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Língua Gestual Portuguesa III

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 1S

Código: LGP20004    Sigla: LGPIII
Áreas Científicas: Línguas e Literatura
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGP 15 Plano de Estudos 7,0 84 189,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria José Duarte FreireResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 5,60
Carlos Gonçalves   5,60

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Lingua de ensino: Língua Gestual Portuguesa.

Esta UC, assim como todas as que se lhe seguirão (LGP IV, LGP V e LGP VI), tem por objetivo habilitar os
estudantes deste Curso com uma efetiva competência comunicativa, na sua principal língua de trabalho
como futuros Tradutores-Intérpretes da Língua Gestual Portuguesa.
No final desta UC espera-se que os estudantes tenham assimilado e interiorizado os conhecimentos de
língua gestual portuguesa trabalhados no 1º ano. Neste segundo ano de curso verifica-se uma expansão,
em termos de conteúdo semântico e estrutural que permitirá aos estudantes desenvolver as suas técnicas
de expressão gestual que serão postas em prática no seu futuro desempenho profissional.

Conteúdos programáticos

Compreensão da linha temporal em LGP e sua implicação nos verbos e seus elementos complementares
de tempo; variação aspectual, de intensidade e quantidade; verbos direcionáveis e reflexos. O contacto
entre duas línguas e duas culturas: sensibilização para as diferenças e semelhanças na sala de aula e para
as particularidades de cada uma.
Léxico a trabalhar: estações do ano, tempo atmosférico, astrologia, material escolar, disciplinas,profissões, desportos, tempos livres.
Exercícios: Narrativas/Histórias


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os novos temas, a abordar nesta UC, permitem um alargamento dos contextos semânticos e estruturais,
necessários a um bom desenvolvimento linguístico dos estudantes, proporcionando-lhes um
aprofundamento das suas capacidades comunicativas em LGP.

Metodologias de ensino

Técnica expressiva da descrição, a partir de suportes gráficos.
- Técnica expressiva do relato a partir da memória (relatar um percurso, um acontecimento do quotidiano,
etc.)
- Técnica expressiva do reconto a partir de gravuras de banda desenhada sem legendas.
- Técnica do diálogo
- Técnica da conversação em grupo
- Imersão total no ambiente comunicacional da LGP (regra do silêncio e treino da observação visual).
- Utilização do vídeo como instrumento de registo, análise e autoanálise das produções gestuais.
- Simulação de situações de conversação da vida real.
- Participação direta em espaços de encontro e de convívio da Comunidade Surda.
- Análise e reflexão sobre textos técnicos e teóricos pertinentes para os conteúdos programáticos da UC.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é uma língua visuoespacial. É a língua da comunidade surda
portuguesa, havendo registos da sua utilização, pelo menos, desde o século XV. Reconhecida como língua no nosso país, desde a 4ª revisão constitucional, Lei 1/97, no seu artigo 74, nº 2, alínea h), e como instrumento de acesso à educação e à igualdade de oportunidades pelos surdos portugueses. À
semelhança das línguas gestuais de outros países, trata-se de uma língua natural, com gramática e léxico próprios. Apresenta características linguísticas semelhantes a qualquer outra língua natural ecaracterísticas próprias existentes nas línguas gestuais, pelo facto de se tratar de uma língua espaço
visual.
As metodologias adotadas nesta unidade curricular respeitam, promovem e desenvolvem as
características próprias de uma língua gestual.
O domínio das várias vertentes do espaço gestual, da expressão facial e corporal é desenvolvido através dos vários exercícios realizados pelos alunos e orientados pelo docente. O modo expressivo em língua gestual manifesta-se através da articulação dos gestos e da utilização do espaço gestual, e o modo recetivo através do treino visual.
Os alunos são incentivados a explorar a sua expressividade natural e os seus gestos espontâneos
aproveitados para estabelecerem a ponte com os gestos do léxico da LGP.
A elaboração de pequenos textos em LGP, a partir de imagens ou temas propostos em aula, servirá para consolidar a aquisição de vocabulário e trabalhar as estruturas gramaticais da língua.
A gravação em vídeo destes exercícios e sua posterior análise permitem a consciencialização das
aprendizagens realizadas bem como a correção de eventuais dificuldades no modo expressivo.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação, compreendendo as seguintes vertentes:
- Assiduidade e participação (inclui trabalhos autónomos) – 20% da nota final
Avaliação LGP prática intermédia -40%
-Avaliação LGP prática final - 40%

COVID 19 - Consoante a duração do período de isolamento, e da forma como esta afetar a metodologia de avaliação da UC, serão propostas formas alternativas de avaliação, de acordo com as características da unidade curricular.

Bibliografia

Bibliografia de LGP I, II, e:
Lane, H., (1989), When the Mind Ears – A History of the Deaf, New York: Vintage Books
Lane, H., (1997), A Máscara da Benevolência, Lisboa: Horizontes Pedagógicos, Instituto Piaget
Sacks, O., (1989), Vendo Vozes, Rio de Janeiro: Imago Editora,

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