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Pedagogia e Educação ao longo da Vida

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 1S

Código: LAS13    Sigla: PELV
Áreas Científicas: Pedagogia
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LAS 34 Plano de estudos_2021 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa Rebelo de Oliveira PiresResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Luísa Oliveira Pires   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender as principais características e tendências de evolução do actual contexto sócio­económico e profissional; compreender o papel da educação e da formação como motores de desenvolvimento pessoal, social, profissional e económico, no âmbito do paradigma de Educação /Formação ao Longo da Vida; conhecer o sistema de educação /formação em Portugal; compreender as razões de adequação do trabalho pedagógico de formação a públicos sociais heterogéneos, em função das necessidades e das especificidades; desenvolver estratégias de identificação de necessidades de formação, de concepção e dinamização de um projecto de formação; compreender os processos de aprendizagem de adultos e identificar recursos e/constrangimentos ao processo formativo; utilizar a avaliação como um processo ao serviço das aprendizagens, das acções e dos projectos de formação.

Conteúdos programáticos

1.Educação, formação e desenvolvimento. A aprendizagem ao longo da Vida.
2. O sistema de Educação /Formação em Portugal.
3. Aprendizagem e modelos pedagógicos
4. O projecto de formação (centrado no formando e organizado de forma sistémica)
5. Concepção, organização e implementação de um projecto de acção pedagógica
6. Metodologias e estratégias pedagógicas
7. Comunicação e animação de grupos
8. A avaliação pedagógica


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A educação / formação é hoje entendida como um instrumento estratégico no processo de desenvolvimento da sociedade. O facto de se reconhecer a formação como um eixo de desenvolvimento da cidadania, na sua vertente pessoal e profissional — no contexto da Sociedade do Conhecimento e da Educação/Formação ao Longo da Vida — coloca a Formação e as suas práticas na primeira linha de preocupações, num currículo para formar profissionais para agir no campo social. Assim, o educador/formador enquanto especialista na concepção e gestão de projectos em vários sectores de actividades e com públicos e comunidades diversas, necessita não só compreender, mas também de saber usar a formação como instrumento do seu trabalho a diversos níveis, compreendendo as suas potencialidades e os seus limites.

Metodologias de ensino

A metodologia de trabalho pedagógico está centrada no trabalho do aluno e tem como objectivo a vivência e experimentação de diferentes tipos de metodologias. O trabalho é orientado para a metodologia de projecto, grupos de discussão, seminários e painéis. É dada uma particular atenção aos produtos construídos no processo de formação, bem como à sua partilha com o grupo e divulgação. As sessões são organizadas de forma a articular actividades de natureza teórica, teórico-­prática e seminários.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As estratégias pedagógicas desenvolvem-se com base na articulação actividades de natureza teórica, teórico-prática e seminários. O processo compreende pesquisa de informação, exposições e apresentações; leitura, discussão e análise de textos; recensões orais de textos; elaboração de um projecto de formação, adequado a um contexto e público específicos; construção dos instrumentos de recolha e tratamento de informação com vista à elaboração do projecto; apresentação e discussão dos trabalhos realizados.
O trabalho de projecto assume uma grande centralidade nesta U.C. Pretende-se desenvolver conhecimentos na área da educação / formação de adultos e desenvolver as competências dos estudantes no domínio da concepção de um projecto de formação, em contexto real e com públicos diferenciados.
O acompanhamento tutorial desenvolvido, individual / grupo, tem como finalidade apoiar e orientar os alunos ao longo da UC na realização dos trabalhos individuais / grupo, esclarecer questões e dúvidas, prestar aconselhamento e informações; o acompanhamento é feito quer de uma forma presencial, quer a distância.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de:
I) Avaliação contínua
Ou
II) Avaliação sumativa (exame final)

A avaliação contínua pressupõe a participação do estudante nas aulas e será feita com base nos seguintes produtos, que são de natureza obrigatória:
1. concepção, apresentação e discussão de um trabalho, realizado em grupo (máximo 4 elementos/grupo), que incidirá na caracterização de uma das modalidades formativas do sistema educativo português;
peso na classificação final: 30%
2. concepção, apresentação e discussão de um projecto de formação, realizado em grupo (máximo de 4 elementos/grupo), que integrará a estratégia desenvolvida e os instrumentos ou materiais produzidos; o projecto deverá integrar no final uma reflexão de natureza individual sobre o seu papel na realização do projecto e as aprendizagens realizadas;
peso na classificação final: 50%
3. Participação qualificada do/estudante nas dinâmicas propostas nas aulas (20%)


II) A avaliação sumativa será realizada através de um exame final (100%).

Regime de assiduidade

A avaliação contínua pressupõe a participação do estudante na dinâmicas das aulas (mínimo 2/3 de presenças), pelo que é necessária a sua frequência.

Bibliografia

Ambrósio, T. (2001) Novas Concepções dos sistemas educativos. Tendências actuais de mudança organizacional e da política de educação. In Educação e Desenvolvimento. UIED, Lisboa
Canário, R. (2008) Educação de Adultos. Um campo e uma problemática. Educa, Lisboa
Canário, R. e Cabrito, B., orgs, (2005) Educação e Formação de Adultos. Mutações e convergências. Educa, Lisboa D’Hainaut, L. e Vasamillet, C. (1996), A formação integrada centrada no formando e organizada de forma sistémica, Centro OIT, IEFP, Lisboa
D’Hainaut, L. e Vasamillet, C. (1996), Introdução à Avaliação – A problemática. Centro OIT, IEFP, Lisboa Pires, A. L. (2005) Educação e Formação ao Longo da Vida: análise critica dos sistemas e dispositivos de reconhecimento e validação de aprendizagens e de competências, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa Rodrigues, A. e Esteves, M. (1993) A análise de necessidades na formação de professores. Porto
Freire, P. A (1987) Pedagogia do Oprimido, Ed.Paz e Terra, Brasil
Ambrósio, T. (2001) Novas Concepções dos sistemas educativos. Tendências actuais de mudança organizacional e da política de educação. In Educação e Desenvolvimento. UIED, Lisboa
Apple, M. E Nóvoa, A.(1998) Paulo Freire: Politica e Pedagogia. Porto Editora, Porto
Canário, R. (2008) Educação de Adultos. Um campo e uma problemática. Educa, Lisboa
Canário, R. e Cabrito, B., orgs, (2005) Educação e Formação de Adultos. Mutações e convergências. Educa, Lisboa
Freire, P. (1979) Educação e Mudança. Ed.Paz e Terra, Brasil
Hadji, C. (1989). Évaluation, règles du jeu. Paris: ESF.
Lopes, L. e Pereira, M. (2004). Métodos e Técnicas Pedagógicas. Lisboa: Fundação
para a Divulgação das Tecnologias da Informação
Pires, Ana Luisa (2007) Repensar a Educação/formação de adultos. Um novo paradigma educativo, in Revista Formar no 58, Jan/Mar. 2007, IEFP, Lisboa
Pires, Ana Luísa (2005) Educação e Formação ao Longo da Vida: análise critica dos sistemas e dispositivos de reconhecimento e validação de aprendizagens e de competências, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Simão, A. M. Veiga e Freire, I. (2007). A gestão do conflito no processo
Stuart, R. (2000). Jogos para formadores – desenvolvimento de equipas. Lisboa: Ed. Monitor formativo. Lisboa:IEFP
Simões, E. e Rodrigues, J. (2010). Formação Outdoor: organização, métodos
e instrumentos. Revista Formar. No 72. pp. 42-45
Simões, Maria Francisca (2007) A dimensão territorial no âmbito da intervenção do RVCC, in Revista Formar no 58, Jan/Mar. 2007, IEFP, Lisboa
Quintana, J. (1991). Pedagogia Comunitária. Perspectivas mundiales de educación de adultos. Madrid: Narcea.
Rodrigues, A. e Esteves, M. (1993) A análise de necessidades na formação de professores. Porto
Trilla, J. (1993). La educación fuera de la escuela. Barcelona: Ariel.
Trilla, J. (1996). La Educacion fuera de la escuela. Ambitos no formales y educación social. Barcelona. Ariel.
Outros recursos - Serão ainda usados outros recursos, nomeadamente os referenciais de formação de formadores do IEFP, os livros da Colecção Aprender e Formar Pedagogicamente (IEFP), os módulos da Colecção Módulos de Concepção da Formação OIT / IEFP.

Observações

Os conteúdos programáticos desenvolvidos em: 1 – Educação, Formação e Desenvolvimento, 2 – O Sistema de Educação e Formação em Portugal, e 3 – Aprendizagem e Modelos Pedagógicos, correspondem, em termos de carga horária e de conteúdos, aos contemplados no módulo 1 Formador: Sistema, Contextos e Perfil do Referencial de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (IEFP), para efeitos de obtenção do CCP.

Opções
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