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Laboratório Artístico - Residência

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2022/2023 - 1S

Código: MEPAI01    Sigla: LA-R
Áreas Científicas: Ciências da Educação(integra Educação e Pedagogia), Artes
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEPAI 21 Plano de Estudos 6,0 45 162,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Elisabete Maria Xavier Vieira GomesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Hugo Barata   3,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1 – Experienciar um conjunto abrangente de metodologias criativas contemporâneas, baseadas em diferentes áreas artísticas;
2 - Conceber, desenvolver e articular diferentes metodologias capazes de edificar um “manual de boas práticas” para uma abertura à investigação criativa e à mediação cultural e artística;
3 – Agenciar futuros desenhos pedagógicos a partir destas trocas; sedimentar uma abertura do “Eu criador” e do “Eu investigador”;
4 – Criar um espaço de pensamento, prática e aprendizagem tendo em vista uma transversalidade das áreas da Educação, Arte e Inclusão, fomentando o desenvolvimento próprio de estratégias para uma ativa produção de material, de construção de pontes teóricas e práticas como agentes de transformação na busca de atingir o desenvolvimento social destas áreas, assim como desenvolver o pensamento crítico, induzindo a dúvida e a pesquisa pela práxis.

Conteúdos programáticos

1 – Produção de um espaço para desafiar e redefinir fronteiras e compartimentações, focando a resiliência profissional e apontando ao futuro a partir de inputs de pesquisa e partilha.
2 – Micro-metodologias: construir know-how, implementar uma rotina de self-awareness potenciando uma reflexão acerca de ferramentas metodológicas, compreender o cruzamento de disciplinas artísticas e o seu impacto na exploração dessas metodologias, assim como abraçar ideologias e constelações de vontades;
3 – Experimentação e aproximação sistemática à produção criativa de conteúdos e à colaboração, de forma a disseminar estratégias e conhecimentos;
4 – Laboratório de Método: a energia do laboratório em Residência Artística deriva do seu processo de reflexão através da prática enquanto estúdio artístico. Um espaço interactivo, “corporizado”, no qual a urgência de métodos e materiais orienta o pensamento interdisciplinar.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se expor os estudantes a diferentes metodologias criativas de trabalho e de pesquisa, numa perspectiva essencialmente prática e experimental. Diferentes competências são analisadas e experimentadas em grupos de reflexão, em sistema oficinal/laboratorial, nos quais se pretende promover diversas estratégias de mediação a partir de múltiplas linguagens artísticas (desenho, fotografia, escrita criativa, corpo/expressão corporal, performance, etc.). Estas estratégias ambicionam conjugar forças e sinergias na criação de materiais para o futuro trabalho na mediação cultural, nos cruzamentos das práticas artísticas com a educação formal, não-formal e informal. Estabelece-se um framework de conceitos e experiências aplicáveis à mediação, numa base empírica e investigativa, de processos que se focam na pessoa completa do estudante, perspetivando um profissional com visão transdisciplinar e inclusiva nas estratégias a colocar no terreno.

Metodologias de ensino

A metodologia é de carácter eminentemente teórico-prático e laboratorial, com base na realização de um estúdio de práticas criativas, aglutinando uma série de experimentações transdisciplinares. Abrangerão contacto directo com conceitos, processos e ferramentas de distintas áreas de criação, focadas nas necessidades prementes da mediação cultural e a sua objectividade para com o trabalho no terreno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As atividades a realizar visam construir um território prático, juntando e fortalecendo uma rede de práticas criativas que promovam o desenvolvimento da criatividade de cada um na sua abordagem pessoal e diária ao trabalho com a educação e/ou mediação. A construção de um sistema integrado de ferramentas práticas que ajudam no desenvolvimento do trabalho pessoal de cada aluno, edifica um conjunto de ofertas diferentes que podem ser trabalhadas com públicos específicos. Surge, assim, uma didáctica autónoma da exploração de conteúdos e práticas criativas baseadas nos processos artísticos, que visam o enriquecimento do Kit Mediador de cada estudante (a sua “bagagem pessoal”, a sua toolbox). Pretende-se que o estudante adquira a possibilidade de perspectivar a criação para diferentes públicos e espaços (escolas, museus, outros equipamentos culturais, adultos, grupos com necessidades específicas, etc.).

Metodologia e provas de avaliação

. A avaliação será contínua (com regulação retroativa) através da participação nas actividades e na realização de trabalhos (individuais e de grupo) que incluem a investigação, a redação de relatório e desempenho específico no âmbito da Residência Artística.
A avaliação inclui os seguintes componentes: participação nas aulas (30%); reflexão individual escrita sobre o processo experimental desenvolvido na Residência, que crie as bases para o desenvolvimento de uma proposta futura em educação e mediação cultural (70%).


Bibliografia

Altheide, D. L., & Johnson, J. M. (2011) Reflections on interpretive adequacy in qualitative research. N. K. Denzin, & Y. S. Lincoln (Eds.), The SAGE handbook of qualitative research (ss. 581-594). Thousand Oaks, CA: SAGE.
Barone, T. (2008) How arts-based research can change minds. M. Cahnmann-Taylor & R. Siegesmund (Eds.), Arts-based research in education: Foundations for practice, (ss. 28-49). New York: Routledge.
Barone, T., & Eisner, E. W. (2012) Arts based research. Thousand Oaks, CA: Sage.
Cahnmann-Taylor, M., & Siegesmund, R. (Eds.) (2008). Arts-based research in education: Foundations for practice. New York, NY: Routledge.
Denzin N.K. & Lincoln, Y. S.(2005). The Sage handbook of qualitative research. Thousand Oaks, CA: Sage Publications. Vancouver, BC: Pacific Educational Press.

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Página gerada em: 2024-04-27 às 05:12:31 Última actualização: 2010-07-19