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Biologia e Geologia
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 1S
Código: |
M12C10011 |
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Sigla: |
BG |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
M12C1 |
1 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Revela conhecimento e compreensão de saberes de Biologia e Geologia.
- Reconhece e utiliza discursos específicos da Biologia e Geologia.
- Mobiliza o conhecimento científico associado às respectivas áreas curriculares do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico.
- Aprofunda saberes recorrendo a fontes de informação diversificadas.
- Utiliza técnicas de observação, recolha e interpretação de dados empíricos diversificadas.
- Demonstra competências de investigação de carácter experimental.
- Mobiliza o conhecimento científico na discussão de temas da actualidade.
- Reconhece a complexidade técnica e a incerteza associada ao empreendimento científico.
- Demonstra capacidade de questionamento da realidade e dos saberes.
Conteúdos programáticos
Os seres vivos – variedade de organização, unidade de funcionamento
- 0 sistema célula: obtenção e armazenamento de energia; circulação da informação
- A diversidade dos seres vivos: interacção estrutura – função
- O organismo humano: equilíbrio e factores de desequilíbrio
A dinâmica da Terra
- Dinâmica interna - sismos e vulcões
- O campo magnético terrestre: origem e efeitos nos materiais terrestres
- Os processos geológicos: diversidade de rochas e minerais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos programáticos correspondem a uma visão abrangente dos conteúdos da Biologia e Geologia, tendo em consideração o currículo e os programas do 2º ciclo do ensino básico. A gestão dos conteúdos é feita privilegiando o desenvolvimento de capacidades de investigação e de aprendizagem autónoma.
Metodologias de ensino
Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem:
- Leitura e compreensão de textos e documentos diversos;
- Discussão orientada de temas;
- Participação em debates presenciais e em fóruns on-line;
- Elaboração de relatórios (comunicação de resultados);
- Realização de actividades experimentais, de pesquisa e/ou investigações;
- Realização de trabalho de campo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias de ensino centram-se na actividade do estudante, tendo em consideração o seu futuro papel enquanto professor. Privilegiam-se a realização de actividades práticas e a discussão de temas científicos e sócio científicos.
Metodologia e provas de avaliação
Os elementos de avaliação incidirão sobre as sessões de trabalho, os processos utilizados e sobre os produtos das actividades indicados a seguir:
- teste escrito individual;
- relatório em pequeno grupo sobre algumas actividades práticas;
- relatório individual sobre uma investigação de carácter experimental, tendo como ponto de partida os temas do currículo do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico.
Regime de assiduidade
Para avaliação contínua é obrigatória a frequência de 70% das aulas práticas.
Bibliografia
- Allègre, C. (1993). As fúrias da Terra. Lisboa: Gradiva.
- Azevedo. C. (1994). Biologia celular. Porto: LIDEL.
- Biology: the dynamics of life (s.d). Obtido em julho de 2016, de http://www.glencoe.com/sec/science/biology/bio2004/interactivetutor/index.php?abrev=ntl
- Bryson, B. (2004). Breve história de quase tudo. Lisboa: Quetzal Editores.
- Campbell, N. (2002). Biology. Menlo Park: Benjamin Cunmings.
- Encyclopedia of life (s.d). Obtido em julho de 2016, de http://eol.org/
- Essential of Geology: an introduction to planet Earth (s.d). Obtido em julho de 2016, de http://www.wwnorton.com/college/geo/egeo/index/animations.htm
- Geopor: Ciências da Terra na internet (s.d). Obtido em julho de 2016, de http://metododirecto.pt/geopor/
- Gribbin, J. (2003). Um guia de ciência para quase toda a gente – o universo, a vida e o resto. Lisboa: Edições
- Gross, F. (1991). Os segredos do gene. Lisboa: Publicações D. Quixote.
- Grotzinger, J. et al (2007). Understanding Earth. New York. W.H. Freeman and Company
- Pelt, J. e Cuny, J. (sd). A prodigiosa aventura das plantas. Lisboa: Gradiva.
- Planet Earth: Earth Sciences for society (s.d). Obtido em julho de 2016, de http://www.yearofplanetearth.org/
- Postgate, J. (2002). Os micróbios e o homem. Lisboa: Replicação.
- Saúde para a família (s.d). Obtido em julho de 2016, de http://www.manualmerck.net/
Século XXI.
- Starr, C. (2006). Biology: Concepts and Applications. Belmont: Thomson Brooks/ Cole.
- Storer, T et al (1991). Zoologia geral. São Paulo: Companhia Nacional.
- Understanding Earth (s.d). Obtido em julho de 2016, de http://bcs.whfreeman.com/understandingearth5e/default.asp?s=&n=&i=&v=&o=&ns=0&uid=0&rau=0
- USGS: Science for a changing world (s.d). Obtido em julho de 2016, de http://www.usgs.gov/
- Uyeda, S. (1992). Uma nova concepção da Terra. Lisboa: Gradiva.
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