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Educação, Sociedade e Desenvolvimento

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2022/2023 - 1S

Código: MEPAI02    Sigla: ESD
Áreas Científicas: Ciências da Educação(integra Educação e Pedagogia), Ciências Sociais
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEPAI 20 Plano de Estudos 6,0 45 162,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Elisabete Maria Xavier Vieira GomesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Ana Luísa Oliveira Pires   1,83
Elisabete Gomes   1,16

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender a relações de interdependência entre educação, sociedade e desenvolvimento;
- Identificar as principais mudanças educativas da sociedade contemporânea, numa perspectiva sócio-histórica;
- Compreender os desafios da Educação ao Longo da Vida e as mudanças educativas em curso;
- Compreender os níveis de decisão política em educação (supra-nacional, nacional, institucional/organizacional, local/territorial) e as suas formas e modalidades de operacionalização;
- Debater questões de interesse para o campo da Educação, fundamentando opiniões e posicionamentos de forma sustentada;
- Conhecer quadros teóricos e linhas de investigação/intervenção relevantes para a análise crítica e complexa dos temas e questões de educação, sociedade e desenvolvimento.

Conteúdos programáticos

1. Educação e desenvolvimento
.Interdependências e articulações entre Educação e Desenvolvimento
.Conceitos e finalidades do desenvolvimento (social, económico, humano,..)
.O papel das organizações internacionais — UNESCO, UE, OCDE, etc.
.Contributo dos movimentos sociais e organizações não governamentais

2. A Educação e as transformações da sociedade contemporânea
. Dinâmicas de globalização e mudanças económicas, científicas, tecnológicas e culturais
. Perspectivas socio-históricas: da forma escolar de educação à educação ao longo da vida
.Debates emergentes: pos-colonialismo e abordagem decolonial, feminismos, antirracismo, activismo jovem.
3. Mudança educativa na Sociedade Contemporânea: questões actuais e cenários futuros
. Processos e metodologias de integração e desenvolvimento curricular
. Programas e instrumentos políticos internacionais, nacionais e municipais — Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, Plano Nacional das Artes, Perfil do Aluno, Objectivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, etc.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos da UC encontram-se intrinsecamente articulados com os objetivos de aprendizagem. A compreensão da educação e da formação como eixos fundamentais para o desenvolvimento de pessoas, comunidades, regiões e países, num mundo marcado por uma grande instabilidade, imprevisibilidade e rápidas mudanças a diversos níveis é uma das principais finalidades da UC. Debater o conceito de desenvolvimento à luz das questões da contemporaneidade e promover a compreensão dos desafios que se colocam à educação e à formação no quadro da sociedade contemporânea, particularmente relacionados com o desenvolvimento pessoal, social, económico, político, cultural e comunitário, constituem objetivos centrais deste programa.
Compreender os níveis de decisão da educação e a sua relação com as esferas económica e política é também um dos objetivos da UC, que analisa criticamente conceitos e abordagens teóricas e/ou pragmáticas que sustentam as práticas educativas, dentro e fora da escola.

Metodologias de ensino

As estratégias pedagógicas desenvolvem-se com base na articulação de actividades de natureza teórica, teórico-prática e seminários. O processo compreende pesquisa de informação, análise de textos, debate, trabalhos de grupo, discussão e apresentações orais em aula, assim como a pesquisa, partilha e análise de projetos e/ou programas que concretizem/exemplifiquem as temáticas abordadas. Realizar-se-ão tutorias de acompanhamento individualizado do trabalho dos estudantes.
O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua. Pretende-se ainda que os estudantes realizem um trabalho individual final, de natureza reflexiva e integrativa, sobre um dos temas do programa e mobilizando bibliografia relevante, traduzindo as aprendizagens realizadas no âmbito da unidade curricular.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As estratégias de ensino são equacionadas de forma a promover a compreensão das temáticas enunciadas e a aquisição dos objectivos propostos, através da análise de publicações de referência, da participação, da discussão e do debate informado. Ao se pretender analisar e debater questões educativas actuais à luz de princípios como a democracia, participação em comunidade/sociedade, sustentabilidade, interculturalidade, inovação e criatividade — dimensões que se encontram hoje no centro dos principais debates educativos, tanto dentro como fora da escola —, as metodologias de ensino-aprendizagem terão obrigatoriamente que integrar os princípios defendidos. Por essa razão, as sessões a desenvolver basear-se-ão principalmente na participação dos estudantes, e articularão atividades de natureza teórico e teórico-prática, a realização de seminários e de outras atividades que promovam a reflexão crítica e a emancipação.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua. Pretende-se ainda que os estudantes realizem um trabalho individual final, de natureza reflexiva e integrativa, sobre um dos temas do programa e mobilizando bibliografia relevante, traduzindo as aprendizagens realizadas no âmbito da unidade curricular.
Produtos e pesos:
1) Elaboração de um trabalho individual sobre um dos temas do programa (70%).
2) Qualidade e pertinência da participação nas sessões (30%).

Bibliografia

Alves, M., Gomes, E., Domingos; A. e Matos, José (orgs) (2018) Investigação, Educação e Desenvolvimento: revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio. Lisboa, Ed. Colibri.
Biesta, G.e Safström, C. A. (2011). A manifesto for education. Policy Futures in Education, 9(5), 540-547.
Canário, R. (2006) O que é a Escola? Um olhar sociológico, Porto, Porto editora.
Canário, R. (2000) A aprendizagem ao longo da vida, análise crítica de um conceito e de uma política”. In Psicologia da Educação, S. Paulo, Brasil
Lima, L. (2007). Educação ao Longo da Vida: entre a mão direita e a mão esquerda de Miró. São Paulo: edições Cortez.
Morin, E. (2000) Os sete saberes para a Educação do Futuro. São Paulo: Cortês
ONU (2016) Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.
Tikly, L., Batra, P., Duporge, V., Facer, K., Herring, E., Lotz-Sisitka, H., McGrath, S., Mitchell, R., Sprague, T., Wals, A. 2020. Transforming Education for Sustainable Futures Foundations Paper. Bristol: TESF

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Página gerada em: 2024-03-28 às 18:24:34 Última actualização: 2010-07-19