|
Linguística da Língua Gestual Portuguesa I
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2009/2010 - 2S
Código: |
LGP10011 |
|
Sigla: |
LLGPI |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literatura |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LGP |
15 |
Plano de Estudos |
1º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
José Manuel Catarino Soares | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Ver pontos 1 e 5 do programa
Programa
Autor e docente do Programa:José Manuel Catarino Soares
1.Introdução
Esta unidade curricular tem por objectivo habilitar os estudantes deste curso com conhecimentos teóricos da estrutura da LGP, uma das suas duas línguas principais de trabalho como futuros tradutores-intérpretes. A estrutura seleccionada para análise será a do sistema de unidades distintivas da LGP, que denominámos sistema fanológico.
2.Competências a desenvolver
As que constam da peça instrutória F deste curso, com os números 7,8, 9 e 10 do grupo A.
3.Temas e conteúdos
Base etossomática de percepção-articulação da LGP (Articuladores. Topologia do Espaço Gestual). O sistema fanológico da LGP (Assomância.Tramitação. Lúdio).
4. Estratégias e Metodologias de trabalho
4.1 Estratégias de gestão do programa
Aulas expositivas, estudos de caso, investigação aplicada.
4.2 Acompanhamento tutorial
De acordo com as solicitações dos estudantes, ou, sempre que for considerado necessário, por iniciativa do docente.
4.3. Participação dos estudantes
Espera-se que os estudantes a tempo inteiro sejam assíduos e intervenientes, condição essencial do progresso das aprendizagens e do êxito nas avaliações, e dos estudantes-trabalhadores que combinem previamente com o docente o modo como participarão no desenrolar desta UC por forma a compensar a sua menor assiduidade.
5.Aprendizagens esperadas
No final desta UC, espera-se que os estudantes
− se tenham apropriado dos conceitos e dos métodos subajacentes à análise fanológica da LGP .
− sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos de forma autónoma.
6.Actividades de desenvolvimento ou complementares da unidade
Participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos exercícios propostos pela docente. Participação em actividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo (seminários, encontros, conferências e eventos relacionados com a comunidade surda)
7.Avaliação
Avaliação formativa será feita de uma modo contínuo, através das actividades propostas nas aulas. A avaliação sumativa tomará a forma de um trabalho autónomo de investigação aplicada.
8.Bibliografia
Sign Language Structure. William C. Stokoe. Linstok Press. Burtonsville. 1993.
Semiotics and Human Sign languages. William C. Stokoe. Mouton. The Hague. 1972.
Words in Hand. Mary Brennan, Martin D. Colville, Lilian K. Lawson. Moray House College of Education. Edinburgh. 1990.
The Geometry of Visual Phonology. Linda Uyechi. CLS Publications. Stanford. California. 1996.
A Prosodic Model of Sign Language Phonology. Diane Brentari. The MIT Press. Cambridge. Massachusetts. 1998.
La phonologie dynamique du mouvement en langue des signes québécoise. Christopher Ray Muller. Champs Linguistiques. Éditions Fides. Québec. 2000
Gestuário. Língua Gestual Portuguesa, Lisboa: Secretariado Nacional de Reabilitação. Livros SNR nº5, 2ª, Ed., 1995
Métodos de Ensino
Ver ponto 4 do programa
Modo de Avaliação
|
|