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Relações Interpessoais e Gestão de Grupos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 2S

Código: LGP10002    Sigla: RIGG
Áreas Científicas: Ciências Sociais
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGP 20 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de LemosResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Maria Inês Peceguina   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Espera-se que no final desta UC os estudantes tenham desenvolvido competências no sentido de serem capazes de:
- analisar formas de estar e de se comportar, no que se refere à relação consigo e com os outros;
- reconhecer as dinâmicas que intervêm na emergência e desenvolvimento de grupos;
- identificar e gerir fenómenos básicos das dinâmicas internas de um grupo;
- comunicar e interagir com os outros, promovendo ambiente de trabalho cooperativo;
- pesquisar e analisar informação e reflectir criticamente mobilizando elementos teóricos em articulação com questões de ordem prática.

Conteúdos programáticos

1.A importância da comunicação nas relações interpessoais
O processo de comunicação: o conceito e as características
A linguagem verbal e não-verbal
A eficácia na comunicação

2. Elementos chave no relacionamento interpessoal
- A percepção do eu:
Importância das relações precoces
Auto-conceito – a chave da comunicação
- A percepção do outro:
A formação de impressões e os processos de categorização
A importância das primeiras impressões
Fatores que contribuem para a formação das impressões – o efeito de ordem, o efeito de halo
atitudes, impressões, estereótipos, preconceito, discriminação.

3 A relação entre os individuos e/ou os grupos: condescendência, normalização, obediência, conformismo, inovação

4. Conflitos interpessoais
- A natureza do conflito
- O estilo pessoal nos conflitos:
Comportamento agressivo
Comportamneto passivo
Comportamento manipulador
Comportamento assertivo
- Diferentes modelos de resolução dos conflitos

5. Os Grupos:
- Conceito de grupo
- Desenvolvimento e manutenção dos grupos;
- Questões chave para a gestão de grupos.

6. Melhorar o seu estilo de comunicação interpessoal
- Comunicação positiva ou negativa
- Reagir de maneira não defensiva à critica
- Saber escutar

7. Temas em aberto. Aprofundamento dos temas tratados ou inclusão de novos temas propostos pelos alunos.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

O trabalho desenrolar-se-á fundamentalmente em contexto de sessões teórico-práticas.
1. Estratégias de gestão do programa
Estratégias de auto-aprendizagem são promovidas incentivando-se as capacidades de pesquisa de informação científica, de análise e reflexão crítica. Alguns dos produtos obtidos são objeto de partilha com o grupo através da dinamização de sessões expositivas por parte dos estudantes, valorizando o desenvolvimento de competências de exposição e discussão não só dos conteúdos teóricos como das aplicações práticas dos mesmos.
Nas sessões em que o método expositivo é predominantemente utilizado, são inseridos um ou mais momentos de discussão de temáticas chave em grande grupo, bem como a aplicação de pequenos questionários, filmes ou elementos práticos de modo a facilitar a integração de conceitos teóricos expostos na realidade quotidiana e/ ou profissional.

2. Orientação tutorial
É realizado o acompanhamento tutorial de modo a apoiar, orientar e aconselhar os estudantes no seu percurso de aprendizagem; a actividade tutorial poderá ser desenvolvida quer no decorrer das aulas quer em sessões específicas destinadas a esse efeito, bem como através de sessões extraordinárias de acompanhamento presencial e/ou à distância, consoante as necessidades específicas sentidas.

3. Participação dos estudantes
Espera-se uma participação ativa e interessada por parte dos estudantes, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações, nomeadamente através de: participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pelo docente, participação em atividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.

Para além da participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas e realização dos trabalhos propostos pelo docente é incentivada a participação em a
tividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.
Outras atividades poderão ocorrer caso a turma/ docente sintam essa necessidade no decurso do semestre.

Metodologias de ensino

O trabalho decorrerá essencialmente no contexto de sessões teóricas e práticas
Estratégias de autoaprendizagem são promovidas para incentivar as capacidades de pesquisa do pensamento científico, analítico e crítico
Nas sessões em que o método expositivo é predominantemente utilizado, são inseridos um ou mais momentos de discussão de temas fundamentais em grandes grupos, filme ou elementos práticos que facilitem a integração dos conceitos teóricos expostos na realidade quotidiana e/ou profissional.

Avaliação:
a) a elaboração de um ensaio escrito sobre um dos temas abordados na UC
b) a dinâmica de uma apresentação orientada de elementos da teoria desenvolvida em trabalho escrito e a sua articulação com a componente prática
c) a realização de reflexão individual escrita sobre um dos temas lecionados nas aulas, com consulta e caraterística
d) a participação dos alunos nas aulas e atividades propostas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

No geral, os objetivos e resultados de aprendizagem esperados, após a conclusão do curso são:
a) apropriação e utilização dos diferentes conceitos e questões relevantes desenvolvidas na UC;
b) o domínio dos princípios teóricos, conhecimentos e técnicas que permitam autonomia na sua aplicação;
c) contextualização das aprendizagens propostas pelo curso da UC e desempenho da função profissional;
d) seleção e organização de informações provenientes de diferentes tipos de mídia de produção textual de dimensões e variáveis indicativas de questões de análise crítica e reflexão;
e) a apresentação pública dos trabalhos.
Para atingir estes objetivos, além das estratégias e metodologias acima são aprimoradas as seguintes estratégias:
Acompanhando o tutorial para apoiar, orientar e aconselhar os alunos na sua aprendizagem, a atividade tutorial pode ser desenvolvida quer durante as aulas, quer em sessões especiais destinadas para o efeito, bem como através de sessões especiais de acompanhamento presencial e/ou à distância, dependendo das necessidades específicas. sentido.
Participação ativa e interesse dos alunos, essencial ao progresso da aprendizagem e sucesso nas classificações, que deve incluir: participação nas aulas, realização de investigação orientada, realização dos trabalhos propostos pelo docente, participação em atividades extracurriculares potenciam os conhecimentos adquiridos através de aulas e estudos.


Metodologia e provas de avaliação

Existem duas modalidades de avaliação na UC: o regime de avaliação contínua e o de avaliação sumativa.

Os estudantes deverão optar entre as modalidades de Avaliação Contínua e de Exame Final. Caso opte pela Avaliação Contínua, o estudante terá que realizar:

Uma Reflexão individual sobre as aprendizagens realizadas na UC(40%).

Relatório de grupo (30%).

Apresentação de um ponto do programa com recurso à bibliografia da UC e dinamização de uma sessão (30%).

Em alternativa à Avaliação Contínua, o estudante poderá optar pelo Exame Final, a realizar na época prevista para o efeito.

Regime de assiduidade

Os estudantes que pretenderem ser avaliados de acordo com o regime de avaliação contínua (à excepção dos trabalhadores estudantes), deverão estar presentes em 75% das aulas.

Bibliografia

Boyd, E., Green, A., Hopfenbeck, T. N., & Stobart, G. (2019). Effective feedback: The key to successful assessment for learning. Oxford University Press. Disponível em https://elt.oup.com/feature/global/expert/assessment-for-learning?cc=pt&selLanguage=pt

Caetano, A. (1993). A formação de impressões. In J. Vala & M. B. Monteiro (Coord.), Psicologia social (pp. 89-111). Fundação Calouste Gulbenkian.

Curral, L., & Chambel, M. J. (2001). Processos de comunicação nas organizações. In J. M. Carvalho Ferreira, J. Neves & A. Caetano (Coord.), Manual de psicossociologia das organizações (pp. 357-377). McGraw-Hill.

Fachada, M. O. (2018). Psicologia das relações interpessoais. Edições Sílabo.

Fachada, M. O. (2014). Liderança: A prática da liderança. A liderança na prática. Edições Sílabo.

Golovanova, I. (2018). O poder dos seus gestos. Porto Editora.

Hattie, J. (2009). Visible learning: A synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. Routledge.

Herédia, R. A. S. (2000). Resolución del conflicto. Ediciones Mensajero.

Maldonado, M. T. (2010). O bom conflito. Guerra e Paz.

Monteiro, A. P., & Cunha, P. (2016). Processos de grupo – Um manual para estudantes e profissionais. Fundação Manuel Leão.

Rosenberg, M. B. (2021). Comunicação não-violenta: O segredo para comunicar com sucesso. Alma dos livros.

Wiggins, G. (2012). Feedback for learning: Seven keys to effective feedback. Educational Leadership, 70(1), 10-16.

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