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Expressão Dramática
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2020/2021 - 2S
| Código: | 
LGP20003 | 
   | 
Sigla: | 
ED | 
 
| Áreas Científicas: | 
Artes | 
 
 
| Secção/Departamento: | 
Artes | 
 
 
Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Ano Curricular | 
ECTS | 
Horas Contacto | 
Horas Totais | 
 
| LGP | 
20 | 
Plano de Estudos | 
2º | 
  5,0 | 
60 | 
 135,0 | 
 
  
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
UC de Iniciação à Expressão Dramática essencialmente prática (trabalho de oficina e laboratorial) com uma pequena componente teórica. Esta UC teve dois momentos um presencial e outro online Ensino á distância sem grandes alterações como se pode ver no Final da Ficha nomeadamente Avaliação.Esta alteração ficou a dever-se à Pandemia Covid.
 
 Compreender o conceito de expressão dramática de  Gisèle Barret do Teatro do Absurdo de Ionesco e Karl Valentin e do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, do teatro de obra de arte in process e de obra de arte total. Compreender  conceitos como performance, expressão dramática, movimento, voz,  teatro de pesquisa e de teatro porta a porta, espetáculo de Stand Up, ,  afirmando-se progressivamente como uma área chave no  âmbito das técnicas de comunicação e das expressões artísticas  comuns  a diferentes Cursos e Escolas.. Jogos e Improvisações com uma componente importante de treino individual e de grupo. Teatro Comunitário e Participativo.
 As aulas em forma de Laboratório Teatral ou de  Oficina de Formação de Actores /Interpretes pretende dotar os estudantes  de ferramentas básicas da iniciação à expressão dramática e compreensão auditiva e corporal básica dos elementos das artes performativas. 
 Escrever, descrever, inventar personagens, improvisar situações reais e absurdas (a feira, o circo, o mercado, o casamento, a tourada, por exemplo) de forma a dar uma noção de espacialidade e pormenor, de diferenciação e complemento, às diversas interações sobre “um palco” imaginário.
 É através do Faz-de-conta que sentimos as situações, incorporamos as personagens e se torna mais fácil a escrita criativa, as narrativas e os  guiões. Porque nem sempre é fácil escrever: considerando alguns dos  “bloqueadores” do trabalho corporal , da improvisação e da  escrita”: 
 1. O perfeccionismo;
 2. O medo; 
 3. A arrogância. 
 4. A vergonha
 5. A culpa.
 Para motivar a criatividade, o nosso objectivo principal, os desbloqueadores (Block-busting) podem resumir-se a um trabalho regular de treino e ensaio.
 O nosso objetivo de educação crítica dos espectadores passivos dos Media assume a forma transversal e prática em todos os graus de ensino, e aproxima-nos de uma fundamentação teórica da expressão dramática a partir da Bússola Didáctica (“Cadran Didactique”), modelo de Gisèle Barret,com uma  reflexão  ampliada pelas  obras de Courtney (1987), Ryngaert, (1992), Brook (2003), Deldine (2004) e Ubersfeld (1982). 
 Apresentamos uma questão central, os objectivos e a problemática, organizando-se o planeamento em três  grandes partes. Na 1ª parte apresentamos os fundamentos teóricos, a escrita criativa de guiões enquanto a 2ª parte é destinada às questões funcionais da educação artística do estudante/espectador. Tudo pela prática do Drama/Jogo Teatral, a 3ª parte - Metodologias de Projeto em Expressão Dramática-Indutores de jogo de Gisèle Barret.
 (A) Desenvolver competências na área da sensibilidade estética e da massa crítica.
 assim como de se expressar com o corpo e de jogar num processo dramático e de improvisação.
 (B) Conhecer e utilizar adequadamente as técnicas de voz e de mímica, a linguagem verbal e não verbal.
 (C) Conhecer as características do teatro de fantoches e de sombras.
 (D) Dominar as técnicas de respiração; abdominal, torácica e total.
 (E) Conhecer as técnicas de projeção da voz.
 (F) Dominar as técnicas de contar um conto, uma história uma lengalenga. Inventar e reproduzir o discurso verbal e gestual da tradução com movimentos harmoniosos.
 (G) Fazer um pequeno espetáculo teatral. performativo baseado no teatro do absurdo
 (H) Teatro Porta a Porta Método de Formação de Actores -Teatro de Sombras e Fantoches
 
 
  
Conteúdos programáticos
3.1. Conhecer-se e conhecer o outro; Espelho
 3.2. Técnicas de voz;
 3.3. Técnicas de respiração;
 3.4. O drama como “atletismo da afectividade”;
 3.5. O corpo poético; máscara facial 
 3.6. Cenários e improvisação;
 3.7. Teatro de fantoches e sombras;
 3.8. O contar de histórias;
 3.9. Postura e comunicação;
 3.10. O corpo e os ambientes sonoros;
 3.11. A habitação do palco sagrado;
 3.12. Drama e atores.O Teatro do Absurdo, Teatro Porta a Porta. O Método de Formação de Atores.
 
 
 3.10. O corpo e os ambientes sonoros;
 3.11. A habitação do palco sagrado;
 3.12. Drama e actores.
 
  
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os objetivos da UC articulam-se com os conteúdos não tendo em consideração apenas que se trata de um curso de Tradução e Interpretação , mas de uma formação inicial em linguagens da mímica, da pantomima.
 Tendo em consideração o curso específico a que se destina este programa, articular as questões da postura corporal (3.9) com as técnicas de voz do(a) futuro docente de LGP ou tradutor.
 Dar a conhecer e treinar as formas de comunicação gestual livre, numa articulação entre o pensamento e a acção. Ligar o treino da projecção de voz com o conteúdo das técnicas de respiração (3.2,3.3). O ponto( F) conjuga-se com os conteúdos (3.9)(3.12)
  
Metodologias de ensino
As diferentes temáticas a abordar serão organizadas em torno do corpo, as sessões serão centradas nos  níveis e plataformas de educação artística do “jogador” e do espectador. As sessões serão centradas na improvisação em grande grupo e/ou pequenos grupos a partir de focos ou “molas” impulsionadoras fornecidas diretamente pelo professor ou pelos alunos  ou com recurso à utilização de materiais e textos e outros. O processo compreenderá: (a) Jogo e reflexão e novamente jogo; (b) Recensão escrita e/ou oral de Diários; (c) Elaboração de pequenos comentários críticos; (d) Elaboração de trabalhos de escrita criativa e dramática – o argumento consoante o ponto 4; (e) Apresentação e discussão dos trabalhos; (f) Apresentação ao grupo e à escola  de determinadas improvisações e exercícios, pequenos espetáculos na escola e no Distrito; (g) Elaboração, discussão e análise, em grupo, de pequenos trabalhos; (h) Elaboração, ensaio  e apresentação de trabalhos práticos; (i) discussão através de um “newsgroup” a criar para o efeito.
 
 Assistência a espectáculos visitas de estudo, organização de eventos, interpretação de peças de teatro do absurdo e poesia em espectáculos dentro e fora da escola.
 
 
 
  
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Os objetivos articulam-se nos aspetos de criação, comunicação e fruição/consumo de espetáculos com as metodologias práticas, nomeadamente os jogos, a prática da escrita criativa, as experiências de reflexão sobre as improvisações e a linguagem do corpo total. 
Metodologia e provas de avaliação
1.-Avaliação contínua (Portefólio de Memória Descritiva em Power Point digital)
 1.1.Presença activa, assiduidade,participação, realização dos exercícios – e MOCHILA
 Relatórios/Fichas  de Reflexão das aulas e da criação de espectáculos. Dossier em PowerPoint.(fotos e texto poético)-45%
 2. Realização  de Guião e de espectáculo performativo em video como ator ou atriz com tradutor e interprete baseado em textos do teatro do teatro cómico do absurdo e de textos poéticos  -55%
 
 Exame em Guião Word ou Power Point  a enviar e video de perfomance curta teatral
 
 Performance de 15 minutos (65%) teatro do Absurdo, Poesia  ou Teatro Cómico ou texto original e Portefólio (Power Point da criação e realização Performance). 5 minutos.(35%)
 
 
 
 
  
Bibliografia
ABC da Maquilhagem (O) Editorial Presença 2013
 ÀVILA, Norberto, Algum Teatro II,INCM, 2009,
 Nota inclui as peças: 
 Arlequim das Ruinas de Lisboa – Os Doze Mandamentos -Fortunato e Tv.  Glória - O Café Centauro - Salomé ou a Cabeça do Profeta - Para além do Caso Maddie.
 ACKROYD, Peter, Shakespeare, a biografia, Teorema, 2005, 30,9 euros,
 ACKROYD, Peter, Chaplin, Teodolito, 2014, 14 Euros,
 ADORNO, Theodor W., Teoria da Estética, Ed. 70, 2012,25 euros,
 Adorno, Theodor W. The Culture Industry. London: Routledge, 2001.
 AGUILAR, L. F. (1989b, Setembro). Um cenário pedagógico para o jardim-de-infância centrado na prática do jogo dramático espontâneo. Percursos - Cadernos de Arte e Educação, 1,
 AMORIM, T. A. Encontros de Teatro na Escola - História de um Movimento. Porto: Porto Editora. . 1995
 BARCA, Pedro Calderón, A Vida É Sonho, e O Alcaide de Zalamea, Livros Verbo RTP-56, 1971, 
Observações
WEB BIBLIOGRAFIA
 
 BAUSH,Pina, “Orfeu e Euridice”, consulta 5,12,2016
 https://www.youtube.com/watch?v=lDJFMvU2ZqY
 ABRAMOVIC, Marina ,Charles Atlas, Marina Abramovic:Biography,
 ABRAMOVIC, Body of Art:Meet Perfomance artiste: You Tube, consulta 27-6-2016,
 ABRAMOVIC , Marina,( Serbian-American Artist), 
 www.theatstory.org/artist-abramovic-marina.htm
 consulta 27-6-2016
 ABRAMOVIC ,Marina ,On Rythm 0 (1974) Vimeo.com, Milica Zeck, consulta 26-6-2016,
 ABRAMOVIC, Marina On MAI and Intergenerational Collaboration, Institute, Comunity Theatre
  
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