| 
 | 
                
                
                
História dos Media
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2021/2022 - 1S
| Código: | 
LGP20012 | 
   | 
Sigla: | 
HM | 
 
| Áreas Científicas: | 
Ciências da Comunicação | 
 
 
Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Ano Curricular | 
ECTS | 
Horas Contacto | 
Horas Totais | 
 
| LGP | 
1 | 
Plano de Estudos | 
2º | 
  5,0 | 
60 | 
 135,0 | 
 
  
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O conhecimento, a divulgação e a produção de informação teórica e prática sobre a criação, desenvolvimento e
 produção da História de cada meio de comunicação é o objetivo que se concretiza em quatro eixos: Conhecer,
 Organizar, Pensar, Produzir. O aprofundamento teórico actualizado das temáticas alimenta as discussões nas
 aulas em seminário e o trabalho dos(as) estudantes de Comunicação Social (obrigatória) e de Língua Gestual
 Portuguesa (para quem é opcional). Identificar as condições de criação e evolução dos diversos media, refletir
 sobre a genealogia de sua construção e problematizar os diversos contextos e mutações de desenvolvimento
 dos media, numa perspetiva diacrónica e sincrónica assim como são produzir conhecimento original na área da
 produção da história de media e conhecer e por em prática procedimentos de trabalho em equipa, sendo capaz
 de assumir diferentes papéis sociais são outros dos objetivos da UC aos quais se acrescenta a prática da
 honestidade intelectual. 
Conteúdos programáticos
1. A Imprensa no Ocidente
 1.1. Do livro à imprensa periódica
 1.1.1. A imprensa no século XIX
 1.1.2. República e Estado Novo
 1.2. Imprensa escrita e impacto audiovisual e electrónico
 1.2.1. Imprensa após o 25 de Abril 1974 – semanários, diários, gratuitos
 1.2.2. Imprensa regional
 1.2.3. Panorama actual
 1.2.4. História da fotografia e do cinema
 2. História dos meios de comunicação social no Ocidente
 2.1. A rádio – do amadorismo à Internet
 2.1.1. Período democrático e evolução da rádio
 2.1.1.1. Das “rádios pirata” ao panorama actual
 2.2. A televisão
 2.2.1. Expansão e impacto social
 2.2.2. História da televisão em Portugal – técnica, cultura e cidadania
 2.2.2.1. Do serviço público, dos canais privados e da televisão por pacotes
 3. Meios de comunicação e cibernética
 3.1. Comunicação em rede – Internet: cibermedia – produção, utilização e cidadania
 4. Meios de comunicação e cidadania
 4.1. Democracias e comunicação
 4.2. Casos mediáticos - história e análise de casos em diferentes suportes. 
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
As sessões presenciais são de diversos tipos: teóricas de contextualização e introdução a conceitos e 
 temáticas fundamentais e gerais; práticas em que se estudam textos e documentários considerados 
 importantes para a formação na área quer metodológica de investigação em História dos Media quer de 
 reflexão sobre a atualidade do cinema e televisão; realização de uma visita de estudo a locais de interesse para História dos Media (Hemeroteca, Arquivo RTP, Museu da Rádio…) e orientação de produção de textos e produtos em suportes diversos para apresentação dos resultados das visitas de estudo e para apresentação pública de trabalhos. A organização e a produção da história de um jornal faz parte do desenvolvimento de competências investigativas gerais. Os contactos com estudantes também são feitos através de dois tipos de tutoria: presencial e através da Plataforma Moodle e por correio eletrónico. No presente ano académico as tutorias são feitas também em sessão Zoom.  
Metodologias de ensino
As sessões presenciais são de diversos tipos: teóricas de contextualização e introdução a conceitos e temáticas fundamentais e gerais; práticas em que se estudam textos e documentários considerados importantes para a formação na área quer metodológica de investigação em História dos Media quer de reflexão sobre a atualidade do cinema e televisão; realização de uma visita de estudo a locais de interesse para História dos Media (Hemeroteca, Arquivo RTP, Museu da Rádio…) e orientação de produção de textos e produtos em suportes diversos para apresentação dos resultados das visitas de estudo e para apresentação pública de trabalhos. A organização e a produção da história de um jornal faz parte do desenvolvimento de competências investigativas gerais. Os contactos com estudantes também são feitos através de dois tipos de tutoria: presencial e através da Plataforma Moodle e por 
 correio eletrónico.  
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Como se pretende que as(os) estudantes conheçam a história de diferentes media e sobre ela reflitam, é necessário organizar as aulas de forma a que tais objetivos sejam alcançados: dessa forma, as sessões em seminário e teóricas servem para colocar as questões gerais, organizadoras do pensamento; as visitas de estudo servem para promover a autonomia e a capacidade de conhecer e identificar formas diversas de ter acesso a História de alguns media; a realização de relatórios dessas visitas serve para desenvolver as capacidades de síntese e de apresentação pública de resultados; a realização da história de um jornal (desde investigação teórica sobre metodologias à produção de um artigo) é fundamental para conhecer os mecanismos subjacentes à investigação em História dos Media. 
 No presente ano académico duas alterações foram introduzidas: 
 a visita de estudo é feita ao Museu das Comunicações, em Lisboa, em regime presencial, em quatro grupos divisíveis em dois, em cada sessão. 
 O trabalho de realização da história de um jornal é substituído por um trabalho, em grupo, sobre a história de cada um dos seguintes média: livro e leitura; imprensa e censura; fotografia; rádio; cinema; televisão, agências de notícias; profissões dos média; novos média.
  
Metodologia e provas de avaliação
A participação nos trabalhos práticos realizados terá 10 % da avaliação. 
 A visita de estudo obriga a presença e o relatório final de reflexão é cotado em 40%. 
 Este ano visita-se o Museu das Comunicações, em Lisboa. 
 A história de um média tem duas componentes: a que é entregue on line (e que corresponde à recolha dos dados, elaboração do trabalho...) vale 20%. O texto sobre a história de cada média é cotado em 30%
 
  
Regime de assiduidade
Avaliação contínua exigindo a presença em sessões Zoom. A visita de estudo é obrigatória assim como a realização do trabalho de investigação da história de um média. 
Observações
Para cada trabalho em grupo são dadas referências (disponíveis na Plataforma Moodle).
 Além da bibliografia mencionada anteriormente, é disponibilizada a seguinte:
 FÉRIN, I. (2002) – Comunicação e culturas do quotidiano. Lisboa: Quimera.
 FONSECA, I.A. (2019). A Imprensa e o império na África Portuguesa: 1842-1974. Lisboa: Edições 70.
 KAPUSCINSKI, R. (2008) – Os Cínicos não servem para este ofício: conversas sobre o bom jornalismo. Lisboa:Relógio d’Água.
 LEMOS, M.M. (2006) Jornais Diários Portugueses do Século XX: Um Dicionário" Coimbra: CEIS XX e AriadneEditora.
 MARTINS, L.O. Mercados televisivos europeus: causa e efeitos das novas formas de organização
 SANTOS, Rogério (2005) – As vozes da Rádio: 19241939. Lisboa: Caminho.
 SILVA, E. C. Os Donos da notícia: concentração da propriedade dos Media em Portugal.
 Um Século de ensino do Jornalismo. Media & Jornalismo: Revista do Centro de Investigação Media e Jornalismo. N.º 13.ano 8. Outono Inverno2008.
 História do jornalismo no Brasil: www.jornalismo.ufsc.br/redealcar/boletins/jornal37.htm
 Museu Virtual da Imprensa: www.imultimedia.pt/museuvirtpress 
             | 
                
            
                
 |