articulação dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular:
Os conteúdos do primeiro item, 3.A, asseguram o cumprimento dos três primeiros objetivos.
Os conteúdos do segundo item, 3.B, estão em consonância com os objetivos 2.D, 2.E e 2.F.
Os conteúdos mais diretamente relacionadas com a elaboração prática de roteiros e percursos, 3.C, correspondem aos objetivos C e E.
Metodologias de ensino
As sessões de trabalho organizam-se em torno de atividades teórico-práticas em que se estimula a participação do grupo-turma e o trabalho de grupo.
Realização de um trabalho de campo (saída de campo) com recurso a um audioguia.
Apresentação em aula de “testemunhos/objetos patrimoniais” trazidos pelos/as estudantes e elaboração de um relatório (identificação, História e testemunho do objeto patrimonial escolhido; justificação para a escolha – razões patrimoniais, culturais, comunitárias, artísticas, etc...)
Realização de uma visita de estudo com base num roteiro/percurso prédefinido.
Realização de um trabalho (de grupo) escrito - proposta de roteiro/itinerário turístico focado numa temática do património cultural – e criação conceção do respetivo audioguia.
Apresentação dos trabalhos elaborados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias utilizadas estão de acordo com a necessidade geral de compatibilizar objetivos e conteúdos da unidade curricular com os princípios metodológicos enunciados.
Do ponto de vista da articulação com os objetivos da UC a metodologia utilizada assegura os mesmos, na medida em que se centra em análises integradas, baseadas no conhecimento dos princípios de elaboração de roteiros, percursos e audioguias, e respetivas suas fontes diversificadas, do património à geografia e história local e regional.
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e de avaliação sumativa.
Os elementos de avaliação sumativa são: o trabalho de grupo (proposta de roteiro turístico e respetivo áudio-guia), os trabalhos individuais (a análise crítica do áudio-guia utilizado na visita de estudo e apresentação em aula de “testemunhos/objetos patrimoniais” trazidos pelos/as estudantes) e a participação / intervenção nas aulas e outras atividades desenvolvidas.
O trabalho de grupo terá um peso de 50 % (com o trabalho escrito / conteúdo teórico a pesar 20%, o áudio-guia de suporte ao roteiro 15% e a apresentação em aula 15%); a análise crítica do áudio-guia utilizado na visita de estudo será ponderado a 20%; a apresentação em aula de um “testemunho patrimonial” e respetivo relatório terá o peso de 20%; a participação e intervenção pertinente em aula e nas restantes atividades desenvolvidas será ponderado a 10%.
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