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Língua e Prática Textual
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2020/2021 - 2S
| Código: | 
LGP10005 | 
   | 
Sigla: | 
LPT | 
 
| Áreas Científicas: | 
Línguas e Literatura | 
 
 
Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Ano Curricular | 
ECTS | 
Horas Contacto | 
Horas Totais | 
 
| LGP | 
20 | 
Plano de Estudos | 
1º | 
  5,0 | 
59 | 
 135,0 | 
 
  
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
•	Mobilizar estratégias de adequação enunciativa.
 •	Adquirir ferramentas de responsabilização enunciativa.
 •	Manipular corretamente instrumentos de recolha e de sistematização de informação. 
 •	Produzir textos orais e escritos de géneros diferenciados, respeitando as suas propriedades configuradoras. 
  
Conteúdos programáticos
1.	Usos orais e escritos da língua
 a.	Adequação dos discursos a contextos diversificados 
 
 2.	Literacia da informação
 a.	Princípios éticos em contexto académico
 b.	Estratégias de pesquisa, seleção, tratamento e divulgação da informação
 c.	Normas para a elaboração de trabalhos académicos
  
 3.	Produção de textos orais e escritos
 a.	Géneros textuais para expor e para argumentar
 i.	Resumo
 ii.	Exposição Oral
 iii.	Artigo de Opinião
  
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A unidade curricular pretende ser um espaço de aprendizagem, relativamente à compreensão e produção de textos. Uma vez que a prática textual implica situações de uso da língua oral e escrita, as oportunidades educativas a criar, através da compreensão e produção de diferentes géneros de textos, são potenciadoras do desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes. 
Metodologias de ensino
•	Aulas de natureza expositiva.
 •	Práticas de leitura e análise de textos modelares.
 •	Planificação, produção, revisão e edição de textos.
 
  
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As necessidades comunicativas verificadas nos estudantes e/ ou por eles identificadas são o ponto de partida para o desenvolvimento de competências de análise e de síntese, promotoras do seu sucesso académico e profissional.
 
  
Metodologia e provas de avaliação
•	Participação nas aulas e realização das atividades propostas (10%)
 •	Resumo (a pares) – 30%
 •	Exposição oral (em grupo) – 30%
 •	Artigo de opinião (individual) – 30%
 
  
Regime de assiduidade
Presencial. Os estudantes devem comparecer a 75% das aulas, sendo que os estudantes trabalhadores devem informar a/o docente no início do semestre para combinar como organizar o trabalho a desenvolver. 
Bibliografia
Adragão, J.V. (1998).Língua Portuguesa ¬ Gramática de Uso. Setúbal: ESE¬IPS.
 Aguiar e Silva, V. & Costa, J. (2008).Dicionário Terminológico. Lisboa: Ministério da Educação. Cardeira, E. (2006).História do Português. Lisboa:Caminho.
 Cunha, C. & Cintra, L. (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa:Sá da Costa. Duarte, I.(2000).Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: U.Aberta.
 Faria, I.H. & outros (org.) (1996).Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho. 
 
 https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/
 http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=vop&page=info 
Observações
Devido ao surto de COVID-19, passaram a ser aplicadas atividades de Ensino a Distância (EaD) através do uso das plataformas Moodle e Zoom. 
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