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Teoria e Prática da Tradução e Interpretação I
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2020/2021 - 2S
| Código: | 
LGP10010 | 
   | 
Sigla: | 
TPTI | 
 
| Áreas Científicas: | 
Línguas e Literatura | 
 
 
Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Ano Curricular | 
ECTS | 
Horas Contacto | 
Horas Totais | 
 
| LGP | 
19 | 
Plano de Estudos | 
1º | 
  6,0 | 
72 | 
 162,0 | 
 
  
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
e Língua Gestual Portuguesa.
 
 As temáticas abordadas nesta UC pretendem levar os estudantes a aprofundar os conceitos básicos da tradução e interpretação em geral e no contexto da LGP em particular, bem como a compreender as funções básicas do tradutor intérprete de LGP e a adquirir conhecimentos básicos teóricos e práticos.
 Dando continuidade ao trabalho iniciado em ITI, serão introduzidos novos objetivos de aprendizagem, nomeadamente:
 - Desenvolver o domínio da LGP e LP e das técnicas de tradução necessárias a uma boa tradução e interpretação;
 - Conhecer a diversidade de contextos de intervenção do ILGP;
 - Interiorizar os condicionalismos culturais da tradução e interpretação de e para LGP;
 - Compreender o papel dos ILGP na comunidade surda.
  
Conteúdos programáticos
Estratégias de tradução de carácter linguístico e cultural; desenvolvimento e treino da memória; fatores físicos e ambientais impostos à tradução e interpretação; contextos de tradução e interpretação, designadamente comunitários e associativos; breve história dos ILGP e associativismo; introdução à tradução para voz; exercícios práticos de tradução e interpretação de e para LGP. 
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
O conhecimento dos vários condicionalismos linguísticos, culturais e históricos é um fator importante a ter em conta na formação dos futuros intérpretes de LGP, permitindo-lhes uma boa adaptação aos diferentes contextos de intervenção profissional que irão encontrar. A introdução de novos instrumentos de trabalho a par com o trabalho prático de tradução e interpretação contribui para o desenvolvimento de conhecimentos. 
Metodologias de ensino
Abordagem teórica: exposição de temas; distribuição de documentação; pesquisa temática orientada; apresentação de temas relacionados com os conteúdos pós pesquisa dos alunos; discussão e debate. 
 Abordagem prática: realização de exercícios práticos de interpretação e tradução; exercícios de tradução em LGP; gravações áudio e vídeo e sua análise e correção, elaboração de glosas das gravações vídeo e áudio e de glosas de correção. 
 Exercícios de abordagem à tradução para voz através da visualização de vídeos e aprendizagem da leitura da LGP. 
 
 Durante o período de isolamento, devido à pandemia de COVID-19, as aulas serão realizadas à distância (EaD) através do uso de meios eletrónicos e plataformas de comunicação online adequadas aos respetivos conteúdos da UC. 
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A articulação entre a abordagem teórica e a abordagem prática pretende incentivar a participação ativa e interessada por parte dos alunos, essencial ao progresso da disciplina e à obtenção de sucesso nas avaliações. 
 A par de uma participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos exercícios propostos pela docente, potencia-se a participação em atividades extracurriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos nas aulas (seminários, encontros, conferências e eventos relacionados com a comunidade surda)
 Espera-se atingir um bom desenvolvimento dos conhecimentos teóricos e práticos, bem como da capacidade dos alunos em identificar e adotar estratégias adequadas aos diferentes contextos de tradução e a capacidade de realizar com sucesso trechos interpretativos de dificuldade básica.
  
Metodologia e provas de avaliação
Avaliação Teórica (trabalho teórico/teste) - 30%
 Avaliação Prática (1/2 trabalhos práticos de tradução para LGP - gravação audiovisual e glosa) - 65%
 - Participação; Assiduidade; Trabalho autónomo; TPC - 5%
 ....................
 A avaliação por exame inclui duas provas: 
 1 - avaliação teórica por escrito, com a duração de 1 hora+30 minutos de tolerância (30% da nota;
 2 - avaliação prática composta por uma gravação vídeo de uma tradução de LP para LGP com duração de 5 minutos, seguida da elaboração de uma glosa escrita de análise e correção da gravação vídeo, com a duração de 1 hora (70% da nota).
 
 COVID 19 - Consoante a duração do período de isolamento, e da forma como esta afetar a metodologia de avaliação da UC, serão propostas formas alternativas de avaliação, de acordo com as características da unidade curricular.
  
Bibliografia
Alves, C. F. (Org.) (2013). Da teoria à prática: a voz dos usuários da LGP, Custóias: ATILGP 
 Amaral, M. A., “Reflectindo sobre a Reabilitação de Surdos” in Integrar, nº 2, Set 93, Lisboa: IEFP/SNR; pp. 25-29 
 Amaral, M. et al (1994) Para uma Gramática da Língua Gestual Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho. 
 Almeida, M.J., “Para a história da formação de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa” in Integrar, nº 20, Janeiro/Abril 2003, Lisboa: IEFP/SNR, pp. 55-60 
 Barbosa, S. (Coord.) (2015). Ser Intérprete de Língua Gestual Portuguesa, Rio Tinto: Mosaico 
 Bettencourt, J., J. Catarino Soares, “Língua Gestual Portuguesa – Língua de uma minoria linguística” in Integrar, nº 4, Abril/Julho 1994, Lisboa: IEFP/SNR, pp. 49-55 
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 Caldas. C. (Ed.) (2012). Coleção Pro-LGP, Lisboa: UCP 
 Coelho, O. & Klein, M. (2013). Cartografias da Surdez, Porto: Livpsic 
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 Frishberg, N., Interpreting an Introduction, Silver Spring, Maryland: RID Publications, Revised Edition, 1990 
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 GD: Gestuário Digital (DVD) – Língua Gestual Portuguesa, Lisboa: INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., 2008 
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 Laborit, E., O Grito da Gaivota, Lisboa: Edit. Caminho, 2000 
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 Teixeira, P. (2012). O som das cores. (+DVD). Lisboa: Plátano Editora
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 Web: 
 
 http://videos.sapo.pt/academialgp - Academia LGP, Casa Pia de Lisboa e Fundação PT 
 
 http://www.spreadthesign.com/br/ - Spreadthesign – dicionário gestual multilingue (inclui LGP) 
 
 http://www.fpasurdos.pt/ - Federação Portuguesa das Associações de Surdos 
 
 http://www.apsurdos.org.pt/ - Associação Portuguesa de Surdos 
 
 http://www.asurdosporto.org.pt/ - Associação de Surdos do Porto 
 
 http://www.inr.pt/ - Instituto Nacional para a Reabilitação 
 
 http://eud.eu/ - European Union of the Deaf 
 
 http://wfdeaf.org/ - World Federation of the Deaf 
 
 http://efsli.org/ - European Forum of Sign Language interpreters 
 
 http://wasli.org/ - World Association of Sign Language Interpreters 
 
 http://www.deaflympics.com/icsd.asp - International Committee of Sports for the Deaf / 
 Deaflympics 
 
 
 http://anapilg.pt 
 
 http://www.atilgp.com/ 
 
  
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