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Língua e Comunicação Profissional

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 1S

Código: LGP20002    Sigla: LCP
Áreas Científicas: Línguas e Literatura
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGP 15 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luciano José dos Santos Baptista PereiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Boléo   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Conhecer aspetos da psicolinguística e da sociolinguística relevantes em/para a comunicação
profissional;
- Sistematizar e aprofundar conhecimentos prévios sobre a estrutura e funcionamento da língua
portuguesa;
- Refletir sobre contextos de variação e diversidade linguística;
- (Re)Conhecer especificidades da linguagem e dos textos profissionais;
- Produzir textos orais e escritos de tipologias diferenciadas;
- Partilhar publicamente dúvidas, pontos de vista, argumentos e opiniões;
- Desenvolver a capacidade de concretizar atempada e autonomamente tarefas e atividades propostas;
- Utilizar a(s) língua(s) como agente de intervenção e transformação da sociedade;

Conteúdos programáticos

Ciências da Linguagem
. Cérebro e linguagem
. Cultura linguística
Oralidade
. Culturas de tradição oral
. Fonologia e ortografia
Palavras
. Léxico e vocabulário
. Semântica lexical
Frases
. Constituintes da frase
. Funções sintáticas
Textos
. Texto literário e não literário
. Referenciação e paratextos
Línguas na Comunidade
. Variação sincrónica
. Variedades e textos profissionais
. Línguas do mundo e da CPLP
. Mercado de línguas


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os quatro primeiros objetivos deste programa foram formulados tendo em vista a operacionalização direta
de conteúdos programáticos. De modo a realçar a integração vertical dos conteúdos, a maioria destes
(primeiro a terceiro) objetivos incluem vários núcleos de conteúdos. Todos os conteúdos programáticos
são abrangidos pelos quatro objetivos em questão.

Metodologias de ensino

Exposição de conhecimentos pelo professor e intervenções espontâneas dos estudantes (ensino teórico).
Realização, em pares, de exercícios, seguidos de discussão coletiva ou plenária dos resultados (ensino
teórico-prático).
Leitura individual, em pares ou em grupo, de textos de preparação da aula seguinte e de textos
complementares de aprofundamento (estudo e avaliação).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A articulação das metodologias de ensino com o objetivos é mais evidente nos três penúltimos objetivos.
Para eles contribuem especialmente o ensino teórico-prático, a orientação tutória e a avaliação. No
entanto, também aos seis objetivos anteriores subjazem as metodologias adotadas, em particular no
ensino teórico, no estudo e na avaliação.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação inclui os seguintes elementos:

Pontualidade, assiduidade, participação nas aulas e realização de tarefas: 5%
Curriculum Vitae: 15%
Desenvolvimento de um projeto (em grupo): 50%
Reflexão presencial escrita sobre a totalidade dos temas e conteúdos do programa (individual): 30%.

Bibliografia

Calvet, L.-J. (1984). La tradition orale. Que sais-je ? 2122. Paris: Puf.
Crystal, D. (1997). The Cambridge Encyclopaedia of Language, Cambridge: Cambridge University Press.
Eliseu, A.S., Cardeira, E. & Malagueiro, S. (2008). Enciclopédia do Estudante 13 & 14. Língua Portuguesa I &
II. Carnaxide: Santillana Constância.
Faria, I.H., Pedro, E.R., Duarte, I. & Gouveia, C.A.M. (org.) (1996). Introdução à Linguística Geral e
Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Mateus, M.H.M. & Cardeira, E. (2007). Norma e Variação. Lisboa: Caminho.
Pinto, P.F. (2010). O essencial sobre Política de Língua. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
Raposo, E,B.P. & outros (orgs)(2013). Gramática do Português. Lisboa: F.C.Gulbenkian.
Silva, V.A. & Costa, J. (2008). Dicionário Terminológico. Lisboa: Ministério da Educação. [disponível em
http://dt.dge.mec.pt]

Opções
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