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História dos Media

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 1S

Código: LGP20012    Sigla: HM
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGP 1 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ricardo Jorge Melo NunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Celiana Azevedo   0,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O conhecimento, a divulgação e a produção de informação teórica e prática sobre a criação, desenvolvimento e
produção da História de cada meio de comunicação é o objetivo que se concretiza em quatro eixos: Conhecer,
Organizar, Pensar, Produzir. O aprofundamento teórico actualizado das temáticas alimenta as discussões nas
aulas em seminário e o trabalho dos(as) estudantes de Comunicação Social (obrigatória) e de Língua Gestual
Portuguesa (para quem é opcional). Identificar as condições de criação e evolução dos diversos media, refletir
sobre a genealogia de sua construção e problematizar os diversos contextos e mutações de desenvolvimento
dos media, numa perspetiva diacrónica e sincrónica assim como são produzir conhecimento original na área da
produção da história de media e conhecer e por em prática procedimentos de trabalho em equipa, sendo capaz
de assumir diferentes papéis sociais são outros dos objetivos da UC aos quais se acrescenta a prática da
honestidade intelectual.

Conteúdos programáticos

1. A Imprensa no Ocidente
1.1. Do livro à imprensa periódica
1.1.1. A imprensa no século XIX
1.1.2. República e Estado Novo
1.2. Imprensa escrita e impacto audiovisual e electrónico
1.2.1. Imprensa após o 25 de Abril 1974 – semanários, diários, gratuitos
1.2.2. Imprensa regional
1.2.3. Panorama actual
1.2.4. História da fotografia e do cinema
2. História dos meios de comunicação social no Ocidente
2.1. A rádio – do amadorismo à Internet
2.1.1. Período democrático e evolução da rádio
2.1.1.1. Das “rádios pirata” ao panorama actual
2.2. A televisão
2.2.1. Expansão e impacto social
2.2.2. História da televisão em Portugal – técnica, cultura e cidadania
2.2.2.1. Do serviço público, dos canais privados e da televisão por pacotes
3. Meios de comunicação e cibernética
3.1. Comunicação em rede – Internet: cibermedia – produção, utilização e cidadania
4. Meios de comunicação e cidadania
4.1. Democracias e comunicação
4.2. Casos mediáticos - história e análise de casos em diferentes suportes.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

As sessões presenciais são de diversos tipos: teóricas de contextualização e introdução a conceitos e
temáticas fundamentais e gerais; práticas em que se estudam textos e documentários considerados
importantes para a formação na área quer metodológica de investigação em História dos Media quer de
reflexão sobre a atualidade do cinema e televisão; realização de uma visita de estudo a locais de interesse para História dos Media (Hemeroteca, Arquivo RTP, Museu da Rádio…) e orientação de produção de textos e produtos em suportes diversos para apresentação dos resultados das visitas de estudo e para apresentação pública de trabalhos. A organização e a produção da história de um jornal faz parte do desenvolvimento de competências investigativas gerais. Os contactos com estudantes também são feitos através de dois tipos de tutoria: presencial e através da Plataforma Moodle e por correio eletrónico. No presente ano académico as tutorias são feitas também em sessão Zoom.

Metodologias de ensino

As sessões presenciais são de diversos tipos: teóricas de contextualização e introdução a conceitos e temáticas fundamentais e gerais; práticas em que se estudam textos e documentários considerados importantes para a formação na área quer metodológica de investigação em História dos Media quer de reflexão sobre a atualidade do cinema e televisão; realização de uma visita de estudo a locais de interesse para História dos Media (Hemeroteca, Arquivo RTP, Museu da Rádio…) e orientação de produção de textos e produtos em suportes diversos para apresentação dos resultados das visitas de estudo e para apresentação pública de trabalhos. A organização e a produção da história de um jornal faz parte do desenvolvimento de competências investigativas gerais. Os contactos com estudantes também são feitos através de dois tipos de tutoria: presencial e através da Plataforma Moodle e por
correio eletrónico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Como se pretende que as(os) estudantes conheçam a história de diferentes media e sobre ela reflitam, é necessário organizar as aulas de forma a que tais objetivos sejam alcançados: dessa forma, as sessões em seminário e teóricas servem para colocar as questões gerais, organizadoras do pensamento; as visitas de estudo servem para promover a autonomia e a capacidade de conhecer e identificar formas diversas de ter acesso a História de alguns media; a realização de relatórios dessas visitas serve para desenvolver as capacidades de síntese e de apresentação pública de resultados; a realização da história de um jornal (desde investigação teórica sobre metodologias à produção de um artigo) é fundamental para conhecer os mecanismos subjacentes à investigação em História dos Media.
No presente ano académico duas alterações foram introduzidas:
a visita de estudo é feita ao Museu das Comunicações, em Lisboa, em regime presencial, em quatro grupos divisíveis em dois, em cada sessão.
O trabalho de realização da história de um jornal é substituído por um trabalho, em grupo, sobre a história de cada um dos seguintes média: livro e leitura; imprensa e censura; fotografia; rádio; cinema; televisão, agências de notícias; profissões dos média; novos média.

Metodologia e provas de avaliação

A participação nos trabalhos práticos realizados terá 10 % da avaliação.
A visita de estudo obriga a presença e o relatório final de reflexão é cotado em 40%.
Este ano visita-se o Museu das Comunicações, em Lisboa.
A história de um média tem duas componentes: a que é entregue on line (e que corresponde à recolha dos dados, elaboração do trabalho...) vale 20%. O texto sobre a história de cada média é cotado em 30%

Regime de assiduidade

Avaliação contínua exigindo a presença em sessões Zoom. A visita de estudo é obrigatória assim como a realização do trabalho de investigação da história de um média.

Observações

Para cada trabalho em grupo são dadas referências (disponíveis na Plataforma Moodle).
Além da bibliografia mencionada anteriormente, é disponibilizada a seguinte:
FÉRIN, I. (2002) – Comunicação e culturas do quotidiano. Lisboa: Quimera.
FONSECA, I.A. (2019). A Imprensa e o império na África Portuguesa: 1842-1974. Lisboa: Edições 70.
KAPUSCINSKI, R. (2008) – Os Cínicos não servem para este ofício: conversas sobre o bom jornalismo. Lisboa:Relógio d’Água.
LEMOS, M.M. (2006) Jornais Diários Portugueses do Século XX: Um Dicionário" Coimbra: CEIS XX e AriadneEditora.
MARTINS, L.O. Mercados televisivos europeus: causa e efeitos das novas formas de organização
SANTOS, Rogério (2005) – As vozes da Rádio: 19241939. Lisboa: Caminho.
SILVA, E. C. Os Donos da notícia: concentração da propriedade dos Media em Portugal.
Um Século de ensino do Jornalismo. Media & Jornalismo: Revista do Centro de Investigação Media e Jornalismo. N.º 13.ano 8. Outono Inverno2008.
História do jornalismo no Brasil: www.jornalismo.ufsc.br/redealcar/boletins/jornal37.htm
Museu Virtual da Imprensa: www.imultimedia.pt/museuvirtpress

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Página gerada em: 2024-04-20 às 11:46:24 Última actualização: 2010-07-19