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História dos Media
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2018/2019 - 1S
Código: |
LGP20012 |
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Sigla: |
HM |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LGP |
1 |
Plano de Estudos |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O conhecimento, a divulgação e a produção de informação teórica e prática sobre a criação, desenvolvimento e
produção da História de cada meio de comunicação é o objetivo que se concretiza em quatro eixos: Conhecer,
Organizar, Pensar, Produzir. O aprofundamento teórico actualizado das temáticas alimenta as discussões nas
aulas em seminário e o trabalho dos(as) estudantes de Comunicação Social (obrigatória) e de Língua Gestual
Portuguesa (para quem é opcional). Identificar as condições de criação e evolução dos diversos media, refletir
sobre a genealogia de sua construção e problematizar os diversos contextos e mutações de desenvolvimento
dos media, numa perspetiva diacrónica e sincrónica assim como são produzir conhecimento original na área da
produção da história de media e conhecer e por em prática procedimentos de trabalho em equipa, sendo capaz
de assumir diferentes papéis sociais são outros dos objetivos da UC aos quais se acrescenta a prática da
honestidade intelectual.
Conteúdos programáticos
1. A Imprensa no Ocidente
1.1. Do livro à imprensa periódica
1.1.1. A imprensa no século XIX
1.1.2. República e Estado Novo
1.2. Imprensa escrita e impacto audiovisual e electrónico
1.2.1. Imprensa após o 25 de Abril 1974 – semanários, diários, gratuitos
1.2.2. Imprensa regional
1.2.3. Panorama actual
1.2.4. História da fotografia e do cinema
2. História dos meios de comunicação social no Ocidente
2.1. A rádio – do amadorismo à Internet
2.1.1. Período democrático e evolução da rádio
2.1.1.1. Das “rádios pirata” ao panorama actual
2.2. A televisão
2.2.1. Expansão e impacto social
2.2.2. História da televisão em Portugal – técnica, cultura e cidadania
2.2.2.1. Do serviço público, dos canais privados e da televisão por pacotes
3. Meios de comunicação e cibernética
3.1. Comunicação em rede – Internet: cibermedia – produção, utilização e cidadania
4. Meios de comunicação e cidadania
4.1. Democracias e comunicação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
As sessões presenciais são de diversos tipos: teóricas de contextualização e introdução a conceitos e
temáticas fundamentais e gerais; práticas em que se estudam textos e documentários considerados
importantes para a formação na área quer metodológica de investigação em História dos Media quer de
reflexão sobre a atualidade do cinema e televisão; realização de uma visita de estudo a locais de interesse para História dos Media (Hemeroteca, Arquivo RTP, Museu da Rádio…) e orientação de produção de textos e
produtos em suportes diversos para apresentação dos resultados das visitas de estudo e para apresentação
pública de trabalhos. A organização e a produção da história de um jornal faz parte do desenvolvimento de
competências investigativas gerais. Os contactos com estudantes também são feitos através de dois tipos de
tutoria: presencial e através da Plataforma Moodle e por correio eletrónico
Metodologias de ensino
As sessões presenciais são de diversos tipos: teóricas de contextualização e introdução a conceitos e temáticas
fundamentais e gerais; práticas em que se estudam textos e documentários considerados importantes para a
formação na área quer metodológica de investigação em História dos Media quer de reflexão sobre a atualidade do
cinema e televisão; realização de uma visita de estudo a locais de interesse para História dos Media (Hemeroteca,
Arquivo RTP, Museu da Rádio…) e orientação de produção de textos e produtos em suportes diversos para
apresentação dos resultados das visitas de estudo e para apresentação pública de trabalhos. A organização e a
produção da história de um jornal faz parte do desenvolvimento de competências investigativas gerais. Os contactos
com estudantes também são feitos através de dois tipos de tutoria: presencial e através da Plataforma Moodle e por
correio eletrónico.Avaliação Contínua
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Como se pretende que as(os) estudantes conheçam a história de diferentes media e sobre ela reflitam, é necessário
organizar as aulas de forma a que tais objetivos sejam alcançados: dessa forma, as sessões em seminário e teóricas
servem para colocar as questões gerais, organizadoras do pensamento; as visitas de estudo servem para promover a
autonomia e a capacidade de conhecer e identificar formas diversas de ter acesso a História de alguns media; a
realização de relatórios dessas visitas serve para desenvolver as capacidades de síntese e de apresentação pública
de resultados; a realização da história de um jornal (desde investigação teórica sobre metodologias à produção de um
artigo) é fundamental para conhecer os mecanismos subjacentes à investigação em História dos Media.
Metodologia e provas de avaliação
A presença nas aulas e a participação nos trabalhos práticos nela realizados terá 10 % da avaliação. A visita de estudo obriga a presença e o relatório final de reflexão é cotado em 20%.
A história de uma publicação periódica tem duas componentes: a que é entregue on line (e que corresponde à recolha dos dados) vale 20%. O texto sobre a história da publicação é cotado em 30%. O teste final é cotado com 20%.
Regime de assiduidade
Avaliação contínua exigindo presenças em 50% das aulas lecionadas; a visita de estudo é obrigatória assim como a realização do trabalho de investigação da história de uma publicação periódica.
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