|
Relações Interpessoais e Gestão de Grupos
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 2S
Código: |
LAS15 |
|
Sigla: |
RIGG |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LAS |
27 |
Plano de estudos_2021 |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A Unidade Curricular (UC) tem por objetivos fundamentais o desenvolvimento de competências que se perspetivam como imprescindíveis para as áreas profissionais da animação sociocultural como sendo a análise de formas de estar, de se comportar, de comunicar no que se refere à relação consigo e com o outro, a identificação e gestão de fenómenos básicos nas dinâmicas do relacionamento interpessoal e grupal ou a promoção de um ambiente de trabalho cooperativo.
No final da UC, o/a aluno/a será capaz de:
- analisar formas de estar e de se comportar, no que se refere à relação consigo e com os outros;
- reconhecer as dinâmicas que intervêm na emergência e desenvolvimento de grupos;
- identificar e gerir fenómenos básicos das dinâmicas internas de um grupo;
- comunicar e interagir com os outros, promovendo ambiente de trabalho cooperativo;
- pesquisar e analisar informação e refletir criticamente mobilizando elementos teóricos em articulação com questões de ordem prática.
Conteúdos programáticos
1. Elementos-chave no relacionamento interpessoal
- A linguagem verbal e não-verbal
- A eficácia da comunicação
- A perceção do outro
- Os processos de influência social
- Os estilos pessoais de comunicação
2. Formação de impressões e processos de categorização
- A importância das primeiras impressões
- Fatores que contribuem para a formação das impressões
- O papel das primeiras impressões no processo de categorização
3. O conflito no âmbito do relacionamento interpessoal e intergrupal
- Significados atribuídos ao conceito de conflito
- A natureza do conflito
- Os ciclos de evolução do conflito
- As estratégias de enfrentamento do conflito
- A escuta ativa nos processos de mediação
4. Estrutura e processos de grupo
- A pressão do grupo para a conformidade
- Modos de comunicação em grupo
- A observação dos processos de interações de grupo
- Tarefas e desempenho no funcionamento do grupo
5. O nível grupal e organizacional da comunicação
- Estrutura organizacional e comunicação
- Comunicação ascendente, descendente e lateral
- A gestão de grupos na atividade do profissional
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Esta UC tem como objetivo fundamental o desenvolvimento de competências que se perspetivam como imprescindíveis para as áreas profissionais em questão como sendo: a análise de formas de estar, de se comportar, de comunicar no que se refere à relação consigo e com o outro, a identificação e gestão de fenómenos básicos nas dinâmicas do relacionamento interpessoal e grupal ou a promoção de um ambiente de trabalho cooperativo, nesta perspetiva são estes os conteúdos programáticos centrais.
O trabalho dos futuros licenciados em animação sociocultural estará enquadrado em dinâmicas de relacionamento interpessoal e grupal pelo que o conhecimento e domínio de princípios teóricos, saberes e técnicas que permitam a gestão de pessoas e grupos se afigura como essencial.
Metodologias de ensino
As aulas desta UC privilegiam o recurso a técnicas de aprendizagem ativa, passíveis de serem exploradas em atividades individuais e dinâmicas grupais, desenvolvidas no âmbito dos conteúdos programáticos (ex. chuva de ideias, atividades de autoconhecimento, dinâmicas de hetero-conhecimento, partilha de ideias em pequeno e grande grupo, debate, resolução de problemas em pequeno e grande grupo). O recurso ao método expositivo serve eminentemente o propósito de sintetizar ideias-chave sobre os conteúdos programáticos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As técnicas de aprendizagem ativa a que metodologicamente é dado privilégio favorecem a apropriação das competências consideradas nesta UC como fundamentais para o futuro Animador Sociocultural. Além disso, o método expositivo facilita a integração dos conceitos teóricos abordados na realidade quotidiana e/ou profissional.
Para a realização dos objetivos de aprendizagem, para além das metodologias supramencionadas são potenciadas as seguintes estratégias:
a) O acompanhamento tutorial, de modo a apoiar, orientar e aconselhar o/a aluno/a no seu percurso de aprendizagem. O acompanhamento tutorial pode ser desenvolvido no decorrer das aulas, em sessões específicas destinadas a esse fim, e/ou sessões extraordinárias de acompanhamento presencial e/ou à distância, consoante as necessidades específicas sentidas;
b) A participação ativa e interessada por parte do/a aluno/a, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações, através de: participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pela docente, participação em atividades extracurriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.
Metodologia e provas de avaliação
No regime de avaliação contínua estão previstos os seguintes elementos de avaliação:
a) Reflexão individual sobre um dos temas 1, 2 ou 3 (ponderação 40%)
b) Relatório de grupo escrito sobre tema 2 ou 3 (ponderação 30%)
c) Relatório de grupo oral sobre temas 4 e 5 (ponderação 30%)
Para aprovação por avaliação contínua é requerida a entrega dos três elementos de avaliação no prazo previsto.
No regime de avaliação por exame está previsto o exame como único elemento de avaliação, que tem um peso de 100% na classificação final.
Regime de assiduidade
Os/as estudantes que pretenderem ser avaliados de acordo com o regime de avaliação contínua (à excepção dos trabalhadores estudantes), deverão estar presentes em 75% das aulas. Consultar Regulamento em vigor.
Bibliografia
Boyd, E., Green, A., Hopfenbeck, T. N., & Stobart, G. (2019). Effective feedback: The key to successful assessment for learning. Oxford University Press. Disponível em https://elt.oup.com/feature/global/expert/assessment-for-learning?cc=pt&selLanguage=pt
Caetano, A. (1993). A formação de impressões. In J. Vala & M. B. Monteiro (Coord.), Psicologia social (pp. 89-111). Fundação Calouste Gulbenkian.
Curral, L., & Chambel, M. J. (2001). Processos de comunicação nas organizações. In J. M. Carvalho Ferreira, J. Neves & A. Caetano (Coord.), Manual de psicossociologia das organizações (pp. 357-377). McGraw-Hill.
Fachada, M. O. (2018). Psicologia das relações interpessoais. Edições Sílabo.
Fachada, M. O. (2014). Liderança: A prática da liderança. A liderança na prática. Edições Sílabo.
Golovanova, I. (2018). O poder dos seus gestos. Porto Editora.
Hattie, J. (2009). Visible learning: A synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. Routledge.
Herédia, R. A. S. (2000). Resolución del conflicto. Ediciones Mensajero.
Maldonado, M. T. (2010). O bom conflito. Guerra e Paz.
Monteiro, A. P., & Cunha, P. (2016). Processos de grupo – Um manual para estudantes e profissionais. Fundação Manuel Leão.
Rosenberg, M. B. (2021). Comunicação não-violenta: O segredo para comunicar com sucesso. Alma dos livros.
Wiggins, G. (2012). Feedback for learning: Seven keys to effective feedback. Educational Leadership, 70(1), 10-16.
|
|