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Seminário de Investigação e Projeto
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2022/2023 - 1S
Código: |
LAS14 |
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Sigla: |
SIP |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais, Matemática |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LAS |
38 |
Plano de estudos_2021 |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Nesta UC pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
Utiliza conhecimentos de várias áreas do saber na compreensão da complexidade dos contextos e processos que regem a vida das comunidades, grupos e indivíduos; mobiliza teorias e metodologias na caracterização e diagnóstico de situações e contextos de animação e intervenção sociocultural; domina e mobiliza conhecimentos metodológicos na realização de projetos de investigação; desenha e desenvolve atividades de investigação sobre os meios sociais e institucionais onde se realiza a animação e intervenção sociocultural; comunica de forma eficaz, usando a Língua Portuguesa para fins académicos; gere eficazmente informação relevante para a sua área académica e profissional; utiliza adequadamente as tecnologias da informação e comunicação; organiza e planeia o trabalho pessoal.
Conteúdos programáticos
Investigação e conhecimento científico.
A produção do conhecimento científico: das questões de investigação à produção de novos conhecimentos.
Construção teórica e trabalho empírico: o lugar dos métodos e das técnicas de investigação; investigação e prática social.
Os métodos de investigação: opções metodológicas e técnicas de investigação; a metodologia do trabalho de Projeto e a InvestigaçãoAcão.
Estudo de algumas técnicas de investigação: Análise de conteúdo; Histórias de vida; Inquéritos por
questionário e por entrevista; Trabalho de campo e observação participante; Experimentação e design
experimental.
As Etapas do processo de investigação.
Algumas noções de estatística: a formalização de conceitos; as técnicas de amostragem; escalas e medidas estatísticas; a apresentação dos resultados; medidas estatísticas; utilização de programas informáticos de análise estatística.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos definidos nesta UC centram-se nos métodos e técnicas de investigação em Ciências Sociais e nas condições ótimas da sua utilização enquanto instrumentos que permitem processos adequados de revelação da realidade, o que corresponde a um objetivo central definido nesta UC – a aquisição de competências relacionadas com o domínio e mobilização da metodologia de investigação científica.
A abordagem destes conteúdos, em articulação com a sua aplicação num processo concreto de investigação desenvolvido pelos estudantes, desdobra-se de um nível inicial, epistemológico, sobre a natureza do conhecimento científico e a função dos métodos e técnicas de investigação, para um nível mais operacional, sobre as condições de rigor na utilização das técnicas de investigação. Esta abordagem tem-se revelado adequada para a realização das aprendizagens.
Metodologias de ensino
Prevêem-se os seguintes processos de trabalho: sessões presenciais de enquadramento teórico e
metodológico (Seminários); discussão orientada sobre temas; análise e interpretação colectiva de
informações de carácter teórico e empírico; comunicação oral dos resultados de diferentes actividades; estudo individual baseado na leitura e compreensão de textos; comunicação com o professor e colegas por email; utilização das páginas da disciplina na Internet e do Moodle; realização de tarefas em suporte digital e com recurso a produtos multimédia; realização de um pequeno projecto de investigação em grupo; realização de um teste referente aos conteúdos; acompanhamento tutorial dos grupos de trabalho.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A organização dos tempos letivos atribuídos a esta disciplina surgirá em função das necessidades decorrentes da transmissão adequada das informações que definem os conteúdos da disciplina, da análise e da reflexão sobre as temáticas neles supostas e do acompanhamento do trabalho que vai ser desenvolvido pelos alunos.
Neste trabalho, pretende-se que os alunos consigam integrar diferentes tipos de saberes construídos no seu processo de formação neste curso. No seu desenvolvimento, os estudantes usam ferramentas teóricas e metodológicas, que permitem fundamentar e conhecer o problema identificado e/ou o seu contexto. Só com este conhecimento é possível construir uma intervenção com um conteúdo e uma forma com uma elevada probabilidade de adequação.
O produto resultante deste trabalho admite uma articulação com outras unidades curriculares do 2.º semestre ou do 3.º ano.
Com o conhecimento dos conteúdos desta UC e com o desenvolvimento destas atividades, os estudantes têm a possibilidade de adquirir e desenvolver as competências definidas.
Metodologia e provas de avaliação
No âmbito desta disciplina proceder-se-á à avaliação sistemática de:
– Aulas e sessões de trabalho;
– Atividades desenvolvidas pelos docentes;
– Participação dos alunos nas aulas e noutras atividades;
– Trabalhos produzidos pelos alunos.
A avaliação realizar-se-á de acordo com as atividades propostas e os princípios expressos no programa, implicando uma presença regular dos alunos nas atividades letivas, não podendo ser inferior a 50% das aulas lecionadas.
Assim, a classificação final de cada aluno terá como base o seu desempenho nos trabalhos em grupo ou individuais previstos e de acordo com o seguinte:
- O teste contribuirá em 40% para a classificação final;
- O trabalho de grupo com 50%;
- A participação nas atividades letivas com 10%, o que supõe a presença regular dos estudantes nas atividades letivas;
No caso dos estudantes que beneficiam de estatutos especiais e que não podem assegurar uma presença regular nas atividades letivas o teste contribuirá em 50% para a classificação final e o trabalho de grupo com 50%.
Os trabalhos de grupo serão elaborados por grupos, no máximo, de quatro alunos, não deverão exceder os 30.000 caracteres da Introdução à Conclusão e incluindo espaços. No início do funcionamento da UC será divulgado um documento orientador deste trabalho com outras indicações, nomeadamente a sua estrutura, calendarização e os parâmetros de avaliação.
- Os trabalhos escritos devem ser elaborados de acordo com uma das normas possíveis (Norma Portuguesa, ISO 690, APA, etc.). A norma portuguesa é descrita em DOURADO, Alcina e ALMEIDA, Fernando – Normas de apresentação dos trabalhos académicos. 2005. 19 f. Escola Superior de Educação de Setúbal, Setúbal, Portugal.
- Os trabalhos devem ser entregues em versão papel e em versão digital.
Não serão aceites os trabalhos que não cumpram o disposto nos dois pontos anteriores.
Regime de assiduidade
Ver ponto anterior
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