|  | Linguística Portuguesa IInformaçõesAs horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 Ano letivo: 2021/2022 - 1S
| Código: | LGP10004 |  | Sigla: | LPI |  
| Áreas Científicas: | Línguas e Literatura |  Cursos
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | ECTS | Horas Contacto | Horas Totais |  
| LGP | 21 | Plano de Estudos | 1º | 4,0 | 48 | 108,0 |  
 
| Nº de semanas letivas: | 15 |  Língua de EnsinoPortuguês Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)- Adquirir conhecimentos fundamentais da área das Ciências da Linguagem e da Linguística Portuguesa;
- Reconhecer a diferença entre os conceitos de linguagem, língua e fala;
 - Abordar questões relativas à aquisição da linguagem;
 - Refletir acerca de correntes do pensamento linguístico ocidental;
 - Descrever e comparar aspetos do funcionamento das línguas orais e das línguas gestuais;
 - Integrar a presença do português no contexto europeu e mundial;
 - Identificar variedades linguísticas presentes na(s) comunidade(s);
 - Reconhecer diferentes aceções de Gramática;
 - Refletir sobre propriedades específicas da fonética e da fonologia do português.
 Conteúdos programáticosA. Ciências da Linguagem
1. Linguagem, língua, fala
 2. Línguas orais e línguas gestuais
 3. Aquisição e desenvolvimento da linguagem
 4. Diversidade e variação linguística
 4.1. Línguas e famílias de línguas – línguas indo-europeias
 4.2. A língua portuguesa no mundo
 5. Conhecimento linguístico
 5.1. Conceito(s) de Gramática
 5.2. Conhecimento implícito, consciência linguística e conhecimento explícito
 5.3. Gramaticalidade, agramaticalidade e aceitabilidade
 B. Componentes da gramática e níveis de análise linguística: Fonética e Fonologia do português
 1. Relações entre sons da fala e ortografia
 2. Descrição e classificação dos sons da fala
 3. Segmentos fonológicos
 4. Processos fonológicos
 
 Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UCOs oito primeiros objetivos desenvolvem-se mobilizando os conhecimentos relativos aos conteúdos listados em A, sendo o último objetivo relativo a conhecimentos da área da Fonética e Fonologia do português. As aprendizagens decorrentes das leituras e da reflexão em torno dos conteúdos programáticos sustentam o desenvolvimento dos objetivos previstos, quer os de carácter mais teórico, quer os que visam a prática profissional de um futuro tradutor e intérprete.  Metodologias de ensinoNa UC Linguística Portuguesa I, valorizam-se metodologias que propiciam a relação entre teoria e prática, assentes na exposição teórica, nas interações pedagógicas, na realização de exercícios (individuais e em grupo), no trabalho de pesquisa. Considera-se prioritário o desenvolvimento de competências que envolvam processos de análise e de síntese, de reflexão crítica, bem como a criatividade, a autonomia e a capacidade de concretizar atempadamente tarefas propostas. 
A abordagem aos temas do programa será da responsabilidade da docente. O aprofundamento das reflexões e a apresentação de problemas serão da responsabilidade dos estudantes, constituindo, por isso, objeto de avaliação da participação em aula. Os estudantes serão incentivados a comunicar e partilhar dúvidas, pontos de vista, opiniões e argumentos. A leitura individual, em pares ou em grupo, de textos de preparação das aulas e de textos complementares de aprofundamento é essencial para o progresso das aprendizagens.
 Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UCAs metodologias privilegiadas garantem o desenvolvimento dos objetivos do programa de forma adequada aos perfis diferenciados de estudantes.
Ao longo do processo de aprendizagem, os estudantes deverão mobilizar conceitos fundamentais de gramática do Português e dominar géneros orais e escritos adequados à apresentação de leituras, à discussão de temas, a trabalhos de pesquisa e à reflexão sobre questões do programa da UC. Em todos os momentos de participação em aula, deverão evidenciar um domínio proficiente da expressão oral e escrita para fins académicos e recorrer a suportes convencionais e tecnológicos diversificados, tendo em vista quer o desenvolvimento de competências essenciais ao percurso académico, quer a prossecução da sua formação profissional.
 Metodologia e provas de avaliaçãoOs elementos da avaliação contínua têm os pesos que se indicam a seguir:
- Participação nas atividades das aulas e realização das tarefas propostas (10%);
 - Teste presencial escrito individual sobre os conteúdos do programa (50%);
 - Trabalho de pesquisa em grupo e sua apresentação oral em aula (40%).
 
 Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes podem fazer um exame final (100%). Durante a primeira semana de aulas, deverão contactar a docente da UC, a fim de indicarem por qual das modalidades optam. Caso escolham o exame final podem, tal como os restantes estudantes, acompanhar as atividades realizadas pela página da UC na plataforma Moodle.
 Os estudantes com estatuto especial devem contactar a docente da UC, até ao final da primeira quinzena do semestre, para definir as formas de avaliação.
 Regime de assiduidadeÉ obrigatória a presença em 75% das aulas. BibliografiaCosta, J. & Santos, A. L. (2003). A Falar como os bebés. O desenvolvimento linguístico das crianças. Lisboa: Editorial Caminho.
Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa: Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
 Faria, I. H., Pedro, E. R., Duarte, I. & Gouveia, C. A. M. (orgs.) (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.
 Fromkin, V., Rodman, R. & Hyams, N. (2014). An Introduction to Language. Boston: Wadsworth.
 Martins, A. M. & Carrilho, E. (eds.) (2016). Manual de Linguística Portuguesa. Berlin/Boston: De Gruyter.
 Mateus, M. H. M. & Villalva, A. (2006). O essencial sobre Linguística. Lisboa: Caminho.
 Mateus, M. H. M., Andrade, M., Viana M. C. & Villalva, A. (1990). Fonética, Fonologia e Morfologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
 Mateus, M. H. M., Brito, A. M., Duarte, I. & Faria, I. H. (2003). Gramática da Língua Portuguesa, 5ª edição revista e aumentada. Lisboa: Caminho.
 Mateus, M. H. M., Falé, I. & Freitas, M. J. (2005). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
 Raposo, E. P., Nascimento, M. F. B., Mota, M. A. C., Segura, L. & Mendes, A. (orgs.) (2013). Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
 |  |