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Língua Gestual Portuguesa II

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2022/2023 - 2S

Código: LGP10009    Sigla: LGPII
Áreas Científicas: Línguas e Literatura
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGP 23 Plano de Estudos 6,0 72 162,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria José Duarte FreireResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,80
Patrícia Pessoa   4,80

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Língua ensino - Língua Gestual Portuguesa

Esta UC, assim como todas as que se lhe seguirão (LGP III, LGP IV, LGP V e LGP VI), tem por objetivo habilitar os estudantes deste Curso com uma efetiva competência comunicativa na sua principal língua de trabalho como futuros Tradutores-Intérpretes da Língua Gestual Portuguesa.
No final desta UC espera-se que os estudantes demonstrem na prática, nos registos discursivos indicados nos conteúdos programáticos, terem assimilado os conceitos e formas subjacentes aos mesmos.
Utilizem adequadamente as técnicas de expressão em LGP.
Que sejam capazes de produzir enunciados espontâneos ou a partir de temas ou imagens propostos, e de analisar e corrigir a sua produção sempre que detetem imprecisões ou sejam alertados para esse facto.

Conteúdos programáticos

Componentes não manuais da LGP; importância da expressão facial e corporal; importância do olhar; expressão de valor emocional versus expressão de valor gramatical; variação semântica e segundos sentidos.
Léxico a trabalhar: localizações, agregado familiar, corpo humano, habitação, meios de transporte, calendário/dias da semana/meses do ano, tempo real/ horas/minutos/segundos.
Exercícios práticos: Narrativas/Histórias


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se dar continuidade ao trabalho iniciado em LGP1, desenvolvendo aspetos do vocabulário e das estratégias discursivas em língua gestual portuguesa. A diversificação de temas abordados permite alargar o leque de conhecimentos básicos de vocabulário e o desenvolvimento das competências comunicacionais bem como das estruturas gramaticais da língua.

Metodologias de ensino

Técnica expressiva da descrição, a partir de suportes gráficos (gravuras, croquis, banda desenhada).
-Técnica expressiva do relato a partir da memória (relatar um percurso, relatar um acontecimento do quotidiano, etc.).
-Técnica expressiva do reconto a partir de gravuras de banda desenhada sem legendas.
-Técnica do diálogo.
-Técnica da conversação em grupo.
-Imersão total no ambiente comunicacional da LGP (regra do silêncio, treino da observação visual).
-Utilização do vídeo como instrumento de registo, análise e autoanálise das produções gestuais.
-Simulação de situações de conversação da vida real.
-Participação direta em espaços de encontro e de convívio da Comunidade Surda.
- Análise e reflexão sobre textos técnicos e teóricos pertinentes para os conteúdos programáticos da UC.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é uma língua visuoespacial. É a língua da comunidade surda portuguesa, havendo registos da sua utilização, pelo menos, desde o século XV. Reconhecida como língua no nosso país, desde a 4ª revisão constitucional, Lei 1/97, no seu artigo 74, nº 2, alínea h), e como instrumento de acesso à educação e à igualdade de oportunidades pelos surdos portugueses. À semelhança das línguas gestuais de outros países, trata-se de uma língua natural, com gramática e léxico próprios. Apresenta características linguísticas semelhantes a qualquer outra língua natural e características próprias existentes nas línguas gestuais pelo facto de se tratar de uma língua espaço visual.
As metodologias adotadas nesta unidade curricular respeitam, promovem e desenvolvem as características próprias de uma língua gestual.
O domínio das várias vertentes do espaço gestual, da expressão facial e corporal é desenvolvido através dos vários exercícios realizados pelos estudantes e orientados pelo docente. O modo expressivo em língua gestual manifesta-se através da articulação dos gestos e da utilização do espaço gestual, e o modo recetivo através do treino visual.
Os estudantes são incentivados a explorar a sua expressividade natural e os seus gestos espontâneos aproveitados para estabelecerem a ponte com os gestos do léxico da LGP.
A elaboração de pequenos textos em LGP, a partir de imagens ou temas propostos em aula, servirá para consolidar a aquisição de vocabulário e trabalhar as estruturas gramaticais da língua.
A gravação em vídeo destes exercícios e sua posterior análise permitem a consciencialização das aprendizagens realizadas bem como a correção de eventuais dificuldades no modo expressivo.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação, compreendendo as seguintes vertentes:
- Assiduidade e participação (inclui trabalhos autónomos) – 20% da nota final
Avaliação LGP prática intermédia -40%
-Avaliação LGP prática final - 40%

Bibliografia

Amaral, M.A., A. Coutinho, M. R. Delgado Martins, (1994) Para Uma Gramática da Língua Gestual
Portuguesa, Lisboa: Caminho, S. A.
Bettencourt, J., J. Catarino Soares, (1994) “ Língua Gestual Portuguesa – Língua de uma Minoria
Linguística “, in Integrar, nº4, Abr. A Jul.94, Lisboa: IEFP/SNR, pp. 49-55
Bispo, M. et al (Coord.), (2006) O Gesto e a Palavra I – Antologia de Textos sobre a Surdez, Projecto AFAS,
Lisboa: Caminho, S.A.
Bispo, M. e tal (Coord.), (2009) O Gesto e a Palavra II, Lisboa:Caminho, S.A.
Breia, G. (2009). O gato, gatão, poeta de profissão (+DVD), Lisboa: CERCICA
Breia, G. (2012). Perdida de riso (+DVD), Lisboa: CERCICA
Caldas. C. (Ed.) (2012). Coleção Pro-LGP, Lisboa: UCP
Carvalho, P. V. (2019). A educação de surdos na Casa Pia de Lisboa, Lisboa: Casa Pia de Lisboa.
Carvalho, P. V. (2007) Breve História dos Surdos. Lisboa. Surd’Universo
Gestuário – Língua Gestual Portuguesa, (1995) Lisboa: SNR – nº5, 2ª Ed.
Gestuário Digital LGP (DVD), (2008) Lisboa: INR – INR, I.P.
Laborit, E., (2000) O Grito da Gaivota, Lisboa:Caminho, S.A.
Medi@ções – Revista online (2019). Língua Gestual Portuguesa e Comunidade Surda. Vol. 7 N.º 1 (2019), Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, disponível em: https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/issue/view/19
Morgado, M. (2007). Mamadu, o herói surdo. (+DVD). Lisboa: Surd'Universo
Morgado, M. (2009). Sou asas. (+DVD). Lisboa:Surd'Universo
Morgado, M. (coord.) (2010) Os meus primeiros gestos. Lisboa: Surd’Universo /CED Jacob Rodrigues Pereira – Casa Pia de Lisboa.
Prata, 1., (1981), Mãos que Falam, Lisboa: L.Fonética da Fac. Letras da Universidade de Lisboa e
D.G.Ensino Básico
Vídeos: -Peça de Teatro “ As Pupilas do Sr. Reitor” (Atores Surdos)
Workshop “ Dia Nacional da LGP”

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Página gerada em: 2024-04-27 às 00:00:35 Última actualização: 2010-07-19