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Comunicação Empresarial e Marketing

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1S

Código: LAS12    Sigla: CEM
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LAS 37 Plano de estudos_2021 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria Alcina Velho Dourado da SilvaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Luísa Godinho   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objetivo geral

Compreender conceitos, disciplinas e técnicas da comunicação institucional e organizacional numa ótica de Marketing e aprender a desenvolver e a aplicar estratégias / técnicas de comunicação em organizações são os objetivos centrais da unidade curricular.

Objetivos específicos

 Compreender o papel da comunicação no desempenho das organizações, em particular de âmbito cultural e social;
 Desenvolver competências para a implementação de estratégias e técnicas de comunicação;
 Conhecer os diferentes sectores da comunicação institucional e as suas especificidades;
 Atuar nos distintos campos do trabalho de comunicação empresarial e do marketing;
 Interagir com as diversas tecnologias, ferramentas e produtos da comunicação;
 Aprender a conceber, aplicar, gerir e avaliar uma estratégia de comunicação aplicada ao setor social.

Conteúdos programáticos

1. Objetivos da disciplina, conteúdos, metodologia, sistema de avaliação, calendarização, modo de funcionamento das sessões presenciais e apresentações

2. Processo de comunicação e evolução histórica da comunicação empresarial e do marketing

3. Campos da comunicação institucional.
- Tipologia de organizações (Empresas privadas, Organizações corporativas e representativas, Organizações públicas e órgãos de governo, Organizações não-governamentais)

4. Comunicação empresarial e marketing - Conceitos básicos
- Conceito de gestão de Marketing, marketing estratégico e marketing-mix
- Meio envolvente de Marketing (o Micro ambiente e macro ambiente de marketing)

5. - Particularidades da gestão de Marketing
– O Marketing Social e o marketing nas organizações sem fins lucrativos

6. Estratégia de comunicação
- Do diagnóstico à estratégia: a Análise SWOT
- Comportamento e processo de compra, consumo e adesão
- Públicos-alvo, StakeHolders e ShareHolders
- Missão, identidade e imagem corporativa

7. Planeamento estratégico no contexto das instituições
- Funções, alvos, processo e objetivos
- Elementos básicos da imagem das organizações
- Estratégias de Comunicação e Marketing
- O Plano de Comunicação
- Os meios de comunicação social
- O Mix de Comunicação de Marketing: publicidade, relações públicas, promoção de vendas, merchandising, marketing direto e Patrocínio e mecenato – conceitos fundamentais, funções e objetivos
- Gestão da comunicação: a execução da estratégia, serviços externos, gestão dos profissionais, distribuição e disseminação, serviços e práticas, processos de avaliação, gestão de crises.

8. Especificidades das ferramentas da comunicação e do Marketing: objetivos, alvos, produtos, processos, técnicas e características particulares de cada ferramenta

9. Limites éticos e legais na comunicação empresarial
- Ética e Responsabilidade Social


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

No âmbito desta uc propõe-se um conjunto de atividades que levam cada estudante a realizar, na prática, diversas experiências de aprendizagem relativas aos conteúdos programáticos com o objetivo de compreender o alcance e utilidade dos conceitos abordados.

Metodologias de ensino

As diferentes temáticas a abordar serão organizadas por conceitos e ferramentas num enfoque maioritariamente teórico-prático. As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos, bem como em exercícios a partir quer da informação fornecida diretamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais disponibilizados atempadamente através da plataforma de ensino a distância Moodle ou Teams.
Cada sessão presencial será composta, necessariamente, por componentes teóricos e práticos, exceto se os condicionalismos no acesso aos equipamentos necessários impliquem a divisão das horas semanais de contacto em sessões letivas teóricas e práticas. Ênfase em métodos ativos, em particular prevendo-se o emprego dos métodos da descoberta com apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo, método expositivo misto, estudos de caso e simulações podendo implicar leitura, análise e discussão de textos; elaboração e apresentação de trabalhos escritos, incluindo comentários críticos; apresentação e discussão de trabalhos, com destaque para a realização de exercícios propostos pelo docente.
Inclui-se ainda a discussão orientada sobre temas relacionados, a partir de vários documentos-base, nomeadamente materiais audiovisuais e textos, podendo apresentar-se em várias línguas para além da língua portuguesa e provenientes de várias fontes.
Apresentação dos resultados das diferentes atividades (recorrendo a diferentes métodos de apresentação, incluindo comunicação oral e powerpoint.
Recurso à aprendizagem em blended learning através de plataforma de ensino a distância, o que implica o recurso às respetivas ferramentas de comunicação como os fóruns. Sugere-se que os alunos venham munidos de equipamento informático portátil que facilite o acesso e/ou a realização de atividades no âmbito da uc, caso o docente o indique explicitamente.
A plataforma de ensino a distância Moodle em http://moodle.ese.ips.pt/ servirá igualmente para ministrar conteúdos, possibilitar a realização de atividades teórico-práticas e permitir a interação entre docente-aluno e aluno-alunos sendo, por isso, uma ferramenta incluída na avaliação do discente, em particular no caso do discente trabalhador estudante.
Excecionalmente e durante o período coincidente com Estágios ou devido a outros motivos que impossibilitem a realização de sessões letivas presenciais, as atividades correspondentes podem desenrolar-se via plataformas de ensino a distância.
Acompanhamento tutorial: o docente estará presente em quatro modelos possíveis: i) em sessões presenciais, de acordo com o calendário letivo; ii) através de marcação de reunião de acompanhamento em modelo de orientação tutória solicitada previamente pelo aluno ou grupo de alunos em horário a definir e via videoconferência; iii) através de plataforma de ensino a distância disponibilizada pela instituição de ensino, recorrendo às ferramentas mais indicadas para o efeito, nomeadamente fóruns, chats ou troca de mensagens; iv) através de contacto via correio eletrónico institucional. Os procedimentos e contatos são divulgados na própria plataforma de acordo com o tipo de atividades a realizar ao longo do ano letivo.
As sessões de apoio servirão, fundamentalmente, para auxiliar alunos e grupos de alunos (em especial trabalhadores-estudantes) aquando da realização da avaliação, entre outras atividades teórico-práticas, podendo decorrer em sessão plenária ou em reuniões individualizadas, preferencialmente a distância. Estarão sempre sujeitas a confirmação.
Após o términus das atividades letivas a plataforma de ensino a distância fica disponível até ao final da época de exames de recurso.

Metodologia e provas de avaliação

a) Teste – 30% da nota, com realização em data a definir segundo calendário próprio;
b) Exercícios individuais escritos – 30% da nota;
c) Trabalho de grupo com apresentação escrita e oral- 30% da nota;
d) Participação - 10% da nota.
Em avaliação contínua, a nota final de cada aluno corresponde ao resultado do cálculo de acordo com a percentagem atribuída a cada momento de avaliação: nota final = (A*30%)+(B*30%)+(C*30%)+(D*10%).
Esta fórmula pode ser sujeita a alteração após o início do ano letivo, devendo, nesse caso ser divulgada em documento próprio.
De modo geral considera-se ainda aspetos como a qualidade das intervenções e capacidades reveladas (pesquisa, método de trabalho, reflexão, análise crítica, organização, interação de grupo, linguagem utilizada e contribuições individuais).
Espera-se que cada aluno esteja presente em cada aula e participe nas questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo, nomeadamente discussões; reúna a documentação aconselhada, leia e analise os textos de apoio de modo a estar preparado para os discutir; execute os trabalhos programados; aceda à plataforma de ensino a distância e participe de forma ativa e colaborante nas atividades aí propostas.

Regime de assiduidade

A avaliação contínua dos estudantes depende da sua participação nas atividades letivas através das atividades propostas.
O estudante trabalhador-estudante ou abrangido por outros estatutos reconhecidos na ESE/IPS deve informar o docente quanto à sua situação nos primeiros 15 dias de atividade letiva em comunicação escrita. Nestes casos, a participação na plataforma de ensino a distância e equivalentes é fundamental. Qualquer alteração deve ser comunicada atempadamente por escrito. Só serão considerados os casos patentes no portal da ESE devidamente justificados de acordo com as normas em vigor.

Bibliografia

Kotler, P. (1975). Marketing for Nonprofit Organizations. Englewood Cliffs, NJ, Prentice-Hall.

Santos, C. O., Maranga, A., Atalaia, J., Lopes, N., Simões, A., Gil, C. & Ribeiro, S. (2011). Melhorar a Vida: Um Guia de Marketing Social. Alverca do Ribatejo, Fundação CEBI.

Santos, C. O. (2006). «O marketing social como instrumento das políticas públicas». Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 3 (Julho), pp. 28-35.

Shapiro, B. (1973). «Marketing for nonprofit organizations». Harvard Business Review, 51 (September-October), pp. 123-132.

Observações

Bibliografia complementar e documentação de apoio: poderá ser disponibilizada ao
longo da lecionação da disciplina nas aulas, através da plataforma de ensino a distância
da ESE.
Páginas na internet
Associação Portuguesa Comunicação de Empresa
http://www.apce.pt/
Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing
http://www.apap.co.pt/
Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações
Públicas
http://www.apecom.pt/
Entidade Reguladora para a Comunicação Social
http://www.erc.pt/
SOPCOM
https://www.sopcom.pt/page/home

Esta UC com o código LAS12 é de frequência obrigatória aos alunos inscritos no 2º ou 3º ano de Animação e Intervenção Sociocultural (c.f. alteração do plano de estudos em 2021.22).
A Língua de Ensino é o Português.
Na plataforma de ensino a distância Moodle serão disponibilizadas as informações necessárias ao cabal desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), incluindo sumários.
O Programa será apresentado na 1ª sessão letiva presencial, para além de disponibilizado no portal institucional podendo ser sujeito a revisão durante os primeiros 15 dias de atividade letiva do ano a que diz respeito, momento a partir do qual passa a versão definitiva para o atual ano letivo. Até lá a versão definitiva para o ano letivo a que diz respeito é sujeita a revisão. Posteriormente a versão final será disponibilizada no portal e área Moodle para consulta integral.
Os alunos interessados em aceder devem validar a sua inscrição nesta UC diretamente na página da UC em http://moodle.ese.ips.pt/
O acesso à plataforma de ensino a distância Moodle é condição essencial para acompanhar a uc.
Dispositivos online passíveis de serem utilizados: Zoom Colibri; e-mail; Moodle; Messenger; Whatsapp, sem menosprezo por outros que estão sob análise como o Skype, Teams e Stream, para além de sugestões dos estudantes e soluções que entretanto sejam disponibilizadas. O objetivo é permitir que as soluções se adaptem às condições dos estudantes ao mesmo tempo que se garante o cumprimento da planificação.

A calendarização das atividades e as especificidades de cada uma serão disponibilizadas em documento próprio.

Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 01:06:00 Última actualização: 2010-07-19